IA e o papel do GitHub Copilot no seu desenvolvimento

IA e o papel do GitHub Copilot no seu desenvolvimento

Com certeza você já conhece ou possivelmente já ouviu falar sobre IA (Inteligência Artificial ou AI), mas você realmente conhece? Já utilizou?

Talvez sim, especialmente se você conhece (provavelmente) GitHub (GH) Copilot. Aqui vou falar um pouco sobre isso e te convido a experimentar, já que é uma ferramenta que pode te ajudar a se desenvolver de forma mais rápida e eficiente (ela te intriga porque o * … continue lendo).

Escrever código automaticamente com apenas um comentário ou uma linha e aparecer mais 20 ou 30 com a solução para o seu problema, pode parecer algo saído de um filme, mas não, isso é real e é graças à IA, que hoje é ele voltou a uma ferramenta de primeiro uso.

A inteligência artificial é um conjunto de algoritmos que resolvem problemas automaticamente, com base na simulação da inteligência humana e onde a maioria de seus processos considera aprendizado, raciocínio e autocorreção. A criação do GH Copilot é baseada no OpenAI Codex, um algoritmo de aprendizado profundo, encarregado de analisar o código fornecido a ele e, assim, gerar automaticamente um código de qualidade. O referido algoritmo foi treinado com 10 milhões de linhas de código de 1,5 milhão de repositórios (detalhe que gerou alguma polêmica 😣, por sinal).

Vamos direto ao ponto de como o GH Copilot funciona.

A primeira coisa que precisamos é de um ambiente de desenvolvimento. Existem vários com os quais você pode usar o GH Copilot. Na verdade, aqui você pode encontrar uma lista de editores de código que suportam esta ferramenta.
Pessoalmente recomendo usar o VS Code, um editor de texto com um bom conjunto de ferramentas, pois é muito fácil de usar, configurar, e instalar; Também é muito leve, então você não precisa se preocupar com o desempenho do seu computador.

Etapas para usar o VS Code e o GH Copilot

1. Instale VS Code.

2. Instale a extensão do GH Copilot.

3. Entre no GitHub.

4. Pronto, agora você pode usar o GH Copilot.

Depois de ter tudo pronto, você pode começar a usar o GH Copilot, a primeira coisa é escrever um comentário no seu código para que o GH Copilot forneça uma série de opções de código que você pode selecionar e que serão adicionadas ao seu. Dessa forma, você pode gerar código de forma automática, rápida e eficiente.

GH script by comment

Mas não só isso. O GH Copilot também ajuda você a encontrar e corrigir bugs em seu código. Para fazer isso, você deve selecionar o erro que aparece no seu código e o GH Copilot recomendará várias opções de solução. É uma questão de escolher aqueles que você considera para adicioná-los ao seu código. Desta forma, você resolverá o que corresponde ao suporte da IA.

GH syntax Error correction

Além disso, você não precisa inserir um comentário: a IA pode sugerir métodos ou trechos de código à medida que você avança em seu desenvolvimento.

Como um bom AI, o GH Copilot não apenas ajuda você a programar, mas também a escrever ou escrever a documentação do seu código. Em relação a este último, você notou vários fragmentos de texto que aparecem neste artigo marcados com um asterisco (*)? Bem, eles foram gerados pelo GH Copilot, então ele também pode te ajudar a escrever artigos (embora ainda tenha seus detalhes 😅).

Sem dúvida, a IA tem um potencial incrível para nos ajudar a otimizar nossas tarefas diárias. Muitas aplicações são encontradas em sistemas especialistas, em sistemas de visão artificial e até em vários sistemas de reconhecimento de voz (assim como o assistente do Google ou nossos telefones, que nos "escutam" para nos dar sugestões de onde comprar aquela fritadeira que amo tanto).

Da mesma forma, é fato que a IA já é utilizada em ambientes artísticos e médicos para gerar obras de arte ou diagnosticar doenças.

Você já ouviu falar em Midjourney? É uma inteligência artificial atualmente aberta a uma comunidade via Discord. Desenvolvido em um centro de pesquisa privado e dirigido por David Holz. Midjourney nos permite criar arte em questão de segundos. A única coisa que é necessária é registrar, escrever algumas palavras e nada mais.

Aqui você verá alguns exemplos que usei para testar a ferramenta.

Eu entrei no “Guerreiro estilo Witcher de fogo draconiano com uma espada de duas mãos feita de cristal preto” e o resultado foi este:

Midjourney_Fire_draconic_Witcher_style_Warrior_with_a_two_handed

Quando eu digitei "metatonix", saiu isso:

Midjourney_Metatonix

O melhor de tudo é que você pode dimensioná-los, modificá-los e gerar visuais incríveis com a capacidade de baixá-los.

Como disse, na Medicina também podemos encontrar projetos, como o AI4HealthyAging, enquadrado no programa Missões de I&D em Inteligência Artificial 2021 e que faz parte da agenda Spain Digital 2025, bem como da Estratégia Nacional de Inteligência Artificial.

Entre suas várias implicações encontramos a criação de robôs autodidatas que se alimentam de dados da prática humana para realizar procedimentos cirúrgicos.
Isso é tudo por agora. Espero que tenha gostado do artigo e que o tenha motivado a experimentar o GH Copilot e muitas outras ferramentas de IA, que se tornarão o nosso pão de cada dia, ao mesmo tempo que nos ajudam a realizar as nossas atividades (trabalho, passatempos, objetivos, etc.) muito mais dinâmica e prática quando se trata de focar apenas no que fazer e não tanto em como.

Se você quiser ler mais artigos como este, não se esqueça de se inscrever na comunidade e espero vê-lo em um artigo futuro.


Saudações e até breve!