Boas práticas de ensino e aprendizagem no âmbito da tecnologia

Boas práticas de ensino e aprendizagem no âmbito da tecnologia

O que é aprendizagem? Como trabalhar a aprendizagem na sala de aula? Como obter sucesso com a aprendizagem na tecnologia? Conceituar aprendizagem é algo difícil pois envolve aspectos psicológicos, sócio emocionais que vão influenciar no ato de aprender de forma direta do indivíduo.

A aprendizagem é a capacidade de executar tarefas e dominar algum tema, executar com destreza determinada técnica. O que se sabe sobre os fatores necessários para poder alcançar a aprendizagem?

Existe um processo que começa desde o planejamento do momento pedagógico e vai até a aplicação da aula, com o contato direto dos alunos e os seus espaços de experiência, o conteúdo é transmitido e torna-se pauta de discussão em sala de aula.

A aprendizagem está englobada através de fatores emocionais sociais, estímulos que são feitos através dos estudos, relações humanas, experiências pessoais. Na escola, a aprendizagem é tratada com a junção ensino-aprendizagem que na verdade remete  qual maneira o professor vai agir. Qual será a organização, qual o conteúdo, como traçar caminhos que possam facilitar o processo de assimilação/ pedagogização da temática pelo estudante? Qual a melhor metodologia de aprendizagem?

Didática e a tecnologia

A didática (arte de ensinar) presente no ensino será fundamental para que ocorra o tão sonhado objetivo assimilação do conteúdo ou aperfeiçoamento dos alunos. A forma mais eficiente de saber se ocorreu o processo de aprendizagem é através da avaliação.

No ensino das disciplinas da área da tecnologia no ensino básico, profissionalizante e superior, a aprendizagem é criteriosa e mais complexa, a demanda que remete o aluno entender lógica por trás da programação e os códigos demoram um certo tempo para serem assimilados.

O tempo de aprendizagem precisa ser trabalhado para que atenda a individualização do aluno. O motivo está no fato de que cada aluno tem uma maneira particular de aprender.

O que se sabe na linguagem de programação é um investimento de tempo e dedicação. Os professores do mundo Tech trazem problemas com inserção de projetos e estimulam a prática do estudante  para que consigam identificar a solução de problemas e possam construir inovações tecnológicas, desenhando o perfil dos futuros profissionais do setor de TI, além disso,existe um processo gradual para compreensão da codificação e aplicação no cenário profissional.

O estudo, a cautela na escolha dos conteúdos, a organização, a didática de colocar em ação as atividades planejadas no tempo pedagógico (aula) englobam a realidade do professor e sua adaptação construída historicamente.Existem diversas maneiras de como a tecnologia pode ser  vista como uma didática a ser inserida, o que pode variar de professor para professor.

O presente texto tem como objetivo apresentar estratégias de aprendizagem de como o professor pode trabalhar  com o aluno que entrou no curso de TI, uma vez que  esse aluno possui um conhecimento primário.

A didática seria a mágica de colocar na prática o plano de aula, é nessa hora que os conceitos são trabalhados e ganham sentido na cabeça do aluno, criando um contexto que tira o estudante do senso comum.

O conhecimento prévio que o aluno possui servirá no processo da construção acadêmica, ou seja, o estudante terá uma base em relação ao conteúdo ministrado durante a exposição do mestre.

Estratégias de aprendizagem no âmbito da tecnologia

Você sabe o que é um plano de aula? Vamos trabalhar  para planejar uma aula sobre HTML. Para isso,  seria necessário ter uma boa compreensão da linguagem de marcação  e também  um planejamento para fosse possível mostrar o máximo de tags e os seus significados. O navegador lê as páginas de internet interpretando as informações do documento  com as imagens, vídeos e textos, há milhares de tags, o que precisa ser direcionado são projetos  que  coloquem os alunos dentro da realidade que eles terão no mercado de trabalho.

