É hora de formar uma equipe de análise de dados para minha empresa?
Ao longo dos anos, fui abordada por diversas pessoas que pediram minha opinião sobre como começar a usar os dados de suas empresas.
Alguns para moda e outros com propostas mais sólidas, mas todos com o mesmo desafio: É um bom momento para formar uma equipe de Data Analytics?
Não existe uma maneira certa ou única de construir uma equipe analítica. Cada empresa tem necessidades, ferramentas, estruturas e objetivos diferentes, por isso, antes de começar a contratar os melhores talentos, responda a estas 5 perguntas:
1) Por que eu quero uma equipe de análise?
Muitas organizações se sentem pressionadas pelas tendências do mercado e acreditam que a contratação de analistas ou cientistas de dados irá ajudá-las magicamente a ser uma empresa de ponta. A realidade é que o sucesso destas iniciativas tem um fundo cultural: é preciso ter o apoio da liderança da empresa, pois é preciso estar disposto a começar a tomar decisões usando dados, definir a governança de dados e dedicar recursos económicos para tornar isso possível. Na minha experiência, as empresas que têm mais sucesso na utilização dos seus dados são aquelas onde os líderes tomam decisões baseadas em evidências, gerando gradualmente uma cultura centrada em dados. Todas as empresas podem se beneficiar com o uso de seus dados. Eles só precisam ter certeza de que fazem isso pelos motivos certos.
2) Eu realmente preciso de uma equipe ou posso começar com uma externa?
Comece lendo o contexto do seu negócio. Se a sua empresa nunca realizou iniciativas deste tipo, reduza a curva de aprendizagem trabalhando algum tempo com especialistas. Através do olhar de empresas especializadas você poderá entender como definir objetivos adequados para seus projetos e gerenciar uma equipe de análise.
3) Tenho as capacidades tecnológicas adequadas?
Conheço muitas empresas que cometem o erro de focar apenas na contratação de analistas de dados e cientistas, sem considerar que precisam ter capacidades para realizar análises de dados. Se os especialistas não conseguirem aceder à informação de que necessitam e não receberem o orçamento para utilizarem as suas ferramentas de trabalho, rapidamente ficarão frustrados e procurarão outras oportunidades. Considere que um analista ou cientista de dados moderno trabalhará usando muitas ferramentas de nuvem, como data lake ou warehouse, dashboards e IDEs, entre outros, portanto você deve se preparar técnica e financeiramente para fornecê-los.
4) Tenho um caso de negócios sólido?
É muito importante ter um objetivo de alto impacto para o negócio. Comece identificando de 5 a 6 oportunidades de valor. Algumas ideias podem ser:
- Evite a fuga dos clientes atuais.
- Identifique oportunidades de venda cruzada para os clientes.
- Otimize o tempo de produção de uma peça.
- Preveja falhas da máquina.
Escolha objetivos ambiciosos, mas alcançáveis, que gerem valor para o negócio e muito entusiasmo nos stakeholders.
5) Temos tempo e recursos agora?
Ao contratar considere:
- Salários: Na LATAM, um cientista de dados tem um salário até 10 vezes superior à média dos demais trabalhadores.
- Especialização: Devido à grande procura por esses perfis, o tempo de preenchimento de uma vaga pode ser de até 3 meses para obtenção de um perfil adequado.
Criar uma equipe de análise de dados não é uma tarefa simples, mas exige uma análise e leitura da maturidade da organização, mas não deixe que isso te desanime! Recomendo que as empresas comecem com provas de conceito e experimentos que levem a histórias de sucesso. Isso ajuda a gerenciar as expectativas corretamente e a construir confiança dentro da organização.
Espero que este artigo ajude você a decidir se é o momento certo para iniciar uma equipe de análise de dados em sua empresa. Se você decidir avançar nesse processo, em um próximo post explicarei algumas formas de organizar equipes de Analytics e Data Science dentro das organizações.
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