A importância do papel da pessoa desenvolvedora frontend
A pessoa desenvolvedora que atua como frontend é responsável pela interface com que o usuário irá interagir em uma aplicação. A relevância desse papel é desenvolver códigos que proporcionam uma melhor experiência do usuário, através de interfaces que atendem as diretrizes da UI (User Interface).
O profissional que atua como desenvolvedor front-end utiliza as principais linguagens utilizadas para desenvolvimento web frontend: HTML (de marcação), CSS (de estilos) e JavaScript (de programação) e frameworks e bibliotecas front-end como Bootstrap, React, Vue e Angular para desenvolver a parte visual de um site/sistema/software. O desenvolvedor front-end domina tecnologias frontend: HTML, CSS e JavaScript, como também são necessários conhecimentos de boas práticas e lógica de programação (para validações e conteúdos dinâmicos). Desenvolvedores frontend lidam com a parte visual, gráfica que pode ser visualizada pelo usuário, como uma analogia, podemos utilizar a ponta de iceberg, que pode ser visualizada, mas não representa o todo que está submerso em um oceano. O papel do profissional frontend é desenvolver uma interface que permita que o usuário consiga realizar seus objetivos de forma intuitiva, sem precisar de suporte técnico e gravar comandos para seguir seu fluxo de navegação, ou seja, que não sejam necessário explicar como a interface deve ser utilizada, tornando a utilização de forma clara e intuitiva.
Ao desenvolver, é importante ter noções sobre linguagens server-side (que rodam no lado servidor), tais como o PHP, para integrar ao back-end de uma aplicação.
Conceitos que devem ser aplicados na programação, como usabilidade, acessibilidade (telas acessíveis como contraste, imagens com descrição e navegação pelo teclado, por exemplo), design responsivo (telas adaptáveis a diferentes dispositivos) e arquitetura da informação (preocupa-se com a estrutura e organização de um sistema/site) também devem ser considerados no desenvolvimento web front-end. A atuação em que o papel da pessoa desenvolvedora front-end se aproxima do papel de um profissional de UX designer ocorre quando um profissional front-end lida com conceitos de design (paleta de cores, tipos de fontes, diagramação de layouts), UX (User eXperience) e UI (User Interface). Uma pessoa desenvolvedora front-end com conhecimentos em UX, que aplique conceitos de design de interação, ergonomia e arquitetura da informação em seus projetos, é um diferencial.
Principais funções de desenvolvedores front-end
A pessoa desenvolvedora front-end atua em todo projeto que tenha uma interface gráfica. Desta forma, seu papel tem importância em projetos de sites, sistemas, aplicativos, e softwares utilizados por usuários em que seja necessário habilidades técnicas de um programador com foco em front-end.
Dentre as principais funções do desenvolvedor front-end, podem ser destacados:
- Desenvolver layouts de acordo com especificações definidas utilizando as linguagens: HTML, CSS e JavaScript;
- Criar interfaces utilizando recursos e ferramentas das linguagens front-end adotadas, implementando projetos de acordo com a documentação.
- Aplicar boas práticas de programação, que sigam diretrizes e heurísticas de usabilidade, acessibilidade e design responsivo;
- Proporcionar uma boa experiência do usuário, através de uma navegação intuitiva para guiar a interação através de mensagens com consistência e padronização que indiquem como evitar erros e corrigi-los, em caso de preenchimento de formulários, por exemplo.
E a cada passo que o desenvolvedor front-end avança por meio de novos conhecimentos adquiridos, melhorias no código através de refatoração são implantadas construindo novas funcionalidades com tecnologias mais atuais. O profissional front-end é versátil à medida que se adapta e se mantém atualizado em sua área.
