Ok Google, reproduzir ruído branco

Ok Google, reproduzir ruído branco

Tenho certeza que você já acordou com um som que não reconheceu a princípio, que pode não ter sido tão alto, mas que aumenta quando você está entre dormindo e acordado.

Aconteceu comigo há alguns dias de madrugada. Meu cachorrinho começou a latir vigorosamente e, não surpreendentemente, todos nós acordamos assustados. O latido era muito alto e, nessa hora, costuma-se pensar o pior.

Meu marido foi rapidamente até a sala no final do corredor, acendeu a luz e não havia nada de anormal: apenas nosso filho furioso e com cara de frustrado porque havia esquecido de ligar o Google Nest Mini, o alto-falante inteligente, e ele não estava tocando o ruído branco (ou White Noise em inglês), que toda noite “isolou” seu quarto.

O silêncio absoluto fez com que nosso bichinho acordasse latindo. Se você está acostumado a dormir com algum som de fundo, já experimentou que qualquer expansão ou contração da madeira, a vibração de uma janela e até mesmo o assobio da brisa nos fazem acordar imediatamente.

Há pouco mais de quatro anos convivemos com a vantagem de ter alto-falantes do Google em vários locais da nossa casa. Começamos com o primeiro deles, o Google Home Wireless Speaker and Home Assistant, e gradualmente adicionamos mais.

Incorporamos alguns Google Home Mini, perfeitos para quartos e, embora pequenos, geram som de alta qualidade. São ideais para espaços pequenos e bastante acessíveis no mercado.

Nossa vida com um aliado


No início usávamos para ouvir as nossas músicas preferidas e de imediato criávamos um ambiente, consoante o estado de espírito. Então descobrimos que, graças ao Google Assistant, o aparelho tinha muito mais funcionalidades que permeavam nosso dia a dia e eram muito úteis.

Esses pequeninos inteligentes se tornaram uma fonte de relaxamento e alegria. Tínhamos um contador de piadas, um provedor de notícias de acordo com a nossa escolha, acesso rápido a algumas curiosidades, endereços de lojas e comércios próximos. Também um despertador e um dos nossos recursos favoritos: reproduzir sons na hora de dormir.

Devo dizer que foi motivo de desacordo em diversas ocasiões. Para mim, a princípio, era um incômodo o barulho da chuva que meu marido havia escolhido para abafar qualquer ruído externo durante o sono. Para ele, porém, era a melhor canção de ninar que poderia haver.

Justo, precisávamos chegar a um consenso. Exploramos vários sons: cantos de pássaros, tempestade e diferentes sons de relaxamento, até coincidirmos no ruído branco.

Silêncio com decibéis


Imagine um quarto totalmente escuro, com a temperatura ideal e um som constante que nos envolve e relaxa aos poucos até adormecermos no chão. Logo em seguida, acordamos com o som do despertador às seis da manhã, descansados ​​porque conseguimos dormir profundamente, sem interrupções.

Parece o desejo de muitos, certo? Bem, isso pode se tornar realidade. Funcionou maravilhosamente para nós e eu o recomendo para quem tem sono leve como nós. É verdade! O ronco nos acorda, nos incomodamos com o “som” do silêncio, o latido de um cachorro, ou simplesmente porque precisamos criar um ambiente propício para dormir.

Não é eficaz apenas para nós, adultos, mas também para crianças. Todas as noites às 21h30. Às m., meu filho pergunta ao alto-falante inteligente: “OK, Google, toca ruído branco”, o que tem ajudado muito, pois ele dorme tranquilo, sem ouvir nenhum barulho de fora do quarto que possa incomodá-lo.

No caso da minha família, tendemos mais para os produtos Google, neste caso particular, o Google Home com o Google Assistant integrado, mas existem outras alto-falantes inteligentes com funcionalidades semelhantes e que utilizam outros assistentes de voz, como a Alexa e a Siri.

Muitos aparatos tecnológicos podem parecer um “corpo estranho” de que não precisamos. Porém, com as informações certas e um pouco de criatividade, podemos incorporá-los à nossa rotina e colher benefícios ainda maiores.

A oferta de componentes deste tipo continua a crescer e querer ter uma casa inteligente está cada vez mais ao nosso alcance. Incorporar lâmpadas LED, termóstatos e campainhas inteligentes, câmaras de vigilância, entre outros, é cada vez mais útil, não só porque ajuda a poupar energia e aumenta a segurança da casa, mas também porque promove a diversão e o bem-estar da família.


Dicas para um bom sono tech


Compartilho algumas dicas que você pode seguir para aproveitar ao máximo essa função de alto-falante inteligente:

  • Explore e ensaie com vários sons. Além do ruído branco, recomendo o som da natureza e o som da lareira.
  • Coloque o aparelho na mesa de cabeceira, assim sentirá mais o efeito envolvente.
  • Ajuste o volume do aparelho, para que ele realmente dissipe melhor os ruídos externos. Eu recomendo o nível 4.
  • Peça ao dispositivo para reproduzir o som antes, durante ou depois de um momento importante da sua rotina de dormir, por exemplo, antes de escovar os dentes, ao vestir o pijama, ao se aconchegar. Dessa forma, é menos provável que você se esqueça de ligá-lo.

Depois do pequeno episódio que vivemos naquela manhã, não nos esquecemos mais de ativar a reprodução do ruído branco no Google Nest, evitando assim sermos incomodados acidentalmente por algum som desagradável naquelas horas em que o que queremos é descansar.

Faça o teste e verá a diferença. Doces sonhos!

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.