A Pedra Filosofal do Sucesso Empresarial

A Pedra Filosofal do Sucesso Empresarial

Com uma atuação transversal que envolve vários flancos de comunicação, a área de Comunidade é o braço direito de toda a supremacia empresarial. Por quê? Fica a dica: ninguém triunfa em silêncio.

Todos nós gostamos de nos comunicar. A TODOS. Expressar-nos, deixar os outros saberem o que somos, pensamos ou fazemos. Mostramos todos os dias em nossas redes sociais, onde compartilhamos nossas conquistas, as pessoas que apreciamos, os lugares que visitamos e até o que comemos. É uma parte essencial da nossa vida.

Isso é tão importante na arena corporativa. Vamos imaginar por um momento: como seria uma empresa se não contasse a ninguém que recebeu um prêmio? Você faria bem se você não se conectar com seu público-alvo? Será que a escolheriam se ficasse em silêncio em vez de oferecer seus produtos ou serviços? Você sairia ileso se permanecesse em silêncio em uma crise? Você agiria bem se nunca visitasse outros lugares?

Certamente você respondeu que não. Esse é o primeiro passo para entender o papel da Comunidade e sua importância para uma empresa.

Agente transformador

Uma área de Comunidade utiliza estratégias de comunicação para converter a imagem da empresa em uma imagem de sucesso. Digamos que seja uma pedra filosofal do mundo corporativo (não a de Harry Potter) que transforma qualquer elemento em ouro informativo ou reputação entre usuários, clientes, fornecedores, governos e comunidades próximas.

Pode parecer pretensioso, mas a Comunidade é, em todo o caso, um espaço ao serviço dos outros. Seu trabalho diário é destacar o que fazem e garantir, externamente, o posicionamento da empresa. Do CEO à Manutenção, todos os departamentos têm histórias, conquistas e personagens que valem a pena conhecer.

Para aprofundar o que precede, a relação entre a Comunidade e outras áreas é simbiótica. Um não funciona sem o outro. A comunidade não poderia cumprir sua missão se outras áreas não existirem ou não fornecerem dados valiosos. Por outro lado, essas áreas poderiam funcionar normalmente, mas não teriam uma divulgação efetiva para seus stakeholders.

Que tarefas desempenha uma Comunidade?

Isso dependerá de cada empresa, das suas necessidades e políticas, mas em termos gerais, um espaço focado em comunidade concentra diferentes tarefas, tais como:

  • Gerar notícias/conteúdos sobre a empresa perante públicos especializados (usuários, clientes, fornecedores, governos, stakeholders, etc.).
  • Gerenciar  canais de comunicação internos e externos, onde colaboradores e terceiros saibam o que está acontecendo a todo momento.
  • Desenhar a identidade gráfica da empresa e cuide para que seja utilizada corretamente em produtos, serviços e cenários.
  • Organizar atividades que aproximem a empresa da comunidade.
  • Manter vínculos com a mídia, formadores de opinião, autoridades e instituições de ensino, entre outros.
  • Ajudar a resolver possíveis crises ou situações que afetem a reputação da empresa.
  • Promover a cultura, filosofia e valores da empresa, para reforçar o sentimento de pertença e os laços entre os colaboradores.

Rodrigo Alencar, Community Manager da Revelo, acrescentou sobre o assunto:

“Muitas empresas sabem a importância de ser orientadas a dados, mas poucas veem a importância de ser orientadas à comunidade. Empresas orientadas para a comunidade são aquelas que colocam suas comunidades como o núcleo de excelência para seus planejamentos ou estratégias. Isso porque eles recebem dados e informações de seus membros/clientes de todos os lados, alimentando assim outras áreas (Produto, Suporte, Vendas, Marketing, Customer Success, etc.), antecipando necessidades e permitindo um crescimento sólido e constante com seus clientes. lealdade, pertencimento e legitimidade”.

Pilares para a vanguarda

Como dissemos anteriormente, o trabalho da Comunidade será adaptado às necessidades da empresa e ao que seus diretores e potenciais líderes da área julgarem conveniente. Não é uma ciência exata. O que é importante para uma empresa pode ser secundário para outra e vice-versa. Além do exposto, o CEO e a Comunidade devem estar alinhados, pois qualquer diferença entre eles será imediatamente perceptível nas estratégias e mensagens que são divulgadas aos públicos-alvo (se isso também não for afetado).

