7 dicas para se conseguir um cargo de liderança (mesmo com pouco tempo de experiência)
Creio que preciso começar essa história com um pouco de contexto para tornar as dicas aqui mais críveis. Eu comecei a trabalhar com desenvolvimento WEB no início de 2020 e, em maio de 2021, 1 ano e meio depois, alcancei o posto de líder técnico na empresa que eu estava trabalhando há apenas 5 meses. Desde então, já atuei em cargos de liderança 2 vezes, totalizando um período de pouco mais de 1 ano.
Pode parecer inacreditável para muitos, ainda é um pouco para mim mesma, mas esse relato é verdadeiro e nesse texto eu vou compartilhar dicas e conhecimentos que me fizeram dar esse salto de carreira em tão pouco tempo e te ajudar a chegar lá, caso seja esse o seu sonho.
Já adianto que em muitos casos um cargo de liderança tem mais a ver com softskills, as capacidades e qualidades comportamentais, do que as hardskills, as técnicas. Também adianto que antes de ser líder, você tem de ser liderado. Então, primeiro de tudo, exerça sua função atual da melhor maneira que você conseguir, já pensando no próximo passo.
E, para isso, aqui estão algumas dicas:
- Antes de mais nada, você trabalha para você mesmo
O que eu quero dizer com isso: Faça o seu trabalho pensando que você é seu próprio chefe, que é a sua reputação e da sua empresa que está em jogo.
Para mim, uma das maiores viradas de chave que tive depois que comecei a trabalhar foi a de que eu não estava trabalhando para a empresa que tinha me contratado, e sim para a minha própria empresa, prestando serviço para quem tinha me contratado.
Pensar assim fez com que eu passasse de uma mentalidade que pensava “como eu posso resolver esse problema?” para outra que pensava “qual a melhor forma de resolver esse problema?”. Pode não parecer uma mudança muito grande, e de fato, não é, é sutil, mas faz muita diferença na entrega e na qualidade do trabalho que você desenvolve.
2. Se orgulhe do seu trabalho
Imagine que você vai apresentar algo que você desenvolveu para alguém, você sentiria orgulho?
Nós, como desenvolvedores, somos os responsáveis por dar vida aos produtos que os outros idealizam. Além disso, nós também somos consumidores. O convite dessa dica é ter um olhar além de desenvolvimento, de consumidor, para o produto que você está desenvolvendo. Não tenha medo de expor suas opiniões técnicas e não técnicas.
Muitas vezes essas opiniões não são solicitadas, mas expor um lado que se importa com o produto e com o impacto que esse produto vai ter no mercado é, sem dúvida, uma das características que me levaram a um posto de liderança. Eu sempre me pergunto se eu me sentiria orgulhosa com o que estou desenvolvendo, tanto no âmbito técnico, quanto no de produto.
3. Saiba se comunicar
O que me leva ao meu terceiro ponto importante, saber se comunicar de maneira clara, coesa, objetiva e respeitosa, sem perder a humanidade ou a sensibilidade. Aqui vale muito imaginar o contrário, se fosse alguém comentando sobre o seu trabalho, como você gostaria de ser abordado?
Quando vamos expor nossas opiniões, frequentemente acabamos tratando sobre o trabalho de outra pessoa, então, ter consciência disso, é o primeiro passo para uma abordagem mais humana e gentil, sem deixar de ser enfática e coerente.
4. Seja proativo
Esse conselho conversa muito com os outros dois, tenha ações que vão além das suas responsabilidades. Muitas vezes nós, como desenvolvedores, nos contentamos em fazer somente o que é esperado de nós, codar e resolver bugs.
Porém, como você provavelmente já ouviu por aí, para chegar onde ninguém chegou, você tem de fazer o que ninguém fez. Nesse caso, outras pessoas já chegaram onde você quer chegar, então observe e entenda quais atitudes você pode tomar que vão ajudar seu time a evoluir, esse é o trabalho de um bom líder.
5. Tenha sede de conhecimento
Como você provavelmente já ouviu, “conhecimento nunca é demais”. Não se trata só de angariar conhecimento técnico, mas também conhecimento de áreas relacionadas, como produto, design, marketing, vendas etc.
Quanto mais você sobe na escada corporativa, mais você terá de lidar com pessoas que não tem uma base técnica, portanto, saber traduzir seus conhecimentos técnicos e fazer a ponte deles com o mundo não técnico, será uma skill necessária ao longo dos anos.
Isso implica em estudar outras áreas que se comunicam com a sua área principal e entender os pontos básicos de intersecção entre elas. Como uma afeta outra. Além de, claro, não deixar o conhecimento técnico ficar obsoleto (o que hoje em dia é um desafio em tanto).
6. A pessoa certa no local certo
Você pode estar se esforçando e colocando em prática todas as dicas, e dia após dia, você se sente mais confiante de que seria um bom líder. Mas, você já parou para analisar se o local que você está vai te disponibilizar essa oportunidade?
Muitas vezes nós achamos que depende só de nós atingir um determinado objetivo, mas isso nem sempre é verdade. A maior parte do trabalho depende, sim, de nós, mas vivemos em comunidade e, por isso, uma parcela do resultado depende do meio no qual nos encontramos. Nem tudo é meritocracia. De que adianta ser a pessoa certa no local errado? Provavelmente você nunca vai ter sua oportunidade.
A minha primeira oportunidade como tech lead veio como uma completa surpresa para mim. Muitas pessoas disseram que foi pura sorte, mas hoje em dia eu vejo que eu era a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa. Teve um fator sorte, sim, mas se eu não tivesse o comportamento que eu descrevi nessas dicas, não iria acontecer.
7. Tenha paciência e seja constante
Como toda mudança comportamental, tempo é necessário para se colher os frutos. Constância é fundamental mas não confunda isso com ser 100% todos os dias, isso não é constância, é utopia.
Ser constante é fazer algo com constância, é não desistir, é dar 1% em um dia, 80% em outro, 10% no dia seguinte. E assim sucessivamente. E ter paciência.
Se você já está implementando algumas dessas dicas, sabe que está no ambiente certo, sua hora vai chegar. É uma questão de tempo.
8. Seja o líder que você gostaria de ter
Aqui vai uma dica bônus para você ter em mente quando chegar na posição de liderança.
Os bons líderes lideram por exemplo. Se você espera comprometimento do seu time, seja comprometido. Se você espera cordialidade, seja cordial. Se você espera respeito, respeite. Se você quer ser ouvido, ouça. Seja o exemplo do tipo de pessoa com a qual você gostaria de trabalhar.
Eu acredito muito que um time é o reflexo da sua liderança e uma das frases que eu ouvi que mais fez sentido para mim, é a do Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos: “Para ser um bom líder, você não precisa saber todas as respostas. Basta fazer as perguntas certas, ter pessoas melhores que você no time. Servir e empoderar os outros".
Eu sempre começo meu dia me perguntando “Como eu posso ser útil para o meu time (ou meu cliente) hoje?”. Eu me faço essa pergunta muito antes de ser líder de uma equipe e, se eu pudesse resumir esse texto em um único ponto de ação, é esse. Liderar é servir, então se pergunte, como você pode ajudar seu time hoje?
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