Na programação, é necessário que o profissional front-end:
- Desenvolva utilizando tags semânticas do HTML5 (header, main, article, section, footer, por exemplo), aplicando boas práticas de programação;
- Desenvolva interfaces que atendam as diretrizes de acessibilidade e para otimização de mecanismos de buscas - SEO;
- Defina a melhor estrutura do código e propriedades dos atributos CSS para estilização de cores, fontes e layouts de páginas;
- Utilize funções do JavaScript para validação de formulários e lógicas para desenvolvimento de landing page, e em projetos dinâmicos;
- Conheça frameworks e bibliotecas front-end, sabendo quando aplicá-los,
- Utilize boas referências e leia a documentação das ferramentas utilizadas.
O profissional front-end e o mercado de trabalho
O papel de um desenvolvedor ou desenvolvedora front-end têm sua relevância comprovada em pesquisas e relatórios onde profissionais que atuam neste segmento da computação estão entre os desenvolvedores mais procurados por empresas em oportunidades na área. Na pesquisa anual do Stack Overflow: Developer Survey (a Pesquisa Anual de Desenvolvedores examina todos os aspectos da experiência do desenvolvedor, desde satisfação na carreira e busca de emprego até educação e opiniões sobre software de código aberto), em sua última edição realizada em maio de 2021, a função de desenvolvedor front-end esteve em terceiro lugar em um total de mais de 66 mil respostas. A pesquisa pode ser encontrada na íntegra em Stack Overflow Developer Survey 2021.
Nesta mesma pesquisa, pode-se perceber que as principais linguagens front-end, entre elas JavaScript e HTML/CSS, estão entre as mais citadas pelos desenvolvedores.
Aperfeiçoe suas skills
As tecnologias web voltadas para o desenvolvimento front-end estão em constante atualização e evolução, sendo importante para o desenvolvedor ou desenvolvedora front-end buscar aperfeiçoar sua habilidades técnicas, através de formações de desenvolvimento front-end, disponíveis nas plataformas: Escola de Front-end | Alura Cursos Online, Cursos Gratuitos da DIO, Rocketseat (escolhendo o curso que melhor se adequa a seu nível, do básico ao avançado, com o curso Discover), Carreira Programador Front-end | DevMedia e Livros voltados especificamente a conteúdos front-end, como: Livros de Front-end - Casa do Código e imersões como Imersão Alura e a Newsletter do CEO Cursos Online.
Vale lembrar que tão importante quanto suas hard skills, são suas soft skills: habilidades interpessoais. Saber desenvolver sua comunicação, utilizando comunidades de desenvolvedores front-end e fóruns, por exemplo, capacidade de gestão do tempo e trabalho em equipe são demandas esperadas em qualquer profissional de TI.
Compreendendo a importância de seu papel
Compreender quão importante é a atuação do profissional front-end em um projeto web é acreditar no papel fundamental que um desenvolvedor front-end exerce em uma equipe de desenvolvimento web. Atuar como front-end developer é desenvolver pensando no usuário, pensando na interface que o usuário irá interagir e utilizar como ferramenta para alcançar seu objetivo no sistema, sendo a pessoa desenvolvedora front-end responsável por realizar a ponte entre a tela gráfica e o sistema back-end. Descrevendo um roteiro do que foi abordado, podemos destacar que o papel do profissional front-end é atuar na parte visual de um projeto que será visualizado e terá interação com usuário, que envolve não somente a estética através das tecnologias-base do front-end HTML, CSS e JS, mas semântica principalmente, sendo necessário preocupar-se com usabilidade, acessibilidade e design responsivo, estando atento a novas tecnologias que podem ser implementadas aperfeiçoando a manutenção do código e buscando construir funcionalidades que proporcionem uma melhor experiência do usuário ao navegar intuitivamente em uma interface desenvolvida por uma pessoa desenvolvedora front-end que aplica boas práticas de programação.
Conclui-se que certamente o profissional front-end terá seu papel exercido quando tiver desenvolvido um projeto que permita ao usuário cumprir seu objetivo em um sistema através das ferramentas bem desenvolvidas e aplicadas por um profissional front-end.