Guia intermerdiário de Java
Bem, antes de começar a leitura deste artigo, recomendo ao leitor que antes faça a leitura do artigo Guia Inicial de Java feito por mim que você poderá encontrar aqui mesmo na Revelo Community.
Lendo esse artigo que citei anteriormente você terá acesso a temas como: configuração do ambiente em vários sistemas operacionais, pontos positivos em usar Java, e a sintaxe básica da linguagem.
Além disso, nesse artigo citado você terá acesso ainda a informações de nível básico, como: Objeto e Classes, Construtores, Tipos de dados aceitos, Operadores básicos, Métodos e Exceções.
Considerando que a linguagem Java é uma linguagem de programação de alto nível orientada a objetos, vamos passar para o nível intermediário.
Sintaxe Intermediária
Herança
Herança é um mecanismo de orientação a objetos que permite que uma classe herde as propriedades e métodos de outra classe. Isso permite a reutilização de código e a implementação de hierarquias de classes.
A herança permite que uma classe herde as propriedades e comportamentos de outra classe. Exemplo:
Interfaces
Interfaces são contratos que especificam quais métodos uma classe deve implementar, sem especificar como esses métodos devem ser implementados. Isso permite a criação de classes que podem ser usadas em conjunto, mesmo que eles não tenham nenhuma relação de herança.
As interfaces são como contratos que especificam quais métodos devem ser implementados por uma classe. Exemplo:
Coleções
Coleções são estruturas de dados que permitem armazenar e gerenciar vários objetos. O Java fornece uma variedade de classes de coleções, como: ArrayList, HashMap, LinkedList, Set e Queue.
- ArrayList: é uma implementação de lista que utiliza arrays internamente para armazenar os dados. Ele é útil quando você precisa armazenar uma grande quantidade de dados e deseja acessá-los rapidamente por meio de índices.
- HashMap: é uma implementação de mapa que armazena os dados em pares chave-valor. Ele é útil quando você precisa associar dados a uma chave específica e deseja acessá-los rapidamente usando a chave.
- LinkedList: é uma implementação de lista encadeada que permite a adição e remoção de elementos com alta performance.
- Set: é uma coleção que não permite elementos duplicados, é uma boa escolha para representar conjuntos matemáticos.
- Queue: é uma coleção que segue a ordem de entrada e saída de elementos, é uma boa escolha para representar filas.
Além dessas classes, o Java também fornece outras classes de coleções, como as coleções sincronizadas, que garantem acesso seguro aos dados por múltiplas threads, e as classes de coleções imutáveis, que não permitem a alteração dos dados depois de serem criadas. Exemplo:
Threads
Threads são unidades de execução que podem ser executadas paralelamente. O Java fornece a capacidade de criar e gerenciar threads, o que permite a criação de aplicativos que podem realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
O Java possui uma biblioteca de threads que permite que você execute várias tarefas de forma concorrente. Exemplo:
I/O
Saber apresentar dados na tela e ler dados do teclado é um passo fundamental no aprendizado da programação. I/O (In/Out) é a abreviação de entrada e saída e no Java é geralmente realizado através de fluxos (streams).
O Java fornece uma variedade de classes e interfaces para lidar com a entrada e saída de dados, incluindo classes para lidar com arquivos e fluxos de rede.
- FileInputStream e FileOutputStream: essas classes permitem ler e escrever dados em arquivos.
- ByteArrayInputStream y ByteArrayOutputStream: essas classes permitem ler e escrever dados em arrays de bytes.
- DataInputStream y DataOutputStream: essas classes permitem ler e escrever dados primitivos (como inteiros e strings) em fluxos de bytes.
- ObjectInputStream e ObjectOutputStream: essas classes permitem serializar e desserializar objetos em fluxos de bytes.
- PrintStream e PrintWriter: essas classes permitem escrever dados em um fluxo de saída, com suporte para formatação e impressão de dados primitivos.
- Reader e Writer: essas classes são a base para a leitura e escrita de caracteres, elas são utilizadas como base para outras classes de leitura e escrita de caracteres.
- InputStreamReader e OutputStreamWriter: essas classes permitem a conversão entre fluxos de bytes e fluxos de caracteres.
Além dessas classes, o Java também fornece suporte para fluxos de rede, como sockets e protocolos de rede, e também fornece classes para trabalhar com fluxos de compressão e criptografia. Exemplo:
Pacotes
Pacotes são conjuntos de classes e interfaces relacionadas que são agrupadas juntas. Isso permite organizar o código de uma aplicação de forma lógica e também ajuda a evitar conflitos de nomes de classes.
