O Dia a Dia de um Engenheiro de Soluções

O Dia a Dia de um Engenheiro de Soluções

Em um dos meus primeiros artigos para a Revelo, falei sobre o trabalho de um Engenheiro de Soluções. Aqui, compartilhei insights sobre minha função como engenheiro de soluções trabalhando para a Dell, uma das maiores organizações de tecnologia do mundo.

Já se passaram cinco anos desde que iniciei minha carreira em Engenharia de Soluções (na verdade, comecei como Tecnólogo de Produto, mais como uma função júnior, antes de ser promovida a Engenheiro de Soluções propriamente dito).

Outros nomes do mesmo cargo são:

  • Engenheiro de vendas;
  • Arquiteto de soluções;
  • Engenheiro de nuvem;
  • Engenheiro de sistemas;
  • Engenheiro pré-vendas.

Todos eles compartilham uma coisa: entender o ambiente de TI do cliente e projetar soluções alinhadas com seus objetivos de tecnologia de curto, médio e longo prazo. Da mesma forma, dependendo da empresa em que você escolher trabalhar, você será exposto(a) a diferentes áreas de expertise. Abaixo, compartilho as áreas onde os Engenheiros de Soluções são mais procurados, e também empresas para você buscar vagas:

Computação em Nuvem:

Empresas como: Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP).

Tecnologias para se especializar: Virtualização, conteinerização (Docker, Kubernetes), serviços em nuvem, computação sem servidor.

Software Empresarial:

Empresas: Salesforce, Oracle, SAP, Microsoft.

Tecnologias para se especializar: Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource Planning (ERP), automação de processos de negócios.

Rede e Infraestrutura:

Empresas: Cisco, Juniper Networks, Palo Alto Networks.

Tecnologias para se especializar: arquitetura de rede, soluções de segurança, roteamento, comutação, firewalls.

DevOps e Integração Contínua/Implantação Contínua (CI/CD):

Empresas para se especializar: Jenkins, CircleCI, GitLab, Travis CI.

Tecnologias para se especializar: implantação automatizada, controle de versão, integração contínua, infraestrutura como código.

Dados e Análises:

Empresas como: Tableau, Qlik, Snowflake, Databricks.

Tecnologias para se especializar: visualização de dados, armazenamento de dados, análise de dados, inteligência de negócios.

Internet das Coisas (IoT):

Empresas: Siemens, Bosch, General Electric, IBM.

Tecnologias: plataformas IoT, redes de sensores, coleta e análise de dados.

Cibersegurança:

Empresas: Symantec, McAfee, CrowdStrike, Check Point.

Tecnologias para se especializar: segurança de rede, proteção de endpoint, criptografia, detecção de ameaças.

E-commerce e Marketing Digital:

Empresas: Shopify, Vtex, Adobe, HubSpot.

Tecnologias para se especializar: plataformas de comércio eletrônico, automação de marketing digital, análise de clientes.

Inteligência Artificial e Machine Learning:

Empresas: IBM Watson, NVIDIA, Microsoft AI, Google AI.

Tecnologias para se especializar: estruturas de aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, visão computacional.

Tecnologia Financeira (FinTech):

Empresas: PayPal, Square, Stripe, Robinhood.

Tecnologias para se especializar: processamento de pagamentos, carteiras móveis, software financeiro.

Telecomunicações:

Empresas: Vivo Telefonica, Huawei.

Tecnologias para se especializar: infraestrutura de telecomunicações, 5G, otimização de rede.

Como Engenheiro de Soluções, você trabalha lado a lado com o executivo de contas ou representante de vendas, fornecendo informações, recursos e soluções para a equipe interna e também para o cliente.

É um excelente papel se você gosta de desempenhar um papel consultivo, como ensinar e ajudar os outros, enquanto se desenvolve profissionalmente.

Educar os clientes é o papel principal do engenheiro de soluções, mas também oferecer seu conhecimento técnico para explicar conceitos para a equipe de vendas é muito bem visto pela equipe. Dessa forma, você estará estabelencedo a sua marca pessoal como especialista naquela área, e servirá de recurso para quando diferentes funcionários precisarem saber mais sobre determinado assunto. Ao final do dia, você quer ser respeitado pela sua expertise, e fazer com que não apenas seus clientes confiem em você, mas também a sua equipe.