Vale frisar que estamos na universidade, considerando o campo da ciência e o conhecimento que o acadêmico adquire na graduação de tecnologia. Entendendo que este conhecimento  garante a competência na pesquisa e na produção de novos conhecimentos, desenvolvimentos, técnicas, novas linguagens de programação e plataformas que possam ser ambientes para a construção de projetos de codificação.

O desafio de ser professor vai além, pois estamos nos referindo ao ensino de uma ciência exata, e é muito mais que lecionar a tecnologia, pois existe por trás uma missão em orientar todo processo de criatividade científica, além da relevância histórica do material que vai ser ensinado.

A aula de Tecnologia hino do HTML CSS e Flexbox

Vamos começar com o exemplo de uma aula de tecnologia voltada para o HTML que terá como objetivo fazer com que os alunos criem um projeto prático e codificado sobre um login e senha de um e-mail. Para realização da aula será usada a técnica do flexbox que tem a capacidade de simplificar o design, facilitando o trabalho e otimizando os resultados da página na Web.

Tudo começa quando o professor explica  os conceitos e começa a executar a explicação no ambiente virtual, no primeiro momento, pode perguntar aos alunos se eles sabem um pouco mais sobre o Flexbox e qual seria a perspectiva deles em relação à aula.

No segundo momento, a execução da técnica e no terceiro momento, viria o mundo da experiência e a opinião dos alunos em relação à técnica, quais dificuldades tiveram, como eles se comportam ou se adotariam a técnica do Flexbox no CSS no seu ambiente profissional.

Plano de aula a execução aula de tecnologia HTML Flexbox

A estrutura básica, quando bem assimilada, agiliza o processo de compreensão e uso das demais tags. Para desenvolver  a linguagem de marcação, inicialmente não precisa de programas específicos, basta saber salvar no arquivo em formato html, usando o bloco de notas  para começar a trabalhar.  O HTML é uma linguagem de marcação que permite aos navegadores conseguirem traduzir as informações contidas no documento e consequentemente o usuário tem acesso e visualiza as páginas de internet. O esqueleto do HTML é bem simples e segue abaixo para a criação:

… esqueleto básico do desenvolvimento html

<HTML !DOCTYPE>

<title> Construindo uma pagina para login e senha de acesso ao usuario <\title>

<Head> Elaborar um página com login e senha usando o flexbox <\head>

<body> <p> Bem vindos a aula de Desenvolvimento Web</p> 

<\body>

</HTML>



Fonte: Pinto(2023) código do HTML

O projeto detalha como será elaborada uma página do usuário com login e senha de um e-mail. As características da atividade englobam a estrutura inicial do HTML acompanhada da criação e intercalação do documento salvo em formato.CSS ou separado ou dentro do documento principal do HTML ou inclusão da tag <style> </style>na mesma página do HTML, mostrando como vai abrir e fechar as tags. O uso de tags específicas que trabalhem no contexto de um formulário, remete a técnica  do flexbox, que pode ser conceituada como um estilo dentro do CSS que tem a capacidade de  simplificar, formatar e deixar o layout das páginas muito mais atrativos ao público.

A sua técnica simples pode apresentar colunas, formatos, imagens ao fundo da página, entre outros. O Flexbox pode ser considerado uma ferramenta típica do documento CSS(estilo da página), a sua função é atuar na distribuição dos espaçamentos organização, layout, cores, fonte da página, podendo visualizar em detalhes o trabalho visto na perspectiva da página aberta no notebook ou para tela de smartphone, entre outros dispositivos.

Na internet há uma variedade de sites, comunidades, vídeos que ensinam passo a passo o uso das tags e da estrutura do flexbox.

Para você usar usar a técnica do flexbox você tem que conhecer o esboço básico do HTML, salvar corretamente e não esquecer de salvar o documento CSS  em HTML de forma correta que vai garantir que haja formatação dos textos, inserção de imagens, áudios, vídeos e links externos para busca de mais informações sobre o temática abordada no blogspot, mas a formatação  como cores tipos de fontes são característica atribuídas ao  CSS e na aplicação do flexbox.

