Quais softs skills você precisa como dev?
A maioria dos líderes de TI reconhece que tem um problema crescente em suas mãos: lacunas de habilidades.
O upskilling —a atualização de novas competências— permite nivelar sua bagagem ou conjunto de habilidades pessoais adaptativas ao futuro e alinhá-las às demandas de um mundo cada vez mais ágil. Ter soft skills pessoais como flexibilidade, empatia ou pensamento lateral são qualidades de grande valor para os candidatos que querem se diferenciar.
Se você não tem a capacidade de se adaptar a diversos ambientes ou não combina facilmente com seus colegas de equipe, é hora de agir, porque quem contrata devs também quer que você possua as qualidades para lidar com o estresse e os desafios diários de um ambiente exigente.
O desafio é implantar uma comunicação sólida em ambientes de trabalho cada vez mais digitalizados.
Mentalidade como força
Se algo diferencia um atleta de alto desempenho da dor ou da pressão da competição, é sua mente. Estamos a falar da atitude que temos perante a vida e das ferramentas que permitem construir uma mentalidade aberta ao jogo (lutar, ganhar, perder, negociar) e que nos permite ultrapassar, enfrentar, transformar ou inverter obstáculos. E quando falamos de profissionais do setor de tecnologia, não podemos ignorar a necessidade de ter essa “superpotência”.
Embora a maioria tenha formação em lógica, cálculo e pensamento racional, todos eles exigem habilidades psicológicas para se relacionarem harmoniosamente. Uma boa mistura de habilidades sociais lhe dará uma base para construir um sistema de relacionamentos saudáveis em qualquer organização para a qual você trabalhe. Seja remotamente, fisicamente ou de forma híbrida.
Este é o padrão para as soft skills mais comuns e poderosas:
- Comunicação efetiva: Troca de ideias, opiniões ou sentimentos com respeito ao interlocutor, cuidando do conteúdo e da forma da mensagem.
- Expressão de empatia: Ouvir ativamente as mensagens, problemas e pontos de estresse dos colegas.
- Autoconsciência: Capacidade reflexiva sobre suas próprias ações e capacidade de "ler o clima do escritório".
- Capacidade de trabalhar bem em equipe: Mostrar uma atitude aberta de integração para alinhar objetivos comuns em busca de um único propósito.
- Flexibilidade: Capacidade de retomar tarefas e aceitar mudanças de planos, assumindo que a vida profissional é um processo de crescimento constante.
- Qualidades de liderança: Disposição para guiar os outros, influenciar suas ações, ativar suas melhores qualidades e não ser essencial.
- Capacidade de gerir o tempo de forma eficiente: Em grande medida, é saber gerir primeiro o seu espaço pessoal, em vez de cumprir os compromissos que assume com os seus colegas.
O mais valorizado
De acordo com um estudo da consultoria Pagegroup, as 3 habilidades mais valorizadas pelos próprios candidatos são Comunicação, Resolução de Problemas e Trabalho em Equipe.
De acordo com o mesmo estudo, os candidatos treinam suas habilidades com cursos ou webinars, tendo como principal objetivo aprimorar as habilidades atuais e aumentar as chances de conseguir um emprego melhor.
Enquanto as organizações procuram talentos experientes e bem-sucedidos, há muitas que procuram candidatos com habilidades sociais para lidar com a ambiguidade e a incerteza, o que é essencial para o crescimento.
Eles ajudam você a fortalecer a técnica
Usar sua inteligência emocional a serviço de suas habilidades técnicas é uma combinação explosiva. Ambos fazem de você um profissional mais desejável para caçadores de talentos. Deixe a timidez e aproveite. Veja como:
- Solicite feedback: Peça feedback sobre seu desempenho de pessoas qualificadas que você admira e respeita. Mantenha sua mente aberta para críticas, com foco em melhorar e competir com você mesmo todos os dias.
- Aproveite o treinamento online: Para habilidades sociais como liderança ou comunicação, as plataformas online de Harvard, MIT ou Stanford oferecem muitas opções de escolha.
- Crie espaços de comunicação: A comunicação diária e cara a cara com os colegas lhe dará confiança e fortalecerá sua capacidade de ouvir. Ouvir é o primeiro passo na comunicação, pois enfatiza o cuidado com o outro, interessar-se pelos colegas abrirá portas para você.
- Registre seu progresso: A autoconsciência é uma habilidade fundamental, portanto, acompanhar as etapas e as melhorias que você faz é uma maneira fácil de entender melhor a si mesmo. Como bônus, a escrita adicional ajudará a melhorar suas habilidades de comunicação.
- Pratique com um colega de trabalho: As situações de dramatização no local de trabalho com os colegas podem ser uma maneira de melhorar as habilidades sociais. Fazer uma apresentação com eles pode ajudar a construir confiança. Além disso, discutir uma possível mudança de design para lidar com obstáculos técnicos em um produto pode levar a novos insights e a um trabalho de desenvolvimento melhor e mais rápido.
Uma última consideração: As habilidades estão mudando mais rápido. Novas formas de trabalho remoto ou híbrido revelaram novas lacunas de habilidades para talentos de tecnologia.
É por isso que as novas competências de um dev incluem temas como cibersegurança, princípios ágeis, antissuborno digital, prevenção de assédio, adoção de práticas inclusivas, diversidade e gênero.
E até novas formas de atendimento ao cliente são transformadas diariamente à medida que a digitalização ganha terreno em todas as áreas do empreendimento humano.
Pensando em suas novas habilidades sociais, considere o seguinte:
- Não espere conselhos do seu chefe, dê o primeiro passo por conta própria.
- Inclua soft e hard skills em seu upskilling.
- Não deixe suas habilidades no currículo, compartilhe essa informação em suas redes sociais.