Atreva-se a criar uma loja online com Shopify!

Atreva-se a criar uma loja online com Shopify!

O comércio digital é uma realidade que transformou a forma como compramos e vendemos no mundo. Seu avanço é imparável e oferece grandes oportunidades para consumidores e vendedores. No entanto, também implica desafios e responsabilidades que devem ser assumidos com julgamento e compromisso.

O comércio digital é o presente e o futuro dos negócios. Neste artigo vamos analisar alguns dos aspectos mais relevantes da plataforma Shopify do comércio digital, seus benefícios, desafios e tendências.

A história do Shopify é a história de como uma pequena empresa canadense se tornou um gigante global que hoje conta com mais de 1,7 milhão de comerciantes em mais de 175 países, que venderam mais de 200 bilhões de dólares por meio de sua plataforma. Shopify oferece uma solução abrangente para a criação de uma loja online, desde o design e personalização até hospedagem, processamento de pagamentos, marketing, remessa e atendimento ao cliente.

Benefícios do Shopify

Os benefícios do Shopify são muitos, tanto para consumidores quanto para vendedores. Alguns deles são:

  • Conveniência e flexibilidade: Os consumidores podem acessar uma ampla variedade de produtos e serviços de qualquer lugar e a qualquer hora, sem precisar se deslocar fisicamente até uma loja. Os vendedores podem oferecer os seus produtos e serviços a um mercado global, sem limitações geográficas ou de tempo.
  • Custos e preços: Os consumidores podem comparar facilmente preços e características de diferentes produtos e serviços, poupando-lhes tempo e dinheiro. Os vendedores podem reduzir seus custos operacionais eliminando intermediários e despesas com infraestrutura, permitindo-lhes oferecer preços mais competitivos e atrativos.
  • Personalização e segmentação: os consumidores podem receber ofertas e recomendações personalizadas com base em suas preferências, hábitos de compra e histórico de navegação. Os profissionais de marketing podem coletar e analisar dados dos consumidores para entender melhor suas necessidades, gostos e interesses, permitindo-lhes projetar estratégias de marketing mais eficazes e adaptadas a cada segmento.
  • Inovação e competitividade: os consumidores podem aceder a produtos e serviços inovadores, de qualidade e que se adaptam às tendências e exigências do mercado. Os vendedores podem aproveitar as novas tecnologias e plataformas digitais para criar e oferecer soluções diferenciadas e de valor agregado que lhes permitam se destacar da concorrência.

Criar uma loja no Shopify

Para criar uma loja no Shopify, a primeira coisa que você precisa fazer é se cadastrar no seu website e escolher um plano de assinatura, variando de US$ 19 a US$ 399 por mês, dependendo dos recursos e funcionalidades que você deseja ter. Você também terá 3 dias grátis e 3 meses por 1 dólar, para se familiarizar com a plataforma.


Em seguida, você precisa escolher um nome de domínio para sua loja, que pode ser adquirido diretamente no Shopify ou em outro fornecedor terceirizado. Na seção Configurações localizada no painel esquerdo na parte inferior, como mostro na imagem a seguir.


Ao clicar em Domínios, aparecerá esta tela onde podemos comprar nosso domínio com o nome que representa nossa marca. Shopify nos oferece várias opções e nos dirá se o nome está disponível.


A seguir, selecionamos um tema ou modelo para o design da loja, que pode ser customizado. Você também pode acessar um amplo catálogo de aplicativos e extensões que permitem adicionar funcionalidades adicionais à loja, como programas de fidelidade, chat ao vivo, avaliações de clientes, etc.


Imediatamente se abrirá esta tela, que será o editor onde personalizaremos nossa loja, com o logotipo, cores, fontes e imagens que queremos exibir. Para adicionar o logotipo da nossa marca, procuramos o botão de engrenagem e uma lista será exibida, selecionamos Logo e a seguir alteramos e adicionamos o arquivo com o logotipo. Fazemos o mesmo com o favicon, que é um pequeno ícone que representa o nosso site.


O design desta loja online consiste em quatro seções:

  1. Cabeçalho: é composto pelo logotipo com posição centralizada à esquerda, seguido do menu principal, com três botões (Home, Produtos e Contato).
  2. Banner de imagem: captamos a atenção do cliente com uma imagem atraente, acrescentando título e características do produto.
  3. Produto em destaque: é o produto que consideramos atrativo.
  4. Coleção em destaque: Podemos agrupar produtos de acordo com uma característica ou seção. Neste exemplo, selecionei Material escolar com valor inferior a US$ 10.
  5. Rodapé: é composto pelo menu inferior com Normas e Políticas de nossa loja.


O próximo passo é adicionar os produtos ou serviços que deseja vender, inserindo nome, descrição, preço, imagens e variantes. Você também pode configurar inventário, coleções, tags e categorias para organizar produtos. Além disso, o método de envio pode ser definido usando os serviços integrados do Shopify ou contratando um fornecedor terceirizado.


Nesta loja temos como estratégia o Dropshipping, uma forma de e-commerce em que o vendedor não tem os produtos em estoque próprio, mas sim compra de um fornecedor externo e envia diretamente ao cliente final. Desta forma, o vendedor economiza custos e evita as complicações de ter armazém, administrar estoque e fazer envios.