Estrutura do Projeto (aula)

Tema da aula: Noções de web design com uso do Flexbox

Objetivo da aula: ensinar as técnicas do Flexbox fazendo com que os alunos possam desenvolver as páginas de internet executando a técnica através da codificação.

O projeto pede para os alunos construírem um login e senha e mostra a estrutura básica HTML e a maneira de como inserir outros recursos. No caso do Flexbox, explica a posição que irão aparecer as caixas, as colunas,   as tags específicas < forms> < div class> <\div> </forms> e demais componentes. Na resolução, mostra no browser o resultado, senha e usuário.

Para ampliação dos espaçamentos no HTML/CSS, você pode usar outros recursos como os outros tags, como <label> <input> boas características de um layout da página no CSS.

A sua principal função está no desenvolvimento do estilo da página das cores no processo de finalização do projeto, o flexbox está associado ao CSS fazendo a distribuição dessa formatação trabalhando de maneira menos complexa com o layout das páginas.

Aula prática: a codificação  do HTML

Algumas tags como <input> <label> <div class> <content> focam na relação do alinhamento, no direcionamento através das propriedades que irão conduzir os objetos.Com o texto formatado, a mágica acontece na abertura do navegador (local de observação, resultado do trabalho final), o ajuste  nas linhas ou colunas da tabelas de acordo com o que foi estabelecido no projeto.  <label> </label>  Tem a função de escrever as instruções que irão aparecer na página.

O ato de aprender copiando os códigos  de outros projetos para quem está iniciando os estudos na área da programação é normal, contribui no processo de assimilação e autonomia para criação do próprio perfil para codificar.

Os alunos têm a tarefa de fazer complementações para trabalhar fonte, cor, imagens, alterações  nas posições relacionadas ao uso do Flexbox.

Para começar, vamos executar os códigos da estrutura básica do html e a inclusão da técnica do flexbox para o início do projeto.

Na tabela acima é possível ver todo o processo de codificação, a simplicidade dos códigos é algo fundamental para análise do trabalho. Por parte de seus superiores existem programas que simplificam o código para que a linguagem  seja apresentada  de forma organizada e limpa.

O perfil de codificação é de cada um, assim como um texto, o profissional desenvolvedor tem a sua característica particular em desenvolver.

O perfil da codificação é o mesmo, é como uma fórmula matemática ou um cálculo da física, quem souber as tags específicas para aquele projeto, saberá usá-las e o projeto sairá conforme o planejado.

É preciso dizer ao aluno que codificar exige tempo, paciência, dedicação e principalmente resiliência. Afinal, no final do projeto às vezes os códigos não rodam e a página não aparece com a formatação desejada. É comum o código não funcionar e quando você atualizar o navegador, a alteração pode não constar na página.

Finalizando os trabalhos

O ensino das disciplinas de tecnologia é difícil e ao mesmo tempo encantador quando se trabalha com ferramentas que irão se transformar no futuro, além de inovações tecnológicas, como sites, ferramentas, utilitários e aplicativos.

Para o aluno, resta a resiliência e a paciência e saber que lá na frente existe uma carreira promissora com bons salários e com a possibilidade de trabalho remoto e flexível.Além disso, existe a possibilidade de uma carreira acadêmica como mestrado, doutorado, a capacidade de produzir no campo da ciência e desenvolver aplicativos e utilitários que irão ajudar outras profissões em outras áreas de conhecimento.

No início da aprendizagem da linguagem, tanto de marcação quanto as linguagens de programação, há um sentimento de insegurança, mas, através de um trabalho de visualização dos elementos da fonte das páginas da web,da cópia dos códigos, da criação de uma lógica particular em compreender os principais recursos e tags para a elaboração do pag, que resultará uma aprendizagem pautada na sua autoria na escrita dos códigos.

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