AWS: Como se preparar para a certificação?
Em minha carreira de 17 anos como desenvolvedor de software, obter certificação nunca foi uma prioridade. Embora em 2009 eu tenha obtido a certificação Oracle Certified Professional, Java SE 5 Program, essa certificação foi realmente mais circunstancial devido a alguns cursos de preparação para o mestrado.
Depois disso, não me deu nenhuma vantagem no campo de trabalho e alguns anos depois mudei de Java para Python, então meu foco naquela época era mais em ter cursos práticos que me dariam uma base suficiente para aplicar para trabalhos e/ou projetos mais exigentes.
Foi só em 2018 que a preocupação em obter uma certificação me atingiu totalmente. Naquela época, eu já tinha 13 anos como desenvolvedor de software e 7 trabalhando em vários projetos com Python. Os serviços em nuvem acabaram sendo minha próxima fronteira e, portanto, sem nenhuma experiência anterior na Amazon Web Services, comecei minha preparação para fazer o AWS (Amazon Web Services) Certified Solutions Architect - Associate Exam.
Devo admitir que não parei para planejar esse processo. Foi muito fácil para mim comprar um livro e começar a ler (1). Se não me falha a memória, demorei cerca de 2 meses para ler cada um dos capítulos e responder a cada uma das perguntas e exercícios (durante meu tempo livre).
Ao final disso, não tive confiança para fazer o exame de certificação, muito menos para procurar um projeto para explorar esse conhecimento. Como nota de rodapé da história, em 2020, durante o início da pandemia do COVID-19, tive a oportunidade de testar meus conhecimentos sobre os serviços de nuvem da AWS.
Um novo capítulo
Em 2022, entrei para a equipe WGU Cloud Engineering (2). Embora minha experiência e minhas habilidades me permitissem atender aos requisitos do cargo, parte das diretrizes da universidade exige ter pelo menos duas das três certificações de nível Associate que a AWS possui: Solution Architect, Developer e SysOps Administrator.
Por causa disso, tive 3 meses a partir da data de minha entrada na equipe para atender a esses requisitos. Tendo em conta a minha preparação anterior para o exame Solution Architect, optei por um plano bem estruturado que me permitisse medir o meu progresso e ajustar os meus tempos de estudo para obter duas certificações em 3 meses.
Agora, o tempo para alcançá-lo já foi estabelecido. Defini como principal meta dedicar 4 horas por dia (segunda a sexta) para estudar os tópicos, mas ainda precisava definir quais seriam as duas provas em que me concentraria e a ordem em que as apresentaria (meus plano inicialmente era apresentar e obter as 3 certificações).
Para ter mais clareza de como planejar o processo de preparação, identifiquei os serviços/habilidades necessários para cada uma das certificações disponíveis na AWS no nível Associate.
Na tabela a seguir mostro quais são as competências por certificação, bem como as compartilhadas entre elas.
A partir da análise mencionada acima, notei que o exame de certificação Solution Architect compartilha mais habilidades com os dois exames restantes do que o exame Developer com o exame SysOps (consulte a tabela abaixo).
Isso me levou à conclusão de que fazer o exame Developer Associate deveria ser o primeiro exame, pois requer apenas 17 habilidades — contra as 21 exigidas no Solution Architect. Além disso, ao compartilhar 9 habilidades entre eles, ao se preparar para o segundo exame (Solution Architect), o processo de preparação seria mais eficaz, focando apenas nas 12 habilidades não compartilhadas com o exame Developer Associate.
Mãos à obra
Definida a ordem dos exames, escolhi as ferramentas que usaria para me preparar para eles. Embora durante a minha primeira experiência em 2018 o uso exclusivo de um livro de preparação tenha sido ineficaz, decidi adquirir as versões atualizadas desses livros para cada um dos exames (3) (4), não como base para a minha preparação, mas como reforço.
Como principal ferramenta de preparação, optei por utilizar o Cloud Guru (6) (7), pois possui mais de 75 horas de aulas, 8 simulados, 32 exercícios e 33 quizzes.
Durante a preparação, intercalei as lições vistas na plataforma Cloud Guru com as informações contidas em cada um dos livros que adquiri. Embora não tenha lido todo o material dos livros, enfatizei bastante os tópicos que achei deficientes nos questionários e testes práticos e revisei esses tópicos até ter uma boa compreensão do conteúdo.
Como mencionei anteriormente, passei 4 horas por dia me preparando para os exames. Para acompanhar o progresso, contei com a função da plataforma Cloud Guru, onde você indica o tempo de estudo por semana e a plataforma estima a data em que você terminará de cobrir todos os tópicos, exercícios e provas.