Embora o trabalho da Comunidade seja feito sob medida para cada empresa, é possível especificar alguns campos básicos de atuação:

Eventos

Se uma empresa quer ser bem sucedida e reconhecida, deve sair de suas instalações ou zona de conforto. Além de reforçar o sentimento de pertencimento da equipe, os eventos são necessários para se aproximar do público-alvo. Ver uma empresa em diferentes espaços, típicos dos seus utilizadores ou clientes, é sinónimo de acompanhamento e interesse para quem a rodeia.

Marina Tampieri Seraphim Coelho, Analista de Eventos da Revelo, detalhou a importância dessas atividades para a empresa:

“Durante a pandemia, as pessoas se acostumaram com os eventos sendo online. Hoje, na Revelo voltamos ao presencial para nos reconectarmos com todos. Em um evento, é muito mais fácil conhecer pessoas diferentes com as quais você normalmente não interage, de estudantes a CTOs. Você pode tê-los todos juntos, trabalhando em um objetivo comum. Por outro lado, os eventos são ideais para o branding da empresa e se você os levar para outras cidades, eles são muito mais eficazes, ajudando o contato a se mover novamente”.

Podcasts e canais especializados

Uma empresa deve ter uma forte presença em múltiplos canais, principalmente se for dedicada à tecnologia. Hoje, os podcasts são uma grande fonte de informação e entretenimento que pode ser acessado a qualquer momento. Graças à sua aceitação social, os podcasts são ideais para abordar temas especializados com referências de interesse do público, seja por seu conhecimento ou relevância como figura pública.

Isso foi corroborado por Rodrigo Alencar:

“O conteúdo é um dos grandes pilares para atrair e reter membros de uma comunidade. O podcast torna-se uma forma muito eficaz de compartilhar informações e experiências. Ao entrevistar as pessoas, os membros podem ganhar um senso de propriedade e serem impactados pelo conteúdo. Na equipe da Comunidade Revelo, damos voz aos nossos membros em toda a América Latina, compartilhando informações sobre carreiras, liderança e tecnologia.”

Redes sociais e blogs

Se grande parte do dia a dia do planeta é compartilhada no Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn, então é obrigatório estar presente nessas redes sociais. Quando uma empresa atua nas redes sociais, ela não só vai aos locais frequentados pelo público-alvo (como é feito fisicamente com os eventos, diga-se de passagem), mas também mostra que valoriza os gostos e interesses desse público. Além disso, a correspondência entre ambas as partes nas redes sociais contribui para o contato imediato e direto entre a empresa e os usuários.

Outro elemento positivo é o blog, que disponibiliza informações especializadas que podem ser lidas em diferentes momentos. No caso da Revelo, o blog é um lugar onde os desenvolvedores de software encontram notícias, dicas e informações úteis sobre seu trabalho no Brasil, América Latina e Estados Unidos.

Marca, design e identidade audiovisual

Considerando a missão da Community como garantir da identidade corporativa de uma empresa, é fundamental contar com pessoal qualificado para concebê-la, promovê-la e protegê-la. O anterior envolve desde a criação de conceitos gráficos (logotipos, banners e afins) até vídeos ou animações que destacam o que a empresa tem feito em diferentes instâncias, como eventos, premiações, etc.

Pedro Melo, Brand Designer e Editor de Vídeo da Revelo, comenta:

“A identidade da marca é como a personalidade da empresa. Se essa identidade tiver uma base sólida, com formas diferenciadas e criativas e uma forma cativante de operar, fará com que pessoas, comunidades e outras empresas vejam a empresa com vontade de fazer parte dela, admirá-la ou consumir tudo o que ela oferece. Assim, recursos com um design gráfico forte podem suportar isso com uma família de cores consistente, aplicada em redes sociais, sites ou banners institucionais; tipografia para melhor leitura em um blog ou em cada arte feita pela empresa, projetos audiovisuais como podcasts ou materiais online/offline, etc. Todos trabalhando em sintonia com a personalidade e visão da empresa para construir credibilidade no mercado”

Pensamento estratégico

Com tantos lados atendidos e seus múltiplos benefícios, a área de Comunidade é cada vez mais requisitada nas grandes decisões das empresas, agora mais preocupadas com reações massivas, impacto midiático e diferenciação de seus produtos ou serviços.

Longe de ser uma tendência, a Comunidade veio para ficar. Isso foi considerado por Jorge Téllez, Chief Community Officer da Revelo.

“Construir uma Comunidade forte não é marketing, mas uma vantagem competitiva para qualquer empresa. Ter uma comunidade ativa e conectada permite melhorar seu produto, expandir suas iniciativas, aumentar o valor de longo prazo e reforçar sua diferenciação em relação aos seus concorrentes”, concluiu.