Por que começar com Vue?
No mundo da programação web existe um espaço de trabalho chamado Frontend. Vue.js é um framework JavaScript amplamente utilizado para desenvolvimento Frontend, focado em páginas web. O Vue.js é de código aberto, o que significa que é fácil de usar, confortável e tem uma curva de aprendizado mais curta do que outras estruturas JavaScript.
No Vue.js leva muito menos tempo para aprender o básico. Sua arquitetura é muito limpa e organizada, pois sua extensão .vue permite ao desenvolvedor separar o HTML, CSS e JavaScript no mesmo código fonte, o que facilita tudo na hora de conectar alguns arquivos com outros.
Exemplo de um arquivo .vue:
Apesar de ser um framework criado em 2014, não foi até recentemente que sua comunidade experimentou um grande crescimento, tornando-o um dos mais usados no mundo atualmente.
O Vue.js pode ter muitas semelhanças com o Angular e o React, pois foi inspirado por eles. A vantagem? Crie páginas web e aplicativos simples e completos.
Por outro lado, a sua instalação é muito fácil e rápida, com vários métodos de instalação, sendo o NPM o mais recomendado. Vale ressaltar que, para sua instalação, é necessário verificar se o Node.js está atualizado. Feito isso, execute o seguinte comando:
Este comando irá instalar e executar o create-vue, que irá gerar diferentes opções:
Aqui você deve colocar o nome do projeto, assim como outras opções adicionais. O próximo passo é acessar o projeto e instalar as dependências com os seguintes comandos:
Feito isso, o projeto Vue está criado e deve estar rodando. Neste ponto, tudo o que resta é começar a moldar seu projeto.
Vue.js também pode ser usado com outras ferramentas como Bootstrap e/ou Tailwind, que ajudam muito na hora de estilizar CSS. Se forem necessárias chamadas HTTP, o Vue permite que você instale o pacote que deseja usar, como Axios. Da mesma forma, o Vue.js possui propriedades reativas, ou seja, se um valor armazenado em alguma das variáveis mudar, ele atualizará você para seu novo valor sem que seja necessário fazer isso manualmente (como acontece no JavaScript).
O Vue.js pode não ser suportado por grandes empresas como seus predecessores Angular e React. No entanto, muitas empresas como a Apple ou a Nike o utilizam em seus projetos importantes.
Conclusão
É importante saber e ter clareza sobre qual seria a melhor ferramenta para começar do zero. Idealmente, comece com um que seja fácil de aprender e amigável tanto para o desenvolvedor quanto para o usuário final.
Se você é iniciante e quer entrar no mundo da programação, sem dúvida, o Vue.Js é uma ferramenta recomendada.
Além disso, se você já tem experiência e quer experimentar algo novo, o Vue irá atendê-lo devido à sua crescente demanda no ambiente de trabalho. Ao utilizá-lo você perceberá como é fácil e confortável programar nele.
Até a próxima!
A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.