O Java possui a capacidade de organizar seu código em pacotes. Isso permite que você mantenha sua estrutura de arquivos organizada e evite conflitos de nomes de classes. Exemplo:
Cadenas
Uma cadeia (ou string) é uma sequência de caracteres. Em Java, as cadeias são representadas pela classe String. As cadeias são utilizadas para representar texto, seja para exibição em uma tela, armazenamento em um banco de dados ou qualquer outra finalidade que necessite de texto.
A classe String fornece muitos métodos úteis para manipular cadeias. Alguns exemplos incluem:
- substring(int beginIndex, int endIndex): retorna a substring entre os índices especificados.
- indexOf(String str): retorna o índice da primeira ocorrência da cadeia especificada.
- length(): retorna o comprimento da cadeia.
- toUpperCase(): retorna a cadeia com todas as letras em maiúsculas.
Para criar uma cadeia, você pode atribuí-la a uma variável ou passá-la como argumento para um método. Exemplo:
Booleanos
Em Java, um booleano é um tipo de dado que pode assumir apenas dois valores: true (verdadeiro) ou false (falso). É válido mencionar ainda que os valores booleanos são geralmente usados para representar condições lógicas, como verificações de igualdade ou comparações, como verificar se um número é par ou ímpar.
Os operadores lógicos (&&, ||, !) podem ser utilizados para criar expressões booleanas. Exemplo:
Manipulação de dados e estruturas de repetição
Ao começar a desenvolver sistemas um pouco mais avançados, você se deparará com a necessidade de organizar os dados que são manipulados no código.
Matrizes
Uma matriz é uma coleção de elementos do mesmo tipo. Em Java, as matrizes são representadas pelos tipos primitivos (por exemplo, int[]) ou pela classe Array.
As matrizes são úteis para armazenar e processar grandes quantidades de dados do mesmo tipo. Elas podem ser usadas em muitas aplicações diferentes, como jogos, gráficos e processamento de dados.
Para criar uma matriz, você deve especificar o tipo de dados e o tamanho da matriz. Exemplo:
Logo você poderá se perguntar: "E agora, já sei fazer algumas funcionalidades, mas como posso fazer para deixar o código mais limpo e ágil de acordo com as boas práticas?".
Bem, além dessas ferramentas já demonstradas, outras ferramentas importantes e presentes na lógica de programação de qualquer código são as estruturas de condição e repetição, quais sejam: If... Else, While e For.
If... Else
O comando if...else permite que você execute diferentes códigos de acordo com uma condição. Além disso, o comando if...else pode ser usado com múltiplas condições também, se utilizado os comandos else e if.
A condição é avaliada como true ou false e, dependendo do resultado, o código dentro do if ou do else é executado. Exemplo:
É importante notar que, uma vez que uma condição é verdadeira, as outras condições não serão mais verificadas e o código correspondente será executado.
While
O comando while permite que você execute um código repetidamente enquanto a condição for verdadeira.
Ele é útil quando você não sabe quantas vezes o código precisa ser executado.
Além disso, é importante garantir que a condição do while será false em algum momento, caso contrário o loop será infinito. Exemplo:
For
O comando for permite que você execute um código repetidamente um determinado número de vezes.
Ele é útil quando você sabe exatamente quantas vezes o código precisa ser executado. A estrutura básica do comando for inclui três partes: a inicialização da variável de controle, a condição de parada e o incremento ou decremento da variável de controle. Exemplo:
Esses são alguns exemplos de tópicos intermediários em Java, mas há muito mais para explorar. É importante estudar e praticar continuamente para se tornar um desenvolvedor Java experiente.
Conclusão
A partir da análise e discussão dos dados e informações apresentadas, pudemos observar a importância de se aprofundar ainda mais em pesquisas e estudos relacionados a este assunto, visando sempre o desenvolvimento e a evolução do nosso campo.
Agora que você já tem um panorama de alguns tópicos que você precisa ter conhecimento no nível intermediário que precisam de atenção, podemos chegar ao nível avançado no próximo artigo.
Assim encerro o guia de hoje! Você conferiu um guia de nível intermediário sobre uma das linguagens mais famosas do mercado, a linguagem Java.
E aí, o que vocês já haviam desenvolvido usando a linguagem Java antes? Já tiveram contato prévio com os assuntos do artigo? Aqui no blog você verá mais conteúdos relacionados sobre desenvolvimento de várias linguagens, principalmente Java e outras tecnologias “exóticas” escritos por mim.
Sucesso!
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