5 razões para utilizar Mobile Learning no processo de aprendizagem
O processo de aprendizagem ao longo dos anos tem se tornado cada vez mais importante na vida do ser humano, tendo em vista que atualmente vivemos em um mundo globalizado e consequente conectado, dessa maneira acelerando e aumentando consideravelmente o número de informações, descobertas e novos conhecimentos, com isso alguns pesquisadores denominam o momento que estamos vivendo como a “Era da Informação”.
A busca pelo conhecimento, seja para fins comerciais, profissionais, sociais, econômicos e outros, faz parte do cotidiano do ser humano, e o auxilia para que possa atingir os seus objetivos, como por exemplo “conquistar a tão almejada vaga dos sonhos”. Entretanto, cada aprendiz, tem à sua maneira de aprender, e escolhe (quando possível) a metodologia que o permite a alcançar a maior curva de aprendizagem.
A quem prefira a metodologia tradicional de ensino, em que se baseia nas experiências e relação entre alunos e professores na sala de aula (ou até mesmo online), outros a metodologia de ensino construtivista no qual o professor não é a referência, e o aluno exerce o papel de agente principal do seu processo de aprendizagem, há diversas metodologias de ensino, e que permitem o aprendiz desenvolver-se por meio de diferentes formas, técnicas e experiências.
Em um mundo progressivamente mais tecnológico, conectado e que passa por constantes transformações, é possível notar cada vez mais a presença de dispositivos móveis no dia a dia da humanidade, são dispositivos portáteis, pequenos, leves, e que tem acesso à internet, permitindo a mobilidade e conectividade, a qualquer hora e em qualquer lugar. Há diversos tipos de dispositivos móveis, como por exemplo smartphone, smartwatch, tablets e outros. Estes dispositivos contêm sistemas operacionais, que permitem igualmente o comportamento de gerenciadores de tarefas, jogos, reprodutores de mídia, navegadores e outros recursos.
Estes dispositivos exercessem um papel fundamental na rotina de adultos e crianças, facilitando e apoiando no desenvolvimento de diversas tarefas rotineiras. Atualmente é difícil se imaginar sem a utilização desses dispositivos, principalmente smartphones, há quem diga que eles já fazem parte do corpo humano, não é mesmo? 😅 Já parou para imaginar um mundo sem estes dispositivos? 😮
Dado este contexto de constantes evoluções, há alguns anos, existem iniciativas para explorar o que estes dispositivos podem exercer e contribuir no processo de aprendizagem. Assim surgiu o Mobile Learning (ou também conhecido como m-learning), uma metodologia de ensino, que utiliza dispositivos móveis para criar ambientes de aprendizagem a distância, apoiar interações, treinamentos e capacitações entre alunos e professores. Isto é, ao aprender um novo idioma por meio de um aplicativo, realizar um envio de uma atividade por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), interagir com o professor por meio de um fórum sobre determinada matéria, ou assistir uma videoaula por um smartphone, você está utilizando o mobile learning.
Está metodologia pode te ajudar e facilitar o seu processo aprendizagem independente da área de conhecimento; o objetivo deste artigo não é apresentar o m-learning e anular as outras metodologias de ensino, pois não há “bala de prata” para ter êxito no processo de aprendizagem (ainda que haja princípios que possam nos ajudar, mas isso é um assunto para um próximo artigo, tudo bem? 😀), o objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia que tem ganhado cada vez mais força e adoção, principalmente devido ao período de pandemia que o mundo passou e o pós-pandemia.
Há diversas razões e fatores que tornam o m-learning uma metodologia de ensino para se adotar, principalmente por sua definição e características como as mencionadas acima, entretanto há outras razões a se destacar, como:
Otimização de tempo e mais flexibilidade
A metodologia m-learning permite quebrar as barreiras de espaço e tempo, estamos presenciando um momento da humanidade que cada segundo é precioso, e em alguns momentos parece que as 24 horas presentes no dia não são suficientes, devido a tantas tarefas que precisamos executar, quem nunca quis adicionar mais uma hora ao seu dia? 😋
O m-learning nos permite otimizar o tempo, é possível aprender sem a necessidade de estar presente em um espaço físico ou até mesmo limitado a horários. Dessa forma permitindo uma maior flexibilidade, os conteúdos podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar, sendo apenas necessário ter um dispositivo conectado à internet e com acesso as plataformas e aplicativos de ensino. Além disso, caso o aprendiz tenha algum tipo de imprevisto em sua rotina ou algum tipo de indisposição, ele tem a possibilidade de escolher o melhor lugar e momento para que ele possa estudar.