Se você for ao vídeo do youtuber @MarcVerdu, ele nos ensina o passo a passo da importação de produtos da loja AliExpress para nossa loja Shopify, utilizando o aplicativo DSERS. Com ele podemos sincronizar estoque e preço, fazer pedidos em grandes quantidades com um único clique, rastrear remessas e nos comunicar com seus fornecedores.


Ele também oferece recursos avançados, como divisão de produtos, mapeamento de fornecedores, alteração do país de envio e personalização de etiquetas. Para usar DSERS no Shopify, você precisa seguir estas etapas:

  • Instale o aplicativo DSERS no Shopify, aplicativos e canais de vendas ou App Store. Este aplicativo oferece quatorze dias grátis, findo esse período será cobrado $ 19,90 da conta Shopify por mês, com limite de 100 pedidos do AliExpress.


Conecte sua conta AliExpress ao DSERS seguindo as instruções na tela. Digite seu e-mail para se cadastrar no DSERS e selecione a plataforma Shopify para importar os produtos que você gosta.

  • Selecione produtos e importe-os para vender do AliExpress para sua loja Shopify usando o botão DSERS ou extensão do navegador. Na tela inicial nos fornece um conjunto de produtos indicando o percentual de desconto, a quantidade de estrelas e o preço. Se clicarmos no produto que se enquadra no nosso tema, no meu caso é material escolar e isso será exibido.

  • Agora com o botão Verificar confirmamos que o produto realmente está na lista de produtos, para importá-lo selecionamos na caixa no canto superior direito, onde será ativado outro botão PUSH TO STORE.


Desta forma vamos à plataforma Shopify para fazer alterações nas informações originais do produto e torná-lo mais atrativo. Por exemplo, o nome deve ser curto, para que o cliente se lembre dele ao recomendá-lo para amigos e familiares.

  • Para editá-lo basta clicar no nome, que abrirá outra página como esta e mudaremos o nome para BoliChicle, na Descrição colocamos o nome do produto como título, depois um parágrafo com as características, para que não é chato adicionamos imagens para que o cliente não perca o interesse.
  • Agora no painel direito devemos ativar o produto em Gerenciar canais de vendas e selecionar Loja Online.
  • A plataforma Shopify não publica imediatamente quando você clica em salvar, por isso devemos pressionar o ícone do relógio e definir o dia e a hora para exibi-lo em nosso site.

  • Esta seção é muito importante porque podemos aplicar SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias que se aplicam a um site para melhorar seu posicionamento nos resultados dos buscadores da internet, como Google, Bing, Yahoo, Opera ou Brave.


É por isso que o Shopify possui esse painel Organização de Produtos, que nos dá a liberdade de escolher as palavras-chave, categoria e tipo de produto, possui um banco de dados que nos facilita o processo, bastando selecionar sem precisar escrever. Agora na caixa de tags se escrevermos as palavras-chave, uma das ferramentas que uso para encontrá-las é GoogleTrends. Com estas três palavras podemos perceber que a mais procurada é a caneta.

  • Configure regras de envio e preferências de pedido na seção de configurações do DSERS.
  • Ao receber um pedido em sua loja Shopify, acesse a seção de pedidos DSERS e clique no botão "Fazer pedido automaticamente" para enviá-lo ao AliExpress.
  • Assim que o pedido for processado pelo fornecedor, você receberá um número de rastreamento que será sincronizado com sua loja Shopify e seu cliente.
  • Caso necessite modificar algum pedido, você pode utilizar as funções de edição, cancelamento, reembolso ou alteração de fornecedor oferecidas pelo DSERS.

Da mesma forma, você pode escolher a forma de pagamento, seja através do gateway próprio do Shopify ou integrando outras opções como PayPal ou cartões de crédito.

Por fim, quando a loja estiver pronta, você pode lançá-la ao público e começar a promovê-la utilizando as ferramentas de marketing que o Shopify oferece, como campanhas por email, redes sociais, anúncios online ou SEO. Você também pode analisar o desempenho da loja usando as estatísticas e relatórios fornecidos pelo Shopify, para otimizar as vendas e a satisfação do cliente.

Ferramentas de marketing oferecidas pelo Shopify


Para ajudá-lo a promover seu negócio e atrair mais clientes, o Shopify possui diversas ferramentas de marketing, como:

  • Shopify Email: para enviar emails personalizados e segmentados aos seus assinantes, com templates adaptados à sua marca e ao seu objetivo.
  • Shopify Marketing: para ver o desempenho e o ROI de todas as suas ações de marketing, desde mídias sociais até anúncios pagos, e para obter ideias e estratégias para melhorar seus resultados.
  • Shopify SEO: para otimizar a sua loja online para os motores de busca, melhorando o seu posicionamento e visibilidade.
  • Shopify Analytics: para obter dados e relatórios sobre o comportamento e preferências dos seus visitantes e clientes e para tomar decisões baseadas em dados para melhorar a sua loja e o seu marketing.
  • Shopify Apps: integrar aplicações externas que ampliem as funcionalidades da sua loja e do seu marketing.

Estas são algumas das ferramentas de marketing que o Shopify oferece, mas existem muitas mais. Recomendo que você os explore e experimente para ver como podem ajudá-lo a expandir seu negócio online.

Saudações!