5 sites gratuitos para treinar programação

5 sites gratuitos para treinar programação

Uma forma de praticar para entrevistas técnicas, aprender sintaxe de uma linguagem que está estudando ou superar desafios práticos de programação, é resolvendo exercícios.

Mas porque resolver exercícios? Além de aumentar a sua compreensão dos conceitos estudados, você está treinando a sua lógica. Ademais, muitos desses sites possuem um sistema de feedback, seja automatizado ou por pessoas reais, onde você consegue ter uma visão sobre quais pontos poderiam melhorar na sua resolução.

Por isso, listo abaixo 5 sites gratuitos para você treinar programação!

1- Beecrowd

A Beecrowd é uma plataforma de programação competitiva com uma comunidade global de pessoas desenvolvedoras. Dentro da plataforma você encontra um repositório de problemas analíticos e de programação onde você pode resolvê-los em mais de 20 linguagens diferentes.

Com um extra: se você gosta de programação competitiva, a plataforma possui competições, concursos e torneios.

2- Exercism

O Exercism é uma organização independente, sem fins lucrativos, financiada pela comunidade. Nesse site você encontra diversos exercícios de programação para ajudar a aumentar a sua compreensão de conceitos estudados, ou seja, você vai aprender fazendo na prática.

Você consegue programar e enviar suas soluções localmente com uma ferramenta CLI-first que o Exercism oferece e ainda escolher entre as 70 linguagens de programação no editor do Exercism no navegador.

Para te ajudar, o site executa uma análise automatizada em suas soluções te fornecendo um feedback rápido e pontos de melhoria. Além disso, o site também possui uma mentoria “humana” de forma gratuita onde você pode obter feedback de pessoas reais.

3- Codewars

O Codewars oferece desafios de programação que vão ajudar a melhorar suas habilidades de desenvolvimento. O site possui pequenos exercícios de programação chamados “kata”, criados pela comunidade. Você também pode escolher uma entre várias linguagens de programação suportadas pelo site.

O site também fornece feedback instantâneo, e à medida que você vai resolvendo os desafios e melhorando, sua classificação de perfil no site fica mais alta.  Além disso, você consegue ver como outras pessoas resolveram problemas de programação de forma diferente de você.

4- HackerRank

Esse site é um pouco diferente. O HackerRank conecta pessoas desenvolvedoras com empresas, então através dele você pode praticar suas habilidades de programação, se preparar para entrevistas e ser contratado.

Ou seja, você pode resolver os desafios por diversão, para treinar para entrevistas técnicas, conseguir um emprego ou até mesmo competir em hackathons.

5- LeetCode

A plataforma LeetCode se assemelha muito ao HackerRank, onde você consegue se preparar para entrevistas técnicas e tem essa conexão entre as empresas e as pessoas desenvolvedoras. Além disso, a plataforma conta com mais de 2.300 exercícios para você praticar em 14 linguagens de programação diferentes, e com  suporte.

Apesar de muitos recursos dentro do “premium”, vale muito a pena olhar as lista de exercícios gratuitas dentro do site.

Gostou da lista?

Busque explorar os sites mencionados e entender qual deles faz mais sentido com os seus objetivos. Existem diversas formas de agregar esses exercícios em sua rotina de estudos, você pode procurar por assuntos específicos que está estudando no momento e resolver exercícios voltados para ele ou optar por um site que te permite ver a solução de outras pessoas para entender como poderia ter feito uma resolução diferente.

Independente da forma que você optar, colocar em prática seus conhecimentos em programação através de exercícios pode ser uma ótima maneira de consolidar seus estudos de uma forma divertida. Além disso, também pode contribuir com a sua busca por um novo emprego, caso seja esse o seu objetivo.

🛑
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo. A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.