Uma das vantagens que encontrei ao usar a plataforma Cloud Guru foi que novos materiais atualizados foram adicionados nos cursos de acordo com as atualizações que a AWS faz em seus currículos de certificação. Pude verificar isso ao fazer os exames, pois me deparei com várias dúvidas sobre novos serviços ou atualizações de serviços pré-existentes no stack da AWS.
Todo o processo de preparação levou 10 semanas, deixando-me aproximadamente 3 semanas de margem de erro para atingir a meta de obter 2 certificações em 3 meses. Na imagem a seguir destrincho como foi a distribuição das atividades.
Além do processo de preparação, posso compartilhar minha experiência na hora de marcar a data do exame, efetuar o pagamento e apresentá-lo.
O exame passo a passo
O processo é muito simples: você deve visitar o portal AWS Certification (7). Uma vez registrado, você pode solicitar uma data para fazer o exame. Existem duas opções: a primeira é fazer o exame em um centro Pearson VUE autorizado e a segunda é fazer o exame remotamente. No meu caso, fiz o primeiro exame remotamente e o segundo em um centro autorizado, usando em ambos os casos a mesma plataforma para fazer o exame.
Obs: se você fizer remotamente, deverá passar por um processo de verificação antes de o exame, que consiste numa videochamada com uma pessoa que lhe pede para mostrar o espaço físico onde irá fazer o exame, isto de forma a verificar que não tem objetos proibidos e/ou que as condições são as que marcam a sua diretrizes. E claro, se por algum motivo você tiver problemas técnicos (falhas de energia elétrica ou internet) é sua responsabilidade denunciar. Por outro lado, se você fizer o exame em um centro autorizado, você só precisa se preocupar em chegar alguns minutos antes do horário de início do exame, preencher alguns formulários e lá eles terão tudo pronto para você fazer o exame.
Em relação à parte econômica, cada exame de certificação tem um custo de $ 150 dólares americanos mais impostos, mas depois de aprovado no exame, eles oferecem um voucher de 50% de desconto, aplicável a qualquer exame da AWS com validade de 3 anos, o mesmo tempo que a certificação adquirida é válida. Por outro lado, o custo da plataforma Cloud Guru é de $ 35 dólares americanos por mês e você pode cancelar o plano a qualquer momento, enquanto o custo sugerido dos livros é de $ 60 dólares americanos (claro que isso pode variar de acordo com a data e local onde os compra).
Conclusão
A conclusão a que cheguei após esse processo é que não importa quais ferramentas você usa, sejam livros, cursos pagos, cursos gratuitos, experimente diretamente na plataforma AWS, etc. O que realmente importa é ter um plano com metas mensuráveis e datas bem definidas, além de comprometimento pessoal. Desta forma, você ajustará suas ações de acordo com seu próprio processo de aprendizagem.
O fato de ter escolhido as provas de Developer e Solution Architect acertou, pois ambos os casos são 100% teóricos.
De conversas com colegas/amigos que fizeram o exame SysOps Administrator, ele contém questões práticas, algo que você deve ter em mente. Por enquanto, decidi adiar este exame final e procurarei obter mais experiência prática no gerenciamento de serviços da AWS para ganhar agilidade na resolução de problemas como este. Acredito que você não precise ter experiência anterior com os serviços da AWS para fazer os exames de Desenvolvedor e Arquiteto de Soluções, desde já desejo o melhor em sua preparação e em suas certificações para que você amplie sua diferenciação no mundo tech.
Sucesso!
Referências
1) AWS Certified Solutions Architect Official Study Guide: Associate Exam, https://www.wiley.com/en-us/AWS+Certified+Solutions+Architect+Official+Study+Guide%3A+Associate+Exam-p-9781119138556
2) Western Governors University: https://www.wgu.edu
3) AWS Certified Solutions Architect Study Guide: Associate (SAA-C03) Exam, 4th Edition: https://www.wiley.com/en-us/AWS+Certified+Solutions+Architect+Study+Guide:+Associate+(SAA+C03)+Exam,+4th+Edition-p-9781119982623
4) AWS Certified Developer Official Study Guide: Associate (DVA-C01) Exam: https://www.wiley.com/en-us/AWS+Certified+Developer+Official+Study+Guide%3A+Associate+%28DVA+C01%29+Exam-p-9781119508199
5) Cloud Guru - AWS Certified Developer - Associate (DVA-C01): https://acloudguru.com/course/aws-certified-developer-associate
6) Cloud Guru - AWS Certified Solutions Architect - Associate (SAA-C03): https://acloudguru.com/course/aws-certified-solutions-architect-associate-saa-c03
7) AWS Certification: https://www.aws.training/Certification
A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.