5 razões para você testar o Flutter no seu próximo projeto

5 razões para você testar o Flutter no seu próximo projeto

Você está pensando sobre qual framework deveria usar na sua próxima aplicação mobile? Há várias alternativas a serem consideradas quando quiser a tecnologia com a qual a sua aplicação será desenvolvida, mas há dois pontos principais que devemos prestar atenção: tempo e custo de desenvolvimento da aplicação mobile.

Atualmente, muitos frameworks reduzem tanto o tempo quando o custo de desenvolvimento e uma das principais soluções para as duas coisas tem sido o framework Flutter.

Neste artigo, vamos nos aprofundar um pouco mais no framework e te mostrar várias razões para dar uma chance ao Flutter na sua próxima aplicação mobile.

O que é o Flutter?

O Flutter é uma tecnologia multi-plataforma criada e suportada pelo Google, lançada em 2017 e que vem evoluindo desde então, já estando na versão 3.3.4 na data da publicação. Ele se baseia em uma linguagem de programação chamada Dart, que tem uma estrutura bem parecida a várias linguagens de programação orientadas a objetos como o C# e o Java e também é null-safe.

O Flutter é open source (mais sobre isso mais tarde) e possibilita a criação de aplicações mobile multi-plataforma, ou seja, com ele você consegue desenvolver aplicativos para Android e também para iOS utilizando o mesmo código. Você consegue construir aplicações compiladas nativamente (Android/iOS) a partir do Flutter, ganhando performance por poder fazer isso.

O framework do Flutter foi desenhado de uma maneira que você consegue estender seus componentes de UI com novos elementos visuais sem ter que começar do zero. Eu já mencionei, também, o mesmo código pode ser usado em múltiplas plataformas? Sim, o mesmo código, não implementações diferentes para cada plataforma dentro do mesmo projeto.

Se você quiser que a sua aplicação tenha uma “carinha de Material Design” no Android e uma “carinha de aplicativo iOS” no iOS, sem problemas! Os Widgets Cupertino ajudam bastante com isso!

Vantagens do Flutter

Uma das maiores vantagens do Flutter é o desenvolvimento multi-plataforma. Com ele conseguimos desenvolver, na mesma base de código, aplicações iOS, Android, Web, Mac e Windows. Mas vamos focar na parte mobile né?

O Flutter acaba economizando tempo e dinheiro em comparação ao desenvolvimento de aplicações nativas para Android ou iOS. Por quê? Você precisa de somente um time de desenvolvedores para desenvolver uma aplicação que roda tanto em sistemas operacionais iOS quanto Android. Imagine agora como seria o custo de dois times trabalhando para desenvolver a mesma aplicação, cada uma nativa de um sistema operacional? Ou então, imagine o tempo que você gastaria para fazer a sua própria aplicação, tendo que aprender e desenvolver para duas plataformas diferentes?

Vamos nessa então? Vem comigo que eu te conto mais!

1. Adoção de empresas e da comunidade

Ok, agora já sabemos o que é o Flutter. Mas como tem sido a sua adoção no tempo? Conseguimos afirmar que a adoção do Flutter não mostra sinais de enfraquecimento, sendo que em 2021 ele já passou o React Native em relação a popularidade para desenvolvimento de aplicações multi-plataforma.

De acordo com a Statista, o Flutter já é o framework multi-plataformas mais popular utilizado por desenvolvedores no mundo, com base em uma pesquisa de devs feita em 2021.

Com a adoção crescendo cada vez mais, acredito que seja muito provável que o Flutter se estabeleça como a principal solução multi-plataformas pelos próximos anos.

2. A comunidade

O benefício mais interessante do Flutter é que ele tem uma comunidade imensa que luta para ser muito inclusiva. Essa comunidade gigante inclui devs que são apaixonados por desenvolver aplicações com Flutter e também estão dispostos a sair da sua zona de conforto para ajudar os outros a terem sucesso nos seus próprios projetos.

A comunidade é focada no reconhecimento dos problemas enfrentados pelos devs durante o processo de desenvolvimento de aplicações mobile e ajudá-los a resolverem estes problemas.

Além disso, há eventos e fóruns que incluem uma representatividade considerável de audiências do mundo inteiro.

Enfim, a comunidade do Flutter é fora de série. Todos sempre focados em ajudar e fazer o framework ser o melhor framework multi-plataforma que existe. É claro que, com isso, o fato do framework ser open source é turbinado ainda mais, com cada release do Flutter tendo mais e mais contribuições da comunidade nas suas novas funcionalidades e solução de problemas.

3. Muitas bibliotecas open source

Seguindo a filosofia do framework, há muitas bibliotecas open source disponíveis para o Flutter. Em suma, se você precisa de uma funcionalidade mais avançada na sua aplicação, é muito provável que você consiga encontrar uma implementação já pronta para usar em uma biblioteca e, melhor ainda, todo mundo que quiser pode ajudar na manutenção dela e também propor melhorias.

No pub.dev você consegue encontrar desde bibliotecas mais simples como botões e indicadores de página até as mais complexas como mapas e reprodutores de video ou editores de imagem.

Lembra que eu mencionei a comunidade? Pois é, quando falamos de bibliotecas, a comunidade mostra toda a sua força!

4. Escrever código mais rápido

Hot Reload

O Flutter tem uma feature única que deixa o seu desenvolvimento divertido e bem mais rápido. Com o Flutter, não é preciso reconstruir (”buildar”) a aplicação cada vez que você alterar algo no código. Principalmente para ajustes de UI, isso é maravilhoso!

Resumindo, você consegue ver as mudanças de design praticamente em tempo real, o que te dá mais flexibilidade e mais oportunidades de experimentar com o código. Ah, claro: resolver bugs fica bem mais fácil também!

Widgets prontos para uso

O Flutter tem muitos widgets que ajudam com a implementação da UI. Na verdade, são mais de 1.000 (sim, mil!) widgets já implementados no framework.

Isso facilita muito o design de UIs mais complexas, deixando essa etapa mais fácil e rápida. Em relação a design, pode ficar tranquilo também: o Flutter tem dois conjuntos de design, o Material (Android) e o Cupertino (iOS) já dentro do pacote!

5. Fácil de começar

A documentação do Flutter é bastante completa, além de possuir vários “Cookbooks” e “Laboratórios”. Recomendo seguir o fluxo indicado na documentação e você vai fazer sua primeira aplicação em um piscar de olhos!

Caso queira ver uma demonstração do Flutter no seu potencial de animações, design e fluxos, recomendo o aplicativo Wonderous - link da PlayStore(Android) e da AppStore (iOS).

E, de novo lembrando da comunidade, este app é open source para você poder ver como tudo funciona também. O link do repositório está aqui: Wonderous App.

Então, por que dar uma chance para o Flutter?

Pensando em negócios, se você ainda não tem certeza sobre o Flutter, vamos fazer um resumo aqui das principais vantagens:

  • Performance nativa
  • Bem adotado pela comunidade e empresas
  • Open source + comunidade super ativa e com foco em ajudar
  • UI altamente personalizável
  • Um código para iOS e Android
  • Perfeito para um MVP (Minimum Viable Product)
  • Desenvolvimento muito rápido
  • Reduz time-to-market (tempo de entrega do MVP)
  • Pode ser utilizado para aplicações mobile e web
  • É fácil de aprender e começar a desenvolver

Observando as maiores empresas, elas geralmente começam fazendo uma pequena parte de uma aplicação com o Flutter. Depois de ver os benefícios, acaba começando o processo de migração de tudo.

E aí, vai ficar fora dessa? Vem pro Flutter!

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.