O que é Express?

O que é Express?

Antes de começarmos com o protagonista deste artigo, temos que falar sobre uma tecnologia muito importante que devemos conhecer antes de iniciarmos nossa jornada. Não é nada mais nada menos que Node.js.

O que é Node.js?

Node.js é um ambiente de execução de plataforma cruzada de código aberto baseado em JavaScript.

Para entender um pouco por que o Node.js existe, o ideal é que tenhamos conhecimentos básicos sobre JavaScript e como ele funciona.

Antes da criação do Node.js, não havia possibilidade de executar JavaScript nativamente no lado do servidor. Originalmente, o JavaScript foi projetado para o frontend e executado no lado do cliente nos navegadores. Com o tempo, sua versatilidade levou à sua expansão para o backend.

Por outro lado, antes da criação do Node.js, tecnologias de terceiros como SpiderMonkey e JScript eram necessárias para usar JavaScript no servidor. O objetivo inicial do JavaScript era melhorar a interação entre as páginas web e os usuários, facilitando a criação de funcionalidades complexas e melhorando a fluidez das interfaces de usuário (UI).

Porém, com a criação do Node.js, um ambiente de execução JavaScript do lado do servidor foi estabelecido, permitindo seu uso na construção de aplicações fullstack.

Assim, o JavaScript se tornou uma linguagem que pode ser usada tanto no desenvolvimento frontend quanto backend de aplicações web.

Agora, com esta pequena introdução, vamos falar do Express.

O que é Express?

Express é um dos frameworks de back-end mais populares para desenvolvimento web com Node.js e quase se tornou um padrão para aplicativos desenvolvidos com Node. Ele oferece recursos robustos, é leve e permite implantação rápida, o que o torna uma excelente escolha para a criação de back-ends escalonáveis, fáceis de manter e de alto desempenho.

O Express fornece uma camada adicional que facilita o roteamento e o tratamento de solicitações e respostas HTTP, tornando-o ideal para implantação de aplicativos.

Por que usar Express?

Uma das maiores vantagens e motivos para sugerir o uso do Express é sua abordagem simples e minimalista. A curva de aprendizado é baixa, principalmente para quem já está familiarizado com JavaScript. Isso torna o desenvolvimento divertido e amigável, sem sacrificar a flexibilidade.

O Express não impõe uma estrutura rígida, permitindo uma fácil adaptação às necessidades específicas do projeto. Além disso, sua alta compatibilidade com outras tecnologias e a capacidade de adicionar middleware e pacotes facilitam o gerenciamento eficiente de sessões, segurança, autenticação e outras funcionalidades.

Outra grande vantagem é que o Express é um projeto open source, em constante atualização e que conta com uma grande comunidade. Isto fornece acesso a extensa documentação, tutoriais e recursos online, enriquecendo significativamente o processo de aprendizagem.

Como saber se devo utilizar o Express em meus desenvolvimentos?

A decisão de usar o Express dependerá de algumas considerações:

Quer você crie um aplicativo da web de página única, híbrido ou de várias páginas; servidor para qualquer tipo de aplicação ou desenvolvimento de APIs, o Express será com certeza uma excelente opção.

É ideal para quem deseja evitar complexidades desnecessárias no desenvolvimento sem sacrificar o desempenho e a eficiência do framework e do código.

Quem suporta o uso de Node.js e Express?

A Express conta com o apoio de organizações e empresas reconhecidas que implementaram o framework em seus desenvolvimentos. Alguns exemplos incluem: Walmart, Paypal, Uber, Netflix e LinkedIn, entre outros.

Primeiros passos no Express

Passo 1: Instalação

A primeira coisa que você precisa é criar um novo projeto Node.js e depois instalar o Express como uma dependência.

Abra um terminal e execute os seguintes comandos:

mkdir novo-projeto

cd novo-projeto

npm init -y

npm install express

Isso criará uma pasta chamada novo-projeto, inicializará um arquivo package.json com a configuração padrão do Node e, em seguida, instalará o Express.

Passo 2: Criar um servidor básico

Crie um arquivo chamado app.js na pasta raiz do seu projeto e adicione o seguinte código para criar um servidor web básico com Express:

const express = require('express')

const app = express()

const port = 3000

app.get('/', (req, res) => {

res.send('Olá mundo')

})

app.listen(port, () => {

console.log(`Servidor en ejecución en http://localhost:${port}`)

})

Este código importa o Express, cria uma instância do aplicativo, define uma rota para o caminho raiz ("/") e configura o servidor para escutar na porta 3000. Quando http://localhost:3000 é acessado em seu navegador, você deverá ver a mensagem "Olá, mundo".

Passo 3: Adicionar mais rotas

Você pode adicionar mais rotas e respostas ao seu aplicativo Express. Por exemplo, você pode adicionar uma rota para uma página Home e outra para uma página de Product. Aqui está um exemplo:

app.get('/about', (req, res) => {

res.send('Home')

})

app.get('/contact', (req, res) => {

res.send('Product')

})

Paso 4: Middleware

Middleware são funções executadas no fluxo de solicitação e resposta. Eles podem realizar várias tarefas antes de enviar uma resposta ao cliente. Middleware é uma parte fundamental do Express e permite adicionar funcionalidades adicionais a qualquer aplicação de forma modular e reutilizável. Você pode adicionar middleware usando app.use(). Por exemplo:

app.use(express.json())

Este middleware permitirá que seu aplicativo manipule dados no formato JSON nas solicitações recebidas.

Além disso, você pode criar seu próprio middleware personalizado para executar funcionalidades e processos específicos em suas rotas. Um middleware customizado é simplesmente uma função que recebe três argumentos: req, res e next. Você deve chamar next() dentro do middleware para passar a solicitação para o próximo middleware na cadeia. Por exemplo:

function miMiddleware(req, res, next) {

// Executar alguma tarefa antes de passar para o próximo middleware ou enviar a resposta

console.log('Meu próprio middleware rodando')

next()

}

app.use(miMiddleware)


Espero que este artigo seja útil para você em seus desenvolvimentos futuros.

Vejo você na próxima vez!

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.