Power Apps: Aliados da sua empresa

Power Apps: Aliados da sua empresa

Tudo começou em um evento da Convergence em 2015 em Barcelona, ​​quando a Microsoft apresentou o Power Apps, baseado na oferta de um serviço para empresas criarem aplicativos, como registro de transações diárias, formato de aprovação de horas extras no departamento de Recursos Humanos, controle de compromissos para salões de beleza, catálogo de produtos e serviços, envio de mensagens para WhatsApp, entre outros.

Após a pandemia, muitos curiosos resolveram explorar a área de tecnologia porque tudo ao seu redor mudou da noite para o dia. Nesse momento, descobriram os benefícios do Power Apps, voltado para desenvolvedores criarem aplicativos personalizados, transformando operações manuais de negócios em processos digitais a serem automatizados. Além disso, os aplicativos criados no Power Apps são executados perfeitamente em um navegador e em dispositivos móveis (tablet ou telefone).

Vantagens de aprender Power Apps

  • Você não requer conhecimento em linguagens de programação.
  • Permite a conexão com diferentes servidores de banco de dados como Excel, SharePoint, SQL Server, Dynamics 365, entre outros.
  • Você economiza tempo e recursos para estruturar e projetar os aplicativos.
  • Você pode gerenciar o conteúdo compartilhado com seus colegas para que eles possam acessá-lo de qualquer dispositivo.

A Microsoft tem a opção de criar contas gratuitas com um plano de desenvolvedor de 3 meses, que permite usar um número limitado de aplicativos. Por outro lado, possui níveis de aprendizagem orientados onde você acumula pontos ao final de cada unidade de um módulo, conforme abaixo:


Por exemplo, customizando uma aplicação canvas no Power Apps, possui 6 unidades com tutoriais em vídeo e sua respectiva avaliação, que confirmarão seu domínio. Se você passar por eles com sucesso, acumulará pontos ou XP, conquistas e troféus. Este sistema nos motiva a continuar aprendendo e fazendo mais unidades até nos tornarmos especialistas em criar aplicativos que, no futuro, serão a solução para vários problemas.

O Power Apps fornece modelos aos usuários por meio de várias soluções. Com este projeto, você aprenderá a criar uma galeria de produtos para comparar.

Depois de fazer login, essa tela aparecerá para você ativar sua criatividade ao máximo. Agora vou mostrar como criar um aplicativo com o SharePoint.

A primeira etapa é selecionar a terceira opção para criar o aplicativo de três telas (móvel, tablet e desktop) no SharePoint.


A Microsoft oferece serviços em nuvem por meio do SharePoint, um aplicativo para criar listas e bibliotecas modernas e armazenar arquivos e documentos que são compartilhados com outros visualizadores, clientes e parceiros.


Após pressionar o botão Criar, ele solicitará a conexão.


Devemos nos conectar à lista que criamos no SharePoint. No painel esquerdo. procuramos a quarta opção, Dados, e então nós vamos Agregar Datos. Nós pressionamos o botão Conectores, que irá levá-lo/a para Conectar-se a um site do SharePoint.


Selecionamos a primeira opção:


Escrevemos o nome do site (Lista de Produtos). Os demais campos são preenchidos automaticamente. Clicamos em Avançar.


Como último requisito, devemos adicionar a conta onde os dados serão armazenados.


Agora, já conseguimos criar o site e passamos a importar os dados do Excel. Para isso seguiremos os seguintes passos:

1.- Clicamos em + New, que exibirá um menu.

2.- Selecionamos a primeira opção, List.

Seguimos com a criação da tabela ListaFlorida no Excel, onde obteremos os valores para cadastro dos produtos disponíveis da seguinte forma:

  • Name: Nome dos produtos.
  • CategoryId: É o número atribuído a cada empresa relacionada ao produto.
  • Category: Nome da empresa que vende o produto.
  • Price: Preço do produto.
  • Image: Link onde a imagem do produto está armazenada.
  • Overview: Uma breve descrição do produto.
  • __PowerAppId__: String de caracteres que o próprio sistema Power Apps atribui em cada registro para que não haja duplicidade.

3.- Em seguida, vamos para From Excel, onde procuramos a pasta em nosso PC onde o arquivo está salvo.


4.- Clique no botão Next e aparecerá uma janela solicitando uma descrição da lista.


Parabéns! Já criamos a lista no SharePoint a partir do Excel.


É recomendável que, ao criar um aplicativo, clique no botão Salvar ou CTRL+S para ativar o salvamento automático e não perder seu progresso.

Para este projeto, selecionaremos um aplicativo vazio para adicionar estes elementos:


Este aplicativo no Power Apps consiste em duas telas. A primeira é uma ScreenHome mostrada abaixo:


A segunda chama-se ScreenCompare, que será acionada por meio do botão Comparar 0 Item(ns) no canto inferior direito, que por sua vez mostrará os produtos selecionados na tela anterior.


Inicialmente existe um cabeçalho com o título do projeto Pedido de Produtos e, do lado direito, uma saudação e o nome do desenvolvedor: Olá, Ana González.

Vamos para a guia Inserir rótulo de texto 2 vezes. No lado direito você tem um painel de propriedades para personalizar cada segmento do aplicativo. É muito intuitivo porque, às vezes, possui textos explicativos para cada função.


