[VÍDEO] CTO Talks #08 - Izabela Anholett: “Eu sempre quis ser uma executiva”
Mais um episódio de CTO Talks foi ao ar e a convidada da vez foi Izabela Anholett, CTO da Exame, um grande veículo para desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial. Formada aos 20 anos em Administração de Empresas, ela escolheu migrar para a área tech por meio de um programa de trainee. Ela conta que ficou apaixonada pela carreira em tecnologia porque se mostrava ter a possibilidade de liderar vários projetos diferentes e conversar com áreas distintas durante o dia a dia.
Izabela passou pela área de governança, gestão, atendimento, SAP até alcançar a liderança técnica na Exame. Ela aprendeu vários idiomas durante a carreira e também investiu em tirar certificações, uma delas foi a Green Belt.
Green Belt: o que é?
Para quem não conhece, trata-se de uma Certificação da Lean Six Sigma usada para descobrir soluções quando só se sabe qual é o problema. É muito usada para melhorar a qualidade do serviço oferecido aos clientes já que os profissionais estarão hábeis a identificar os problemas enfrentados e implementarão soluções que erradiquem exatamente o problema do cliente.
A Izabela conquistou essa certificação e acha muito importante que os profissionais da área tech invistam também porque, no dia a dia de quem trabalha com tecnologia, esta certificação pode ajudar o profissional a ter uma visão do todo e pensar de forma personalizada em resolver os problemas do cliente.
Quero ser um(a) executivo(a). E agora?
A Izabela dá dicas importantes para a galera que quer crescer no nível executivo em tecnologia.
1- Pense bem!
O cargo de executivo em tecnologia demanda muita dedicação e estudo. Muitas vezes será preciso trabalhar até tarde, estudar muito para tirar certificações que façam sentido para a sua carreira e abrir mão de alguns momentos da vida pessoal para focar no profissional. São pequenos sacrifícios que você vai ver resultado lá na frente. A Izabela diz que é essencial ter um acordo com o parceiro ou parceira para estes momentos nos quais você não estará presente para a família.
2- Conheça o business
Não adianta falar technês, é preciso conhecer o negócio que você atua antes de mais nada.
Se você quer ser um executivo de tecnologia com sucesso, entenda o seu negócio. Entenda o que é uma venda registrada no caixa saindo uma nota fiscal com sucesso. Entenda o que é um site programando com advertisement funcionando. Só aí você fala de tecnologia.
3- Você está pronto(a)!
A dica é para todos, mas especialmente para as mulheres. Temos sempre o pensamento de que precisamos de um curso a mais, de uma certificação a mais, de um idioma a mais ou de um tempo a mais trabalhando com determinado assunto para estar apto a fazer algo. Isso tem a ver um pouco com a famosa Síndrome do Impostor e precisamos tentar evitá-la ao máximo.
“Você não precisa estar 100% pronto(a) para sentar em uma cadeira de executivo(a) pela primeira vez. As pessoas que te sobem para esta cadeira entendem que você terá uma curva de aprendizado.”
Head x CTO
Perguntamos a Izabela qual era a diferença entre a vida dela como Head e como CTO. Ela comentou que foi basicamente o nome do cargo já que as duas funções executam atividades semelhantes no dia a dia.
A diferença mais notável está entre as funções de Gerente e as funções de CTO, uma vez que o gerente está focado mais em coisas operacionais e no gerenciamento de processo e time enquanto o CTO fala sobre estratégia e nos relacionamentos.
Como se manter atualizada?
Se manter atualizado tanto sobre o mundo tech quanto sobre o business no qual você trabalha é essencial. Hoje em dia, tudo muda muito rápido e todos os dias são descobertas novas formas de realizar algum processo. Por isso, a Izabela oferece algumas dicas para manter-se em dia com o mercado.
1- Cases de sucesso no mercado
Blogs como a Netflix e Nubank publicam constantemente novidades relacionadas ao mundo tecnológico. A dica é acompanhar os cases de sucesso publicados por grandes empresas que utilizam a tecnologia para impulsionar seus negócios.
2- Faça pequenos cursos
A Izabela recomenda tirar um tempo e estudar algo relacionado à carreira. Isso, com certeza, dará mais visão sobre o que está acontecendo e também é um conhecimento a mais adquirido para a carreira. Ela estimula cursos livres, workshops e até assistir vídeos do youtube.
Livros
A Izabela indica três livros muito bons para qualquer fase da carreira:
- Coisas que eu odeio em T.I - Livro de Susan Cramm
- Buda: dançando numa boate - Livro por Paula Abreu
- The Lean Startup - Livro por Eric Ries
A Izabela termina o vídeo dando uma dica muito bacana para a galera tech. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo, a 8ª edição do CTO Talks, publicado no canal da Revelo Community no Youtube.