QA Manual: Como começar?

QA Manual: Como começar?

No decorrer da minha carreira em Sistemas, me chamou a atenção a área de Controle de Qualidade ou Quality Assurance (QA), que, em termos simples, garante a qualidade de um produto de software e que ele funcione conforme o esperado pelo cliente.

Esse segmento da área de tecnologia tem se tornado muito importante devido ao seu papel em garantir a qualidade do software que o cliente espera receber, detectando defeitos e verificando se as especificações e os critérios de aceitação exigidos são atendidos.

Para atingir o exposto, serão necessárias várias habilidades que dependerão das necessidades do projeto ao qual se inserem.


Então, cómo adquirir habilidades?


Para isso, quero compartilhar três pontos relevantes que me ajudaram a começar nessa área:

1.   Faça um curso de instrutor do QA Manual: isso pode te ajudar muito a fortalecer suas habilidades no assunto. Enquanto estive em uma empresa, adquiri conhecimentos em conceitos de Controle de Qualidade, teste de software, metodologias, tipos de testes, técnicas de teste, conceitos sobre bugs e casos de teste (entre outros) que posteriormente apliquei de forma prática em um projeto atribuído.

Neste ponto, quero destacar os conceitos de casos de teste e bugs, que você usará em sua vida profissional. Um caso de teste é um conjunto de instruções para validar um determinado teste ou funcionalidade de software, ou seja, para verificar se o teste atende ou não aos requisitos previamente definidos. Por outro lado, um bug é um defeito que produz um resultado inesperado, que pode causar um mau funcionamento ou um comportamento diferente do típico no software.

2.   Diploma em Teste de Software: isso é muito útil porque me deu uma visão mais profunda em termos de teste. No entanto, a prática foi a melhor, pois me preparou para projetos mais reais. Também neste ponto quero destacar as ferramentas que aprendi a usar e que considero muito importantes que você aprenda: Jira e testRAil.

O Jira é “uma ferramenta de acompanhamento de problemas e gestão de projetos para equipas”, ou seja, permite gerir o trabalho em equipa onde são listados os cartões que contêm funcionalidades que os developers implementam e que os QAs revisam uma vez implementadas. Por outro lado, testRail é um gerenciador de casos de teste onde os casos de teste são criados e rastreados.

3.   Não se esqueça das Soft Skills: Quando trabalhei como freelancer de QA desenvolvi algumas habilidades importantes para quem se especializou na área de Qualidade.

Primeiro, atenção aos detalhes, ou seja, estar atento para encontrar o que os outros não veem, como dados inconsistentes ou detalhes cosméticos no software que está sendo testado.

Além disso, curiosidade para testar o software de todas as formas possíveis, de forma a detectar pontos críticos a melhorar ou corrigir. Destaco também o desenvolvimento da criatividade para gerar cenários que possam ocasionar possíveis erros. Ou seja, cenários que não foram considerados, mas que podem levar a erros em alguma funcionalidade do software.

Por fim, também é fundamental ter uma boa comunicação para interagir com a equipe do projeto, relatar o status e a gravidade dos defeitos de software ou propor alguma melhoria que dê qualidade ao software.

Em cada ponto, foram destacados conceitos importantes que, pela minha experiência, usei repetidamente na prática. Eu recomendo fortemente aprender essas e outras habilidades para refinar sua experiência, especialmente se você está apenas começando no mundo do trabalho.

Use suas habilidades de comunicação, criatividade e curiosidade para realizar cada tarefa, enquanto você deve saber como é o fluxo de trabalho no Scrum para saber como é a gestão do trabalho colaborativo em sua equipe.

Na seção de ferramentas, considere Jira e testRail, pois eles vão te ajudar a criar e relatar bugs, além de revisar os cartões e devolvê-los se encontrar defeitos. Da mesma forma, com testRail você irá gerenciar seus casos de teste e seu monitoramento.

Há muito mais para aprender. O que foi dito acima é pouco, mas vai te ajudar a ter uma visão bem geral para te ajudar a brilhar como um Manual de QA.

Até a próxima!

Referências

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