Maior autonomia (torne-se protagonista)
Nas metodologias tradicionais, o aprendizado é focado no educador, que exerce a função de transmitir conhecimento. Entretanto, isso tem como consequência uma inflexibilidade de escolhas com relação ao aluno e o processo de aprendizagem.
Com o m-learning o educador deixa de ser o foco do processo de aprendizagem, e o aprendiz torna-se protagonista no processo em adquirir conhecimento, embora o educador seja fundamental; é importante (e estimula) uma motivação maior do aprendiz, quando ele tem autonomia no processo de aprendizagem, assim o aprendiz tem flexibilidade em suas escolhas, como por exemplo definir o tema que ele gostaria de estudar naquele momento ou o que ele julga como o mais necessário para aquele período.
Ademais, a interdependência entre educador e aprendiz diminui, pois não é necessário o aprendiz estar junto ao educador para realizar as atividades propostas ou tirar dúvidas. Entretanto isso não isenta o acompanhamento, os educadores seguirão monitorando a evolução do aprendiz no processo de aprendizagem. 😉
Aprendizagem personalizada
Um dos grandes desafios na área da educação, independente do domínio, é especificar o ensino de acordo com o aprendiz. Com a metodologia m-learning o aprendiz interage com os dispositivos moveis de forma individual, permitindo assim, que ele possa personalizar o seu processo de aprendizagem. Essa interação individualizada permite que o aprendiz realize as suas tarefas de acordo com o seu ritmo, tenha suporte e obtenha ajuda de forma especializada, ou seja, de acordo com as dificuldades enfrentadas.
O M-learning em conjunto com os aplicativos e plataformas (utilizados pelos educadores), possibilita aos educadores e aprendizes, uma visão em que nos modelos tradicionais de aprendizado nem sempre é possível enxergar de forma clara; uma visão específica do desempenho do aprendiz, dessa forma é possível criar um diagnostico referente ao desempenho do aprendiz, mapear habilidades e melhorias a serem trabalhadas.
Feedback rápido
No processo de adquirir conhecimento, é natural que surjam algumas dúvidas, observando os modelos tradicionais, essas dúvidas podem acontecer tanto no momento em que a aula está sendo ministrada quanto após a aula, se as dúvidas surgem após a aula, nos modelos tradicionais, é necessário que o aprendiz aguarde até a próxima aula para apresentar as suas dúvidas ao educador, entretanto com o m-learning, o aprendiz pode sanar as suas dúvidas imediatamente, de acordo com a disponibilidade do educador.
Dessa forma, o aprendiz não precisa aguardar a resposta por muitos dias, a dúvida pode ser sanada instantaneamente, este é um fator que otimiza consideravelmente o processo de aprendizado.
Diversidade de apresentação
Existem diversos tipos de dispositivos móveis, variando assim os formatos, tamanhos, entre outras características. A utilização de dispositivos moveis em conjunto com as plataformas e aplicações possibilita que o conteúdo seja apresentado de diversas maneiras, diferente dos modelos tradicionais que apresentam os conteúdos majoritariamente com o formato de texto, porém com o m-learning os conteúdos podem ser apresentados com os seguintes formatos: textos, fotos, vídeos, jogos (gamificação), sonorização, entre outras.
Deste modo, o m-learning permite expor o conteúdo educativo de inúmeras e interativas formas, criando assim uma diversidade e viabilizando alcançar diferentes públicos e preferências.
Conclusão
O Mobile Learning, portanto, é uma metodologia que pode te ajudar e facilitar o seu processo aprendizagem, diferente das metodologias tradicionais e com características que a tornam única, essa metodologia pode ser uma grande aliada no processo de aprendizagem, independente da área de conhecimento; educadores e aprendizes podem usufruir de diversos benefícios e compartilhar gradativamente mais conhecimento. Que tal começar a utilizar o m-learning? 🤓
Referências
https://fia.com.br/blog/novas-metodologias-de-ensino/
http://www.nuted.ufrgs.br/oa/edumobile/m1_dm.html
https://fia.com.br/blog/mobile-learning-conceito-tendencia-como-funciona-e-vantagens/
https://www.plantareducacao.com.br/mobile-learning/
https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/o-que-e-mobile-learning/
https://cseabra.wordpress.com/1994/05/01/uma-nova-educacao-para-uma-nova-era/
https://www.gupy.io/blog/mobile-learning
https://www.uniacademia.edu.br/blog/mobile-learning
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