Laragon: Vantagens e desvantagens

Laragon: Vantagens e desvantagens

No Laragon, você pode facilmente criar um ambiente de desenvolvimento completo e funcional, sem precisar se preocupar com configurações do servidor, por exemplo. Com tudo isso você poderá se concentrar em escrever códigos de qualidade e em se tornar um desenvolvedor ainda melhor.

Veterano ou não, a ferramenta é uma excelente opção para desenvolvedores de todos os níveis que procuram uma solução de banco de dados e servidor fácil de usar, flexível e poderoso. Além disso, sua interface intuitiva e recursos impressionantes tornam o gerenciamento de projetos ainda mais fácil e eficiente.

Algumas pessoas brincam dizendo que a única coisa que o Laragon não faz para o desenvolvedor é escrever o código, mas será que ele realmente não faz isso também? Vejamos algumas vantagens deste.

Vantagens


1) Leve

Se você não tem tanto espaço na sua máquina, não tem problema. O Laragon portátil tem apenas 38 MB e durante sua execução, geralmente, utiliza menos de 4 MB de RAM, mas se você ainda não quiser o ambiente instalado no seu computador, você pode excluí-lo sem problemas, desde que você não delete pastas específicas que você precisa.

Por exemplo: na pasta ‘www\’ você armazena seus projetos, logo, se você excluir a pasta, o trabalho será excluído também, portanto, esteja atento ao nome e a função que a pasta excluída realiza.

2) Facilidade

É possível utilizar o Laragon sem grandes dificuldades, mesmo sem ler toda a documentação, já que o seu painel é minimalista e intuitivo. Além de ser um ambiente isolado, ou seja, sem conflitos de ferramentas.

Start All – Inicia extensões do Laragon;

Web – É basicamente o localhost;

Database – Acessa e gerência conexões com os bancos de dados;

Terminal – Abre linha de comando Cmder

Root – Acessa arquivos locais dos projetos.

3) Liberdade

Ambiente universal para PHP, Node.js, Python, Java, GO, Ruby, MariaDB. O Laragon tem suporte para quase todos os pacotes, sem necessariamente ter a aplicação instalada na máquina, além de poder adicionar pacotes de terceiros no em menos de três cliques. Veja como adicionar pacotes é fácil:

  • Ao lado das notificações é possível acessar ícones ocultos, onde é possível visualizar o ícone do Laragon;

  • Em ícones ocultos iremos clicar com o botão direito:

  • Em seguida iremos apenas passar o cursor em cima do comando Ferramentas:

  • Passando o cursor em cima de Quick add, obtemos vários pacotes, ao clicar no arquivo desejado o download iniciará:


Se o arquivo que você procura não estiver disponível entre as opções, não se preocupe, basta acessar C:\laragon\usr\packages.conf e criá-lo diretamente na sua IDE favorita.

4) Segurança

No Laragon é possível gerar certificados SSL automaticamente. Além de ser possível alterar versões de ferramentas com apenas um clique.

5) Versatilidade

Desenvolveu sua aplicação no LocalHost, mas precisa ou gostaria de compartilhá-la? Sem problemas, por que no Laragon isso é possível, veja!


6) Rapidez

O fato de algumas configurações virem pré-prontas facilita a vida de muitos desenvolvedores, os tornando mais produtivos e rápidos. Em aplicações como o Wampp ou o Xampp é possível observar que a configuração e a instalação de pacotes, até mesmo as instalações dessas aplicações, são muito mais complexas e demoradas do que no Laragon, onde é possível configurar e instalar vários programas de maneira rápida e mais eficaz, e com menos mensagens de erro.


Desvantagens

Agora, que nós já sabemos algumas vantagens do Laragon, vamos falar sobre algumas desvantagens:

1) Embora não utilize serviços Windows, está disponível apenas para Windows.

2) Precisa ser inicializado para poder rodar.

Experiência Pessoal

Depois de tantas informações teóricas, gostaria de relatar minha experiência pessoal com o Laragon.

Logo no primeiro projeto que fiz, eu utilizei o Xampp. Não querendo desmerecer a aplicação e suas funcionalidades, mas logo que comecei a utilizar, foram apresentadas diversas dificuldades.

Sendo sincera, se o professor não estivesse presente para me amparar naquele momento, eu não teria conseguido utilizar o Xampp. O mesmo vale para o Wampp. Mas foi apenas naquele momento, logo eu tive que fazer o projeto sozinha, mas foi impossível. Então, logo em outro projeto eu tive apenas uma aula introdutória do Laragon, e o fato da documentação ser bem direta e intuitiva, utilizá-lo foi quase natural para mim.

Não muito tempo depois tive que fazer outro projeto, só que a implementação do Banco de Dados era necessária, e com certo receio utilizei o Laragon, não sei se é porque gosto muito do que a programação proporciona ou outra coisa, mas eu fiquei encantada com a facilidade e a rapidez com a qual criei e modelei o BD.

Portanto, camaradas programadores, minha experiência pessoal com o Laragon até então tem sido incrivelmente satisfatória e fluída. Para concluir, eu e outros tantos usuários do Laragon recomendamos fortemente sua utilização.

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.