Dia na vida de um engenheiro de soluções

Como Engenheiro de Soluções, meu calendário consiste em apoiar o meu cliente, apoiar a equipe de vendas e empoderá-los tecnicamente, mas também investir no meu desenvolvimento profissional.

Abaixo, coloco as divisões percentuais para as atividades que exerço:

  • 50% Atendimento ao cliente: reuniões, encontros semanais, demonstrações, apresentações de novos produtos, chamadas envolvendo outros departamentos (por exemplo, chamada de suporte, gerenciamento de produtos, serviços).
  • 15% de aprendizado: me atualizando na tecnologia e no portfólio. Fazendo treinamento obrigatório e eletivo, trabalhando em minhas habilidades de apresentação e comunicação. O aprendizado pode ser aplicado a qualquer desenvolvimento profissional: habilidades técnicas ou soft skills.
  • 15% de reuniões internas: ligações obrigatórias com o gerente de vendas da região, ligações semanais com meu representante de vendas e ligações de alinhamento para preparar as ligações dos clientes.
  • 10% tarefas administrativas: em alguns períodos do ano, há tarefas administrativas mais intensas, como treinamentos de ética e privacidade e segurança, mas tento manter essas tarefas no mínimo para não atrapalhar uma semana que está passando rapidamente com os clientes demandas.
  • 10% Diversidade e Inclusão e Esforços de Mulheres na Tecnologia: No passado, eu costumava dedicar mais do meu tempo às atividades de Diversidade e Inclusão, participando ativamente de Grupos de Recursos de Funcionários (ERGs) e apresentando em painéis e universidades. Ultimamente, meu foco mudou, pois meu cliente exigia mais atenção. Ele vem em ondas, então esteja preparado para planejar de acordo com as necessidades do cliente e da empresa.

Os melhores engenheiros de solução são aqueles que sabem administrar seu calendário, colocar limites com as demandas que vem da equipe de vendas (que podem ser muitas, a todo o tempo!) e também dar tempo de apoiar e responder aos clientes prontamente.

Esses percentuais variam de acordo com a estação do ano, se os clientes estão planejando sua arquitetura para o próximo ano, se estão fundindo ou adquirindo outras empresas, se estão congelando seus investimentos em TI e assim por diante. Uma função de vendas sempre depende do mercado e de como as empresas estão performando financeiramente.

Estar de olho nas indústrias dos seus clientes também oferece benefícios. Por exemplo, caso você se interesse pela área Financeira, e seus clientes são grandes bancos, você pode usar da sua curiosidade para se aprofundar mais no mercado. Ao ter conversas com os seus clientes, você estará pautado em informações de mercado para ter conversas mais ricas com todos os stakeholders.

Um conselho que dou para quem quer entrar na área de Engenharia de Soluções e Vendas Técnicas é: ache uma área ou indústria que você se interesse (por exemplo: Moda, Medicina, Mercado Financeiro, etc), e busque empresas de serviços e produtos de tecnologia que cubram esses mercados. Dessa forma, você vai poder mesclar sua paixão pelo tema, com a tecnologia da empresa e o seu desenvolvimento profissional será muito mais prazeroso.

Trabalhar como Engenheiro(a) de Soluções é muito interessante se você deseja trabalhar com pessoas, gerenciar projetos, arquitetar soluções, aprender e estudar tecnologia e, mais do que tudo: ser um consultor de confiança para seu cliente. A relação de confiança é importante. Dessa forma, ao longo prazo, enquanto você for construindo sua carreira na área, mais pessoas conhecerão sua ética e também suas habilidades de explicar termos complexos em conceitos simples.

Se você deseja iniciar sua carreira em Engenharia de Soluções, recomendo que consulte alguns dos recursos abaixo:

  • National Society of Sales Engineers (em inglês).
  • Presales Collective.

Também gostaria de recomendar alguns livros se você quiser começar a estudar:

  • Mastering Technical Sales: The Sales Engineer's Handbook, de John Core.
  • The Challenger Customer, de Brent Adamson, Matthew Dixon, Pat Spenner e Nick Toman.
  • The Challenger Sale, de Matthew Dixon e Brent Adamson.
  • The Phoenix Project: A Novel about IT, DevOps, and Helping Your Business Win, de Gene Kim, Kevin Behr e George Spafford

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o trabalho de um Engenheiro de Soluções, fique à vontade para entrar em contato comigo pelo LinkedIn, neste link, e assinar a minha newsletter sobre carreira no Substack neste link.

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