Voltamos à ação Inserir Galeria Vertical que chamarei de GaleriaFábricasLogos, onde serão exibidos os logotipos das empresas e, ao selecioná-los, ficarão visíveis os produtos da segunda Galeria.

Os dados são gerados no Excel e distribuídos em duas tabelas que posteriormente serão relacionadas. A primeira Tabela, denominada ListaFlorida4, é composta pelas seguintes colunas:

  • NAME: Nome da empresa.
  • CategoryID: Valor atribuído a cada organização.
  • Image: Link onde o logotipo da empresa está armazenado.
  • __PowerAppId__: String de caracteres que o próprio sistema Power Apps atribui em cada registro para que não haja duplicidade.


Vamos para o painel Propriedades na primeira linha Origem dos dados, selecionamos ListaFlorida4, contendo a referida tabela Excel. Também na caixa Campos no botão Editar nós clicamos em Image (a coluna que contém o link onde armazenamos a imagem).

Como quero apenas o logotipo, procuramos o campo Design e selecionamos Duas colunas. Em seguida, na guia Avançado, devemos garantir que as caixas de texto tenham essas informações.

Os itens ListaFlorida4 e Default First(ListaFlorida4) eles permitem que as imagens sejam exibidas ao executar o aplicativo.

Agora inserimos a segunda galeria para exibir os produtos, nomes, preço e descrição chamada GalleryProductos.

Para obter o efeito de sombreamento ao pressionar cada logotipo e alterar a cor de fundo, devemos ir até a última caixa de texto, TemplateFill e colocar este comando:

If(ThisItem.IsSelected;ColorFade(LabelEncabezado.Fill;75%)).

Inserimos a segunda galeria chamada GalleryProductos, que terá como fonte de dados ListaFlorida, que explicarei em detalhes.


Na segunda mesa ListaFlorida obteremos os valores para cadastro dos produtos disponíveis da seguinte forma:

  • Name: Nome dos produtos.
  • CategoryId: É o número atribuído a cada empresa relacionada ao produto.
  • Category: Nome da empresa que vende o produto.
  • Price: Preço do produto.
  • Image: Link onde a imagem do produto está armazenada.
  • Overview: Uma breve descrição do produto.
  • __PowerAppId__: String de caracteres que o próprio sistema Power Apps atribui em cada registro para que não haja duplicidade.


Passamos para a caixa Campos adicionando os seguintes dados.

  • Checkbox1: funciona para habilitar ou desabilitar o botão. Neste caso, enquanto aquele produto estiver selecionado, ele será exibido na tela seguinte. Nesta caixa vamos escrever o seguinte comando para criar a coleção Collect(collectcomparar;ThisItem), selecionando OnCheck no canto superior esquerdo, onde coletamos todas as informações de cada produto desta galeria quando ela é ativada.


Para ver a coleção, vamos ao menu que fica do lado direito do Tema.


Uma vez selecionada, nos mostrará os cinco primeiros registros da tabela ListaFlorida.

  • Image1: imagem armazenada no banco de dados.
  • Label4: formato que é dado ao preço. Com o comando Text chamamos a coluna Price do arquivo Excel, adicionando o símbolo da moeda e o separador de milhar e decimal: Text(ThisItem.Price;"[$-es]$###,00").
  • Category: nome da empresa.
  • Title1: nome do producto.

O layout desta galeria é Título y Subtítulo. Uma das vantagens desse formato é que você adiciona um conjunto de elementos e ele vai se repetindo, cabendo na galeria.


Temos um efeito no preço: se o valor for maior que 10, sua cor será vermelha, e se for menor que 10, será preta. Você pode fazer isso com este comando If(ThisItem.Price>10;Color.DarkRed;Color.Black) no painel Avançado, caixa Cor.


Abaixo desta GalleryProducts inserimos um botão para Limpar ou esvaziar a seleção. No painel Avançado adicionamos uma OnSelect ACTION com este comandoClear(collectcomparar); portanto, os botões de opção Comparar serão desativados.

No canto inferior direito está o botão Comparar item(ns). Vamos ao painel Avançado, adicionamos uma OnSelect ACTION com o comando Navigate(ScreenCompare; ScreenTransition.Fade) para que, ao pressionar este botão, nos leve à segunda tela e mostre os produtos selecionados.

Para o Texto usamos este comando "Comparar " & CountRows(collectcomparar) & " item(s)". Para fazer isso, devemos criar uma tabela para armazenar esses dados que chamaremos collectcomparar.

Se você chegou a esta etapa, dou-lhe os parabéns, pois falta pouco para terminar este projeto que desenvolvi para você com muito entusiasmo. Vamos continuar. Agora criamos a outra tela duplicando a primeira (ScreenHome). Para manter o formato do cabeçalho e as galerias, olhe no painel esquerdo Visualização em árvore, ScreenHome e Duplicar pantalla da seguinte maneira:


Nós eliminamos o GalleryFabricasLogos e expandimos o GalleryComparar até cobrir todo o espaço. no painel Propriedades, no Origem dos dados selecionamos collectcomparar. Assim, exibimos as informações dos produtos quando o checkbox Comparar está ativado. E no painel Avanzado na caixa Ítens colocamos collectcomparar para que a chamada de coleta seja executada.


Com essa imagem finalizo esse projeto lindo, que amei fazer. Gosto da ideia de que você pode aprender e aplicar esse conhecimento na sua área profissional e também no seu dia a dia. Espero que tenham gostado tanto quanto eu.

Sorte e sucesso!

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.