Feministech, conheça esta comunidade

Feministech, conheça esta comunidade

Primeiramente, o que são comunidades de tecnologia? Comunidades de tecnologia são espaços onde pessoas que trabalham, estudam, ou apenas curtem tecnologia se juntam pra falar sobre o assunto, tanto de forma técnica, quanto de forma informal, só conversando e trocando conhecimento.

A cada dia, mais e mais comunidades de tecnologia são criadas, tanto sobre uma única tecnologia, quanto sobre a área no geral. Mas, como há uma grande falta de representatividade e diversidade no mercado de trabalho, isso também é refletido nas comunidades, com a maioria tendo a maior participação de homens brancos cisgênero e héteros.

Para mudar esse cenário, existem diversas comunidades voltadas para recortes sociais, como mulheres, pessoas trans, pessoas pretas, pessoas periféricas, PCD 's,etc. E nesse artigo vamos falar sobre uma delas, a Feministech.

Feministech

A Feministech é um grupo de pessoas que se identificam no feminino e não-binárias que produzem, consomem e compartilham conteúdo sobre tecnologia, numa comunidade diversa e inclusiva.

O objetivo da Feministech é aumentar a representatividade de minorias no mundo da tecnologia e de outras minorias sociais que precisam de mais espaço e alcance em todos os espaços. Uma das principais missões da Feministech é auxiliar e incentivar a produção de conteúdo e compartilhamento de conhecimento dessas minorias, como live coding, vídeos, artigos, palestras, podcasts e eventos.

A comunidade tem mídias sociais, como Twitter, Linkedin, Instagram e também um site com mais informações sobre.

Como tudo começou?

Tudo começou em 2020. Neste ano, muitas mulheres que faziam lives na Twitch sobre tecnologia decidiram se unir e formar uma comunidade chamada Live Coder Girls.

A Live Coder Girls era uma comunidade que buscava organizar, apoiar e divulgar as lives. Além das lives, também aconteciam as famosas maratonas, que eram eram eventos de 12 horas no qual cada participante fazia uma ou duas horas de live, passando a audiência para a próxima pessoa (como a passagem de tocha de uma maratona). Conforme o tempo, muitas pessoas pararam de fazer lives, então a comunidade precisou  se reestruturar, surgindo uma nova no lugar.

Reestruturação da comunidade

No lugar da Live Coder Girls, foi criada a Feministech, expandindo a comunidade para qualquer pessoa que se identifique no gênero feminino e pessoas não binárias.

A Feministech expandiu também a questão dos conteúdos: agora tinham pessoas que produziam outros tipos além das lives como artigos, palestras, vídeos, posts de rede social, etc. Essa reestruturação da comunidade ocorreu no começo de 2021 e, durante esse ano, os tipos de eventos mudaram também abrindo espaços para palestras, rodas de conversas e assuntos fixos. Tudo ficou mais organizado e profissional.

Renovação da Feministech

No começo de 2022, a comunidade mudou novamente, expandindo para qualquer tipo de conteúdo sobre tecnologia. Além disso, ela se tornou mais moderna, mais generalistas e ganhou uma nova logo.

A comunidade também focou mais nos recortes internos, buscando aumentar o número de pessoas trans, pessoas pretas e pessoas pardas. Um exemplo disso são os cantinhos, espaços dentro da comunidade exclusivos para pessoas participantes de alguns recortes sociais, como LGBTQIA+, pessoas trans e pessoas não monogâmicas.

Uma outra mudança que foi feita para tentar melhorar a comunidade são as “Boas Vindas”, que são reuniões semanais, onde as pessoas novas são introduzidas na comunidade, com uma apresentação, falando sobre missões, valores, história, e projetos da Feministech e também uma rodada de apresentações.

Nessa fase, que é a atual da comunidade, estamos buscando expandir as pessoas participantes, principalmente em recortes sociais de minorias sociais de dentro da Feministech e organizar eventos maiores, até mesmo com patrocínios.

Eventos

Os eventos da Feministech, chamados de Feministalks, são sempre mensais, e geralmente com 3 ou 4 palestras, e no fim, acontece uma roda de conversa sobre o assunto com as pessoas palestrantes. Os eventos estão todos disponíveis no site, na seção de eventos, com a gravação também disponível.

Projetos

A Feministech tem diversos projetos feitos pelas pessoas participantes da comunidade, direcionados ou não à própria comunidade. Alguns deles sendo:

Time de Streamers

O time de Streamers foi o primeiro projeto da Feministech, sendo feito durante a Live Coder Girls. O time é formado por todas as pessoas streamers da Feministech, listando todas em uma página na Twitch.

Bot da Feministech

O bot da Feministech é um bot de interação para as lives das pessoas streamers da Feministech, fornecendo comandos para informar agenda de eventos, recomendações de pessoas streamers, dar boas vindas às pessoas que entraram na live, etc.

Boas Vindas

O Boas Vindas é um projeto onde fazemos um onboarding para as novas pessoas na comunidade, mostrando nossa história, missão, valores, e projetos, e fazendo uma roda de apresentações no final.

Escolinha da Lissa

A Escolinha da Lissa é uma mentoria de produção de conteúdo com aulas semanais direcionadas a pessoas que desejam começar a produzir conteúdo. A mentoria não é unilateral. O objetivo é que todas as pessoas se ajudem no processo, fornecendo conteúdo e pedindo feedback de suas produções.

Feministech Podcast

O Feministech Podcast é um podcast da comunidade onde discutimos assuntos ligados ao mundo da tecnologia, criando um conteúdo mais diverso e inclusivo num mercado tão pouco representado.

Artigos

A Feministech tem uma organização no dev.to, onde as pessoas da comunidade publicam artigs sobre assuntos técnicos ou coisas gerais sobre tecnologia, buscando compartilhar conhecimento e gerar discussões.

Como participar da Feministech

Para participar da Feministech, é necessário que você entre em contato pelo twitter ou pelo meu perfil pessoal mesmo, que é @lissatransborda. Envie uma DM pedindo para entrar no grupo e, com isso, vamos mandar um convite para o nosso Discord.

Também é possível participar da Feministech interagindo nos posts, assistindo as lives e participando dos eventos. Assim, mesmo não fazendo parte da comunidade fechada, você consegue ajudar a causa.

Nesse artigo, te apresentei o básico sobre a Feministech, falando sobre a comunidade, Live Coder Girls, a nossa história e projetos. Muito obrigada por ler 🏳️‍⚧️