Cardano e Smart Contracts

Cardano e Smart Contracts

Aqui novamente, mas para falarmos um pouco sobre Cardano Smart Contracts desta vez. O que você sabe sobre esta tecnologia?

Em conjunto com muitas outras tecnologias que vieram para aprimorar a segurança, descentralização e facilidade das blockchains, temos os contratos inteligentes.

Eles são utilizados para várias funções como emissão e transferência de tokens e criptomoedas, desenvolvimento de plataformas e corretoras, além de serem utilizados para fins que comumente são feitos fora da Web 3.0 como acordos de mercado imobiliário.


Smart contracts


Você deve estar se perguntando o que são, exatamente, os contratos inteligentes, certo?

Bem, basicamente os Smart Contracts são códigos utilizados para programação de condicionais que, caso seja atendidas, realizam determinada ação de forma automática.

Se pegarmos como exemplo a execução de uma ordem de compra/venda da moeda Cardano, o vendedor aceita os termos do contrato para colocar suas criptomoedas a venda e o comprador assina os termos para realização da aquisição das mesmas, essas condições sendo satisfeitas automaticamente as criptomoedas saem da carteira do vendedor e passam para a carteira do comprador.

Esses contratos funcionam de forma semelhante ao que acontece no processo de abertura de conta ou de pedido de empréstimo em bancos comerciais, porém estes contratos permitem que tudo seja realizado de forma automática e descentralizada seguindo as regras estabelecidas entre as partes que assinam este.

Essa tecnologia, em conjunto com a blockchain, permite que todas essas transações que não dependem de terceiros sejam cumpridas uma vez que tudo é estabelecido e controlado pelos próprios usuários das redes.


Rede Cardano


Em 2021 a rede Cardano recebeu uma atualização conhecida como Cardano Alonzo. Esta atualização permitiu com que a plataforma blockchain Cardano (ADA) tivesse a possibilidade de criar contratos inteligentes. Isso foi uma das atualizações que consagrou a Cardano como a “Ethereum killer” dando a entender que ela estaria ameaçando a rede da Ethereum por ser mais atrativa para os usuários, isso porque desde sua criação em 2017 a rede ADA tinha como premissa melhorar a estrutura já existente na rede Ethereum, trazendo maior velocidade, menores taxas e maior escalabidade.


Arquitetura da rede


Ok, já entendemos o básico, mas como fazemos para entender tudo isso especificamente para a rede da Cardano?

Primeiramente, é importante estabelecer que a rede ADA tem sua arquitetura baseada em duas principais camadas:

•  CSL (Cardano Settlement Layer) que permite a realização de transações de ADA e

CCL (Cardano Computational Layer) que é a camada responsável pela criação dos contratos inteligentes dentro da rede.

Isso é importante, pois tendo duas camadas a rede consegue tratar cada tipo de ação separadamente e, assim, aumenta muito sua eficiência transacional, diferente da rede Ethereum onde ambas as ações são realizadas numa mesma camada, tornando assim o processo muito mais lento e custoso.

Outro fator importante de ser mencionado que da mesma forma vai aumentar a eficiência em termos de energia, economia e escalabidade é de que a blockchain Cardano utiliza do mecanismo de proof-of-stake ou consenso de prova que decide como as novas transações realizadas na rede serão acordadas e adicionadas à mesma. Neste caso não existe mineração de tokens, eles seguem um processo de validação de bloco apostando o token nativo (ADA).


Desenvolvimento

Vamos falar sobre o desenvolvimento!

Falaremos primeiramente sobre a plataforma Plutus.

A Plutus nada mais é que uma plataforma de desenvolvimento de contrato inteligente que é orientada a propósitos. Ela fornece um ambiente de programação fullstack utilizando da linguagem funcional líder chamada Haskell compreendendo ainda os elementos que rodam no blockchain e alguns elementos que rodam na máquina do usuário.

Você deve estar falando “tá, me fala mais sobre a linguagem em si?

Marlowe é uma linguagem específica de domínio usada para criar contratos inteligentes tanto visualmente como por meio dos códigos tradicionais. Ela foi projetada para ser incorporada em Haskell e JavaScript, oferecendo aos editores a possibilidade de escolha de preferência e conjunto de habilidades, facilitando o uso dele.

Sua documentação pode ser encontrada neste link.

Além disso, vale mencionar também a Glow que é uma nova linguagem específica de domínio para criar aplicativos descentralizados na blockchain. Com a linguagem, os desenvolvedores podem codificar dApps seguros, garantindo que os contratos inteligentes operem com segurança no ambiente adversário.

Sua documentação pode ser encontrada aqui.

Criando contratos inteligentes da Cardano

Vamos falar agora dos passos necessários para a criação de um contrato ADA que consiste basicamente em 08 (oito) etapas que os desenvolvedores devem seguir quando foram realizar a criação dele.

