Rumo a um perfil ideal em Big Data: quais habilidades são necessárias?
As empresas sabem bem o que querem quando se trata de profissionais de dados. E você? Seu currículo está em sintonia com as demandas do mercado? Descubra aqui.
Todos os dias surgem novas vagas de emprego em Big Data, todas com requisitos específicos que muitos não atendem plenamente. Enquanto as áreas de Recursos Humanos compartilham, sem parar, oportunidades atrativas, elas podem acabar com a sua candidatura se o seu currículo não se encaixar no que elas procuram.
Uma empresa poderá fazer upload de 30 vagas de Big Data simultaneamente, mas se você não se encaixar no perfil ideal dela, não haverá linguagem ou código que funcione.
Para te ajudar (e não travar na tentativa), reunimos aqui os requisitos mais solicitados pelo RH das empresas em termos de Big Data. Tenha em mente que cumpri-los fará a diferença.
As ferramentas
Isso é como o ar para viver: básico. Sim, eles podem variar de empresa para empresa ou de acordo com a vaga, mas em termos gerais, todos os candidatos a Big Data devem ser bem versados nas ferramentas do setor.
Entre os mais conhecidos (e necessários) estão:
- Apache: Hadoop, Hive, Mahout.
- Python.
- PySpark.
- Java Spark.
- SQL.
- Unix.
- MapReduce.
- Tableau.
- Kafka.
- R.
- Amazon Web Services (AWS).
- Oracle.
- Pentaho.
- DataStage.
Certificações
Ser certificado demonstra sua formação e determinação para se diferenciar profissionalmente. Entre os mais importantes estão:
- Apache Hadoop.
- Cloudera Data Platform (CDP).
- Data Analyst Associate (Microsoft).
- Statistical Analysis System (SAS).
- Associate Certified Analytics Professional (aCAP).
- Open Certified Data Scientist (CDS) (Ciência de dados).
- IBM Data Science Professional Certificate (Ciência de dados).
- Azure Associate Data Scientist (Ciência de dados).
Desenvolvimento acadêmico
Para conseguir uma vaga em Big Data, também é necessária formação acadêmica em áreas afins. Sua experiência em outros campos não será de muita ajuda aqui, então se você está apenas começando em Big Data, é melhor não dizer que você ajudou na loja da sua tia durante as férias de Natal.
O que as áreas de Recursos Humanos pedem em termos de formação?
- Graduado em Engenharia (Sistemas, Eletrônica, Ciência da Computação) e Tecnologia da Informação.
- Programas (além de Big Data): Microsoft Office, Windows, Linux, software de ilustrações.
- Inglês
Soft skills e adicionais
Nós sempre dizemos isso: não se trata apenas de treinamento ou domínio de ferramentas de computador. Você também precisa de habilidades sociais que garantam a união dos colaboradores, a disseminação das descobertas e a resolução de problemas. Aqui estão algumas das habilidades e qualificações que os recrutadores estão procurando:
- Comunicação.
- Negociação.
- Liderança.
- Resiliência.
- Melhora contínua.
- Assertividade.
- Empatia.
- Trabalho em equipe.
- Pensamento critico.
- Atenção aos detalhes.
- Disponibilidade.
Palavras mais, palavras menos, esses são os elementos que você encontrará ao consultar as vagas de Big Data. Algumas empresas enfatizam anos de experiência, portanto, considere qualquer coisa que possa agregar valor. Se você não tem uma carreira longa, compense com projetos concluídos e/ou um portfólio de seu trabalho.
Desejamos todo o sucesso em sua busca profissional. Se você quer o melhor dos melhores, crie seu perfil no site da Revelo e tenha acesso a grandes oportunidades profissionais nos Estados Unidos sem sair de casa. Você vai nos agradecer mais tarde.