Por que você "dev-e" saber sobre comunicação?
No século 21, empresas e desenvolvedores se recusaram a investir em estratégias de comunicação por considerá-las secundárias. Eles falharam. Aqui vamos explicar por que a comunicação é fundamental para o seu trabalho como desenvolvedor de software.
Imagine que Steve Jobs nunca organizou aquele evento em que nos apresentou o iPhone ou que Mark Zuckerberg anunciou o metaverso com apenas uma pequena nota em um jornal local. Teriam tido o mesmo sucesso? Seriam igualmente impressionantes? NÃO.
Talvez ambos os produtos tenham benefícios, inovações ou gerem uma necessidade no planeta, mas sozinhos jamais alcançariam o uso em massa na sociedade. O que tornou isso possível? A comunicação.
Dominar os fundamentos dessa ciência é o que garante que o programa que você criou conquiste seus chefes ou venda como pão quente no mercado. Longe do que se pensa, a Comunicação é um elemento cada vez mais importante no campo da tecnologia e é por isso que você deve levá-la em consideração como dev ;)
Comunicar o quê?
Se você ler isso, poderá pensar “ah, eu sei como falar com os outros” Bom para você, mas não é suficiente.
Um dev precisa dar à Comunicação um significado holístico, ou seja, vê-la como um componente de todas as etapas do seu trabalho desde o desenvolvimento inicial até a apresentação ao cliente. Isso vai desde se expressar bem até estratégias mais complexas para posicionar seu produto, serviço ou trabalho.
Vamos ao básico. Para o seu dia a dia como desenvolvedor, vamos dividir a Comunicação em dois tipos: interna e externa. Ambos são muito importantes, pois definirão o sucesso ou o fracasso do que você faz. Vamos ver como a comunicação intervém.
Comunicação Interna
É o tipo de comunicação que você faz com seus colegas de trabalho, com a equipe sob sua responsabilidade, seus superiores ou com outras áreas da empresa. Porque é importante? Simples.
- Ajuda a transmitir claramente os objetivos, estratégias e prazos dentro do projeto.
- Permite alinhar esforços em direção a um objetivo comum.
- Facilita a resolução de problemas técnicos ou logísticos (como erro de código, execução defeituosa ou falha de software).
- Contribuir promovendo ideias ou propostas que beneficiem a gestão da equipe.
- Promove a transparência entre os envolvidos, evitando boatos, desconfianças e fofocas que afetem a motivação.
Como é construída a comunicação interna?
- Linguagem clara: Vá direto ao ponto, com mensagens concisas que garantem a compreensão das mensagens.
- Assertividade: Enfatiza as metas ou objetivos com firmeza, sem cair em agressividade, desrespeito ou conflito aberto.
- Oportunidade: Expresse as situações no momento certo (imagine como você reagiria se descobrisse hoje que o software falhou por duas semanas).
- Canais: Se você tem colegas sob o seu comando, crie canais para conversar e saber como eles se sentem. Uma conversa periódica, um 1:1 ou usando meios internos (e-mails, comunicações ou e-news) são boas opções.
- Feedback: Ouça seus colegas e incentive seus chefes a fazer o mesmo com você. Se ambas as partes se manifestarem, elas poderão se entender e fortalecer a relação de trabalho.
Isso se aplica caso você faça parte de uma equipe ou se tiver funcionários responsáveis. Uma boa comunicação com seus colegas reduz a incerteza, evita rumores e ajuda todos a agirem com os mesmos valores da equipe ou da empresa.
Comunicação externa
Se a Comunicação Interna é importante, como dev você também precisa estar atento à Comunicação Externa, realizada entre sua equipe ou empresa com agentes externos, como clientes, fornecedores ou usuários.
A comunicação externa é essencial para um dev. Por quê? Por meio dele, seu trabalho pode ser mostrado entre os setores de interesse, além de ajudar a posicionar seu produto ou serviço no mercado. Também o ajudará a se apresentar diante de diversas instâncias e a conhecer, em primeira mão, as reações do público-alvo com aquele aplicativo que você fez, por exemplo.
Como falamos no início, dentro do mundo tecnológico alguns consideram que a Comunicação (externa, principalmente) é algo dispensável porque o que é realmente importante (segundo eles) é manter um servidor operacional ou usar o orçamento para elementos técnicos.
Sem comunicação externa? Olhe as desvantagens
- Isso tornará difícil promover aquele projeto em que você trabalhou tanto. Seu aplicativo ou programa pode ser ótimo, mas poucos saberão sobre ele (algo como Kotlin que tem vantagens sobre o Java, mas poucos o utilizam).
- Isso manterá você ou a empresa no escuro sobre as reações ao seu trabalho. Se a empresa não usa redes sociais ou canais externos, dificilmente você saberá como eles veem seu produto.
- Isso afetará a imagem e o posicionamento da empresa, o que pode fazer com que ela não seja levada em conta para algum projeto de destaque e perca dinheiro por manter esse perfil baixo desnecessário.
Como um dev pode construir uma comunicação externa?
Canais
Estabelecer formas de contato com usuários ou fornecedores. Crie redes sociais, mantenha-as atualizadas e compartilhe conteúdos interessantes. Se você trabalha em uma empresa que já os possui, compartilhe propostas de conteúdo atraentes.
Eventos
Às vezes, um desenvolvedor pode se sentir muito confortável no silêncio de sua casa ou local de trabalho, mas a melhor maneira de apresentar sua empresa ou seu trabalho é levando-os a lugares interessantes. Fóruns, jantares, webinars, cafés da manhã de mídia e atividades de usuários são bons exemplos. A Revelo Community XPerience no Brasil e no México foram as melhores, por sinal.
Oportunidades
Comunicar lançamentos, melhorias e atualizações no prazo. Fique por perto em caso de qualquer situação adversa em relação ao seu trabalho ou à empresa.
Empatia
Quem é seu público-alvo como desenvolvedor de software? Quantos anos você tem? Quais são seus interesses? O que eles esperam de você? Como eles se sentiriam se algo não atendesse às suas expectativas? Se coloque no lugar deles e antecipe suas reações.
Como você pode ver, um dev deve conhecer o essencial em torno da Comunicação, pois isso o ajudará a defender seu trabalho junto ao público interno e externo.
Essa gestão pode não estar diretamente em suas mãos, mas você será muito útil integrando o acima em seu dia a dia. Caso uma crise ou situação adversa aconteça, seu conhecimento pode fazer a diferença para apagar rapidamente um incêndio que, sem as medidas adequadas, se transformará em uma catástrofe que compromete a empresa ou sua área.
Nem se trata de ser um especialista da noite para o dia, mas de saber o básico para que o esforço que você faz todos os dias permaneça no imaginário coletivo.
Lembretes
- Uma empresa sem uma estratégia de comunicação será cega e seus esforços podem ser em vão.
- Comunique-se francamente com seus colegas de trabalho, subordinados ou superiores.
- Use uma linguagem clara, diga o que sente e seja conciso.
- Cuide de suas redes sociais. Responda prontamente e no mesmo local de origem do problema.
- Promova canais oficiais de comunicação interna e externa. Fortaleça-os o máximo que puder.
Com isso finalizamos a primeira abordagem à Comunicação, dev. Você já a conhece, use-a regularmente e verá como seu trabalho se posicionará muito mais entre aqueles que você espera.