Vejamos o passo a passo:

Pagamento (Pay): nada mais é do que o acordo firmado entre as partes tem seu pagamento sendo transferido um determinado valor simbólico da conta do beneficiário para outra conta presente no contrato. Caso não haja fundos suficientes, são produzidos avisos de forma automática e é realizado somente um pagamento parcial enquanto ocorre uma edição no contrato anterior.

Fechamento: é a etapa onde é dito como o contrato inteligente ADA é cancelado. Aqui, a conta do dono do token é reembolsada por meio de uma única transação depois de valores, ações e observações serem definidas.

Valores, Observação e Ação: aqui os valores são números que vão variando ao longo tempo como balanço do token, número de lote, entre outras coisas, as observações são valores do tipo Boolean que são obtidos por meio de comparação de valores e depois unidos usando operadores deste tipo de valor e as ações por fim, são os eventos que ocorrem por meio da execução de um dado comando, como por exemplo depósitos financeiros.

Oráculos (Oracles): são criados para os contratos inteligentes ADA e são modelados a partir das decisões que o participante toma baseado no seu papel do contrato. Um exemplo disso são os oráculos da chainlink na ADA que com essa associação busca melhorar o acesso ao banco de dados por meio dela, uma vez que a Chainlink permite que ocorra uma conexão dos contratos inteligentes com qualquer API externa. Isso irá permitir, por exemplo, que sejam realizados cálculos fora da rede original de forma segura e com muitas aplicações para o contrato.

If: é uma etapa condicional, ou seja, caso a condição previamente estabelecida no contrato seja verdadeira veremos essa ação sendo executada ainda com valores Booleanos. Um exemplo: foi estabelecido uma troca de tokens de uma carteira para outra. Caso o comprador satisfaça a condicional de possuir o dinheiro da compra e o vendedor satisfaça a condição de possuir o número de tokens específicos, a ação é executada.

Quando (When): é um contrato acionado por meio de atividades que podem ou não acontecer a qualquer momento, ou seja, quando uma determinada ação ocorre é nessa etapa que será estabelecido o que vai acontecer logo após essa ação.

Let: é uma função que permite a nomeação de um valor dentro do identificador em um contrato de locação. Os valores expressos são então avaliados e armazenados com o nome ID, quanto o contrato é estendido. A abordagem ajuda os desenvolvedores a usar abreviações e capturar dados que são voláteis por natureza que podem ser alterados com o tempo no processo de desenvolvimento.

Assert: aqui a propriedade é mantida como a análise estática em todos os pontos do contrato inteligente e falharia se os resultados da execução fossem uma declaração falsa, ou seja é uma etapa de garantia que caso os resultado esperados sejam negativos dentro do contrato a execução do mesmo acarretaria em uma falha.

Ok, agora que vimos todas as etapas de criação do contrato inteligente, já posso sair fazendo o meu?

Bem, antes de tomar essa decisão vamos dar uma olhada nas aplicações que estes contratos inteligentes ADA possuem, para que desta forma você possa tomar a melhor decisão sobre qual plataforma utilizar.


Aplicação de contratos inteligentes ADA

Como já havíamos comentado anteriormente, existem vários benefícios que vem atrelado aos contratos inteligentes da Cardano, mas vamos falar mais especificamente de suas aplicações.

O sistema de hipotecas (mortgage) baseado em contratos inteligentes Cardano é ótimo em transações financeiras autoexecutáveis e permite um processamento de dívida mais rápido. Além disso, pode revelar falhas em instrumentos de dívida rapidamente e ajudar a simplificar a automação, facilitando o processo imobiliário para compradores e proprietários, melhorando a eficiência e tornando o processo de hipoteca mais acessível.

No cenário de jogos, os jogadores podem se juntar a equipe de eSports sem ter que passar por longos processos de papelada física. Além disso os contratos inteligentes da Cardano consistiriam em informações como o tempo jogado por uma equipe, números de torneios ganhos, pontuações, entre outras coisas. Isso fez com que a arquitetura dos jogos fosse modificada, fazendo com que o modelo de negócios se tornasse mais igualitário, transparente e persistente.

Outra utilização seria para contratos legais baseados em Cardano que podem ser executados de forma automática por meio da blockchain, tornando o processo mais rápido de ser executado.

Bonus: Vale citar aqui também a possibilidade de verificação de credenciais e identidades por meio de 3 produtos desenvolvidos pela Cardano: o Atala Prisma, Atala Scan e Atala Trace.

Atualmente, temos aproximadamente 3.000 contratos sendo feitos na Cardano e o número só tende a aumentar com o tempo. Para um empreendedor de blockchain, isso significa que a hora de entrar no cenário por meio da Cardano é agora!

Com isso, finalizamos nosso artigo sobre Cardano Smart Contracts. É claro que ainda tem muito que pode ser visto e aprofundado, uma vez que é uma tecnologia muito versátil, porém, seria muito difícil conseguir aprofundar tudo em um único artigo.

E aí, já conhecia Cardano Smart Contracts? Conte-me nos comentários do post. Dito isso me despeço de vocês e nos vemos num próximo artigo aqui no blog!

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.