A retrospectiva no final do projeto (parte I)

A retrospectiva no final do projeto (parte I)

Se você chegou ao fim do seu projeto ou de uma fase, parabenizo você e sua equipe pelo esforço, dedicação e empenho. Deve ter sido um caminho longo e desafiador (como costuma ser no mundo da tecnologia), mas sem dúvida cheio de aprendizados e provas superadas. Por tudo isso, sua última retrospectiva deve ser algo especial.

Certamente haverá muitos momentos que a equipe gostaria de lembrar na retrospectiva final. Como parte disso, devem ser estabelecidos objetivos-chave que agreguem à experiência de todos os membros da equipe, as melhores práticas que tiveram durante o projeto e técnicas utilizadas para agilizar sua maneira de trabalhar, tudo com o objetivo de fazer uma inspeção não do ponto de vista de vista do último sprint, mas de todo o projeto.

Que objetivos você pode buscar na última retrospectiva?

  • Lembre-se de todos os marcos importantes.
  • Relacione conquistas e histórias de sucesso.
  • Discuta as lições aprendidas.
  • Explore o processo de trabalho que funcionou melhor para a equipe e comente as melhorias feitas ao longo do projeto.
  • Comemore e motive.
  • E última: relembre momentos engraçados que viveram no projeto.

Ideias para executar na última retrospectiva:

Prepare uma dinâmica simples

Exemplo 1: Técnica de uma palavra: Será uma reunião especial, então tente deixar sua equipe otimista com algo rápido e fácil. Peça-lhes que descrevam o projeto em uma palavra. Isso ativará seu pensamento retrospectivo e definirá o tom para os próximos exercícios.

Exemplo 2: O dom da alegria: Promove um clima de confiança naquele momento, fazendo com que os membros da equipe comentem o valor dos demais colegas com algo positivo. Simplesmente, você deve construir caixas para comentários em alguma ferramenta como o Miro ou um slide compartilhado e cada pessoa deixará uma mensagem positiva para cada um de seus colegas. Posteriormente, cada um lê sua caixa em voz alta para compartilhar a positividade da equipe.

Prepare um cronograma do projeto para se lembrar de todos os marcos importantes.

Deve ser desvinculado do pensamento de que estamos focados no “último sprint”, pois estamos avaliando todo o projeto. Portanto, é muito possível que a equipe tenha se esquecido das situações ocorridas. Peça-lhes que desenhem seu próprio cronograma de projeto para lembrá-los de quaisquer marcos relevantes para eles. Eles então compartilharão as linhas do tempo entre si. Leia-os em voz alta e incentive comentários.

Você também pode tentar desenhar uma única linha do tempo, na qual o scrum master ou o facilitador da sessão pedirá à equipe os marcos e a construirá com base no feedback. A ideia é relembrar muitas conquistas ou lições para estabelecer um contexto de inspeção.

Concentre-se nas lições aprendidas

Como estamos diante da retrospectiva final, um dos detalhes mais valiosos é resumir as conquistas e as lições.

Exemplo de modelo: 4 L's

  • O que eles amaram: o que eles amaram e desfrutaram durante o projeto. Isso pode ser qualquer coisa, desde um processo, uma conquista, uma ação específica da equipe ou até mesmo uma tecnologia que funcionou melhor do que o esperado.
  • O que eles queriam: mencionar algo que eles gostariam que existisse ou que, se possível, sua existência garantiria o sucesso do projeto. Estes podem ser técnicos (como a necessidade de um servidor) ou não técnicos (como desejar mais tempo face a face com arquitetos ou proprietários de produtos).
  • O que eles odiavam: o que parecia estar faltando ou o que poderia ter sido feito melhor durante o projeto. Aspectos que talvez não estivessem claros como: requisitos não definidos corretamente, prazos de execução apertados ou o que precisava ser implementado para garantir que o projeto continuasse a funcionar sem problemas.
  • O que eles aprenderam: o que a equipe aprendeu com os experimentos, testes, conversas e trabalho em conjunto. São novas descobertas, pontos de interesse ou destaques que podem ser técnicos (nova forma de testar) ou não técnicos (uma nova forma eficaz de manter as partes interessadas informadas).

Existem muitas técnicas adicionais que discutiremos em um próximo post sobre a retrospectiva final. Por agora, desejo muito sucesso no encerramento do seu projeto.

🛑
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo. A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.