Classe abstracta e instância em Java
É hora de aprofundar os assuntos mais importantes (e os que mais demoram entre quem começa a programar). Nessa ordem, vamos ver como é uma classe abstrata. É o mesmo que uma instância? Aqui eu explico.
Primeiro o primeiro. Antes de pular e falar sobre uma classe ou instâncias, devemos saber o que é Programação Orientada a Objetos (OOP), um paradigma de programação amplamente utilizado no desenvolvimento de aplicações e sistemas em linguagem Java.
Essa abordagem é baseada na criação de objetos que interagem entre si para executar tarefas e processos, enquanto oferece uma série de vantagens importantes em termos de modularidade, reutilização de código, encapsulamento, herança e polimorfismo.
Neste artigo, exploraremos com mais profundidade a programação orientada a objetos em Java, seus principais princípios e conceitos e como eles podem ser aplicados de forma eficaz para projetar e construir aplicativos escaláveis e sustentáveis.
A POO é baseada na criação de objetos que interagem entre si para executar tarefas e processos. Na POO, os objetos são representações de entidades ou conceitos do mundo real e são caracterizados por possuírem atributos (dados) e métodos (funções) que podem ser usados para interagir com eles.
Em Java, a POO é amplamente utilizado como uma abordagem para o desenvolvimento de aplicativos e sistemas. Algumas das vantagens de usar a programação orientada a objetos em Java são:
- Modularidade: A POO incentiva a criação de módulos e componentes independentes, permitindo a criação de aplicações escaláveis e de fácil manutenção.
- Reutilização de código: A POO permite a criação de classes e objetos que podem ser reutilizados em diferentes partes do programa, economizando tempo e esforço na codificação.
- Encapsulamento: A POO permite o encapsulamento de dados e métodos, o que garante a segurança e privacidade dos dados e a funcionalidade do objeto.
- Herança: a POO permite a herança de atributos e métodos de uma classe base para subclasses, permitindo a criação de classes derivadas que estendem ou modificam a funcionalidade da classe base.
- Polimorfismo: A POO permite polimorfismo, o que significa que diferentes objetos de diferentes classes podem ser usados de forma intercambiável, facilitando a criação de código mais genérico e reutilizável.
Agora que já mastigamos o que é a macro, vamos para o Java:
A classe abstrata é uma que não pode ser instanciada diretamente, mas é usada como modelo para definir outras classes. Classes abstratas são usadas para definir um conjunto de métodos e variáveis que devem ser implementados por classes derivadas, mas não fornecem uma implementação completa desses métodos.
Uma classe abstrata é definida usando a palavra-chave abstract antes da palavra-chave class na declaração de classe. Uma classe abstrata pode conter métodos abstratos, que não possuem implementação, e métodos concretos (também chamados de métodos não abstratos) que possuem.
Uma instância, por outro lado, é um objeto criado a partir de uma classe concreta. Uma instância é criada usando a palavra-chave new seguida do nome da classe e dos argumentos do construtor, se necessário. Ao contrário das classes abstratas, as classes concretas podem ser instanciadas diretamente e fornecer uma implementação completa de todos os seus métodos.
Podemos dizer que uma classe abstrata é usada como modelo para definir outras classes e fornece uma interface comum para suas subclasses, enquanto uma instância é um objeto criado a partir de uma classe concreta e fornece uma implementação completa de todos os métodos dessa classe.
O que é uma classe e uma subclasse?
Na Programação Orientada a Objetos, uma classe é um modelo ou modelo que define um conjunto de atributos (variáveis) e métodos (funções) que podem ser usados para criar objetos. Objetos são instâncias da classe, ou seja, são variáveis que são criadas a partir da classe e possuem valores específicos para seus atributos.
Uma subclasse, por outro lado, é uma classe que herda os atributos e métodos de outra chamada superclasse. A subclasse pode adicionar novos atributos e métodos àqueles herdados da superclasse e também pode redefinir ou substituir os métodos da superclasse para personalizar seu comportamento.
A herança é um dos principais conceitos da Programação Orientada a Objetos e permite a criação de hierarquias de classes que compartilham comportamentos e características comuns, mas diferem em outros aspectos específicos de cada subclasse.
Resumindo, uma classe é um modelo que define atributos e métodos para criar objetos, e uma subclasse é uma classe que herda os atributos e métodos de uma superclasse e pode adicionar novos atributos e métodos e/ou substituir os métodos da superclasse.
Exemplos de classes abstratas em Java:
- Figura Geométrica: uma classe abstrata que define métodos abstratos para calcular a área e o perímetro de uma figura geométrica.
- Animal: uma classe abstrata que define métodos abstratos para comer e se mover, que devem ser implementados por subclasses.
- Veículo: uma classe abstrata que define métodos abstratos para acelerar e desacelerar, que devem ser implementados por subclasses.
- Funcionário: uma classe abstrata que define métodos abstratos para cálculo de salário e benefícios, que devem ser implementados por subclasses.
- Pessoa: uma classe abstrata que define métodos abstratos para obter e definir informações pessoais, como nome e idade, que devem ser implementadas por subclasses.
Exemplos de instâncias em Java:
- Círculo: uma instância da classe Figura Geométrica que implementa os métodos para calcular a área e o perímetro de um círculo.
- Cachorro: uma instância da classe Animal que implementa os métodos para comer e se mover como um cachorro.
- Carro: uma instância da classe Veículo que implementa os métodos para acelerar e frear como um carro.
- Gerente: uma instância da classe Funcionário que implementa os métodos para calcular o salário e os benefícios de um gerente.
- Estudante: uma instância da classe Pessoa que implementa métodos para obter e definir as informações pessoais de um aluno.
Em conclusão, a Programação Orientada a Objetos em Java é uma abordagem poderosa e flexível para o desenvolvimento de aplicativos e sistemas, oferecendo várias vantagens importantes que a tornam uma abordagem popular e amplamente utilizada na programação moderna.
Aqui estão os pontos principais deste artigo:
- A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação baseado na criação de objetos que interagem entre si para executar tarefas e processos.
- Em Java, a POO é amplamente utilizado e oferece várias vantagens importantes em termos de modularidade, reutilização de código, encapsulamento, herança e polimorfismo.
- A modularidade é uma das principais vantagens da POO, permitindo a criação de aplicações escaláveis e de fácil manutenção.
- A reutilização de código é outro grande benefício da OOP, que economiza tempo e esforço na codificação.
- A OOP também oferece herança e polimorfismo, que permitem a criação de classes derivadas e o uso de objetos de classes diferentes de forma intercambiável, facilitando a criação de códigos mais genéricos e reutilizáveis.
Após essa leitura podemos entender muito melhor qual é a diferença entre instância e classe, como ela se relaciona com o paradigma de programação orientada a objetos e assim entender porque a utilizamos (versatilidade de código, multiplataforma e velocidade). Se você quiser praticar um pouco mais, recomendo que use a página a seguir como sua bíblia de aprendizado https://www.w3schools.com/java/.
Isso foi tudo por hoje. Lembre-se de que o sucesso está por trás de cada momento de prática.
Sucesso!
Referências
- Coding Dojo Latam - Bootcamp.
- Coronel, E. Lenguaje de programación con Java.
- Freecodecamp.com.
- Guías de ADA ITW - Bootcamp.
- UTN Argentina.
- W3 Schools. https://www.w3schools.com/java/
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