Guia prático para tirar Certificações Técnicas
Uma das partes mais legais para quem trabalha com tecnologia é estar em constante aprendizado, seja uma habilidade técnica, uma funcionalidade nova em um software ou device, uma habilidade de comunicação, uma nova linguagem de programação, um novo framework de estudo - o que você imaginar!
O mundo da tecnologia muda muito rápido e, se não estivermos nos atualizando, seremos deixados para trás. Então, porque não se divertir enquanto aprendemos?
Uma das partes do meu trabalho como Engenheira de Soluções (contei sobre essa profissão nesse artigo aqui) é estudar e tirar certificações. Algumas das minhas mais recentes foram a Google Cloud Platform e a Microsoft Azure (ambas focadas em Infraestrutura de Nuvem).
No artigo de hoje, quero compartilhar com vocês alguns dos meus hábitos e dicas que uso para me preparar para as provas. Espero que te ajude na sua rotina de estudos.
Como se Preparar Tecnicamente
1- Saiba do seu PORQUÊ
Primeiro, entenda: porque estou estudando para tirar essa certificação? Os motivos podem ser dos mais variados:
- Se eu tirar a certificação X, eu vou conseguir aumentar meu salário em Y,
- Se eu tirar a certificação X, eu tenho chance de uma promoção aqui na empresa Z,
- Se eu tirar a certificação X, eu posso ser contratado pela empresa W
- Se eu tirar a certificação X, eu vou aprender sobre a Tecnologia A e isso me anima muito
Qualquer que seja o motivo tenha ele muito claro, porque vai ser nele que você vai se agarrar quando o processo de estudar sobre essa tecnologia se tornar tedioso (nem todo o processo de estudo são flores e nós sabemos bem disso)
2- Se apaixone pelo PROCESSO
Recentemente, assisti a um vídeo que diz: “A man who loves walking, walks further than the man that loves the destination”. Em tradução literal: “Uma pessoa que ama andar, chega mais longe do que aquele que ama somente o destino”.
Isso é muito importante: se você somente pensar no objetivo final (tirar a certificação), você vai achar todo o processo tedioso.
Quando eu estudei para a prova da Google Cloud Platform, como comentei nesse texto, eu encarei como uma forma de aprendizado e aproveitei para realmente gostar de abrir o lab todos os dias e estudar sobre aquele conceito. Nem todos os conceitos que você está aprendendo vão ser interessantes, mas procure aqueles que você gosta mais. E converse sobre esses tópicos com seus colegas. O que leva a terceira dica.
3- Tenha um ACCOUNTABILITY PARTNER
O termo Accountability Partner vai te ajudar demais! Um Accountability Partner é aquela pessoa que vai te manter na linha de estudo e também aquela pessoa que você vai compartilhar sobre os conceitos aprendidos.
Quando eu estava estudando pra prova, um outro amigo também estava. Nós falávamos do nosso progresso um para o outro e nos motivávamos a estar sempre em sincronia com os capítulos que estávamos estudando.
Eu sugiro que você encontre alguém que também tenha interesse em tirar a certificação e que vocês possam conversar de 1 a 2 vezes na semana para falar como o estudo está indo e explicar conceitos um para o outro.
4- Proteja seu TEMPO DE LEITURA TÉCNICA
Algo que me ajudou muito foi definir horários no meu calendário para poder estudar. Eu dediquei blocos de tempo diariamente para revisar um conceito específico ou fazer um lab que sabia que ia demorar mais. Protegia meu tempo religiosamente.
Alguém queria marcar uma reunião naquele horário? Eu só abria uma exceção caso fosse muito urgente.
Sem contar nos labs e demos que: eu iniciava, passava 30 minutos fazendo e chegava na última etapa e ele dava erro. Eu tive que fazer e refazer dezenas de labs, mas, a cada vez que você faz, você aprende mais. Então não desista. Keep going!
Como se Preparar Emocionalmente
Eu sempre fico muito ansiosa antes de fazer qualquer prova no geral, desde o Ensino Médio, graduação e recentemente fazendo as provas das certificações.
Depois de muitos anos sofrendo (e aprendendo, rs!), compartilho aqui embaixo algumas táticas que eu uso pra me ajudar a me preparar emocionalmente: tanto nos estudos quanto no dia da prova.
1- AGENDAMENTO da Prova
Agendo a prova para um dia na semana que sei que não vai ser um dia “cheio”. Explico: segundas e terças-feiras são dias bem corridos no trabalho. Muitas ligações com o cliente, reuniões internas, entregas de material interno, agendamento de novas reuniões, etc.
Nas últimas vezes, sempre agendei minhas provas para quinta ao final do dia ou sexta de manhã. Ao fazer o agendamento no final da semana, também me dá alguns dias na semana se eu quiser revisar o material com a mente mais fresca.
Aqui, não existe regra: olhe o seu calendário e veja quais os melhores dias da semana você vai ter pelo menos 30 minutos antes da prova para “relaxar” e não ter carga mental focada em outra atividade e preocupação.
2- FOCO, durante os estudos e na hora da revisão
Tanto faz se você gosta da técnica Pomodoro, se você usa um app ou se você prefere se concentrar ouvindo música clássica. Descubra qual a melhor maneira para você focar.
O grande objetivo de ter foco é: eliminar as distrações. E é exatamente isso que funciona para mim. Eu preciso criar o meu espaço para estudar. Eu coloco meu celular em outro cômodo, coloco lo-fi no meu fone de ouvido, eu fecho o meu e-mail, fecho o app do Slack e do Microsoft Teams.
De nada adiantaria colocar 25 minutos no cronômetro do meu celular se todo o meu ambiente ao redor me traz distrações. Ter foco é sobre eliminar distrações. Lembre-se disso.
3- Cuide do seu SONO
Boas noites de sono na semana que antecede a prova. Sim, na semana inteira. Dormir bem está cientificamente comprovado e altamente relacionado a absorção de conteúdo a longo prazo, além de nos dar mais foco e energia para nossas atividades.
Não somente no dia anterior da prova, mas na semana que a antecede, procure dormir as suas horas de sono (eu preciso de 8 horas e meia, por exemplo) e ter uma rotina de sono.
4- Pratique ATIVIDADE FÍSICA
Eu sou bem criteriosa com separar um tempo para me exercitar todos os dias. Seja fazendo kickboxing, alongamento em casa ou aquela caminhada longa com o meu cachorro. Se exercite pelo menos 30 minutos todos os dias. Sua saúde agradece e sua mente também.
4- RESPIRAÇÃO antes da prova
Faça exercícios de respiração 10 minutos antes da prova. Eu gosto muito da técnica da respiração do quadrado. Ao fazer, tente imaginar um quadrado mentalmente:
- inspirar bem devagar pelo nariz por 4 segundos;
- segure o ar nos pulmões por 4 segundos;
- expire bem devagar pela boca;
- fique com o pulmão vazio por 4 segundos.
Repita o processo 5 vezes.
Depoimentos de certificações
Já escrevi sobre algumas provas de certificação que fiz lá no blog do SysAdminas. Você pode encontrar vários outros artigos sobre provas: Azure, Google, Dell, Oracle. A SysAdminas é uma organização que dissemina conteúdo voltado à infraestrutura de TI, além de apoiar mulheres em suas carreiras. Vale super a pena conferir!
Você já fez a prova para alguma certificação? Como foi? Conta pra gente nos comentários do post.
Caso queira ler outros dos meus artigos por aqui, acesse o meu perfil aqui.