Semelhanças e diferenças entre Angular, React e Vue
Ainda que sejam “parecidas” na teoria, cada uma dessas tecnologias possui sua própria finalidade, uso, vantagens e desvantagens. Neste artigo, vamos te dizer quais são.
É habitual que no universo da tecnologia existam tecnologias e linguagens parecidas. Contudo, se faz necessário para um bom profissional de programação (especialmente de Front) saber as peculiaridades de cada uma em 2022.
Apenas alguns anos atrás, no ano de 2015, a principal discussão que pairava sobre os desenvolvedores era se deveriam adotar o Angular ou React para seus aplicativos. Todavia, durante os últimos anos, foi testemunhada uma ampliação no interesse por uma ilustre inovação chamada Vue.js, sendo que em 2020 ela até chegou a liderar o ranking de frameworks web mais utilizados segundo uma pesquisa da plataforma de tecnologia medium.
Outra plataforma que demonstra dados muito semelhantes é o Stack Overflow, sendo que nele: o React lidera entre as estruturas da web mais utilizadas, com 35,9% dos desenvolvedores utilizando. O Angular tem 25,1% de uso, enquanto o Vue.js é utilizado por cerca desenvolvedores: 17,3%.
Para ajudá-lo a decidir qual solução é melhor para você, comparamos essas três estruturas de desenvolvimento da web com base em alguns critérios principais de desenvolvimento: arquitetura, vinculação de dados, soluções móveis, capacidade de aprendizado, sintaxe, integração, desempenho e ecossistema.
Mas antes de tudo, vamos ver as vantagens e desvantagens de cada uma das três?
ANGULAR
A primeira das três, Angular. Foi desenvolvido em 2009 pelo Google e é conhecido como sendo um framework JavaScript e que possui estrutura Ionic para aplicativos móveis. A grande desvantagem dele é que toda a estrutura em árvore das tags HTML é atualizada, o que impacta massivamente no tempo de carregamento.
Vantagens do Angular: Possui uma boa manutenibilidade, tem um desempenho bom e confiável, gerencia os projetos sem bibliotecas adicionais e ainda é uma tecnologia com fácil teste de ponta a ponta.
Desvantagens do Angular: Sempre recarrega a estrutura completa da árvore de tags HTML, é relativamente rígido e inflexível, precisa de um certo treinamento para utiliza-lo e nem sempre suporta navegadores desatualizados ou desconhecidos.
REACT
A segunda citada, React. Foi desenvolvido em março de 2013 pelo Facebook como sendo uma biblioteca JavaScript no qual você resolve o modelo e o controlador você mesmo, tendo maior facilidade na manipulação do projeto. O React compara as diferenças de código HTML anteriores e carrega apenas as diferentes partes, deixando o tempo de carregamento significativamente mais rápido, possuindo também a solução móvel para aplicativos chamado React-Native.
Vantagens do React: Possui carregamento rápido de novos dados, consegue criar marcação e lógica (JSX), permite a separação de dados e apresentação, é simples e sem muitas predefinições e não requer muito treinamento.
Desvantagens do React: É apenas uma biblioteca JavaScript, e não um framework completo, não há possibilidade de implementar a arquitetura MVC e só vale a pena usar se os aplicativos da Web precisarem ser altamente interativos.
VUE.JS
A última das tecnologias, Vue.js é uma estrutura baseada em JavaScript para criar aplicativos de página única, possui escalabilidade e incrementalidade e é de fácil integração com outros frameworks de camada de visualização. A curva de aprendizado dele é bem rápida e ele é um framework flexível que pode ser usado tanto como uma biblioteca ou na forma de um framework completo para desenvolver grandes aplicações web de forma minimalista.
Vantagens do Vue.js: Possui uma lista de ferramentas e bibliotecas, tem uma utilização simples e flexível, uma documentação completa e ainda é possível adicionar vários componentes reativos ao código existente.
Desvantagens do Vue.js: A comunidade compartilhando experiencias ainda é limitada em comparação com os outros frameworks citados, o número de plug-ins disponíveis também é limitado e apresenta algumas complicações de flexibilidade.
Então, vamos direto ao ponto? Você vai conferir agora as principais semelhanças e diferenças entre eles e quando escolher usar cada um.
Em termos de Arquitetura:
A semelhança de arquitetura entre eles que pode ser destacada, é que ambos os três são frameworks completos, que são capazes de serem utilizados tanto em projetos simples quanto em projetos complexos. Sobre as diferenças, ponderamos que o Angular é um framework que oferece todas as possibilidades de programação pronta para uso, o React, por outro lado, é uma biblioteca que oferece apenas a visualização, deixando ao desenvolvedor decidir como construir o Model e o Controller, e o Vue.js é uma biblioteca que permite criar interfaces web interativas, se preocupando principalmente com a camada ViewModel da arquitetura.
Na forma de Ligação de dados:
Na ligação de dados o Angular e o Vue.js são semelhantes, eis que ambos são bidirecionais, ou seja, o elemento de interface muda conforme o estado do modelo muda. Contudo, em nada se assemelham com o React, que tem vinculação unidirecional, no qual, primeiro, o estado do modelo é atualizado e, em seguida, reflete a mudança do elemento de interface.
Na solução utilizada para Aplicativos Móveis (Mobile):
Sobre o seu uso para criação de aplicativos móveis, basicamente a única semelhança é que os três frameworks apresentados oferecem soluções para desenvolvimento de aplicativos móveis, mas são soluções bem diferentes. O Angular utiliza a solução chamada framework Ionic, que faz uso do contêiner Cordova, já o React tem a solução própria chamada React-Native, que é uma plataforma para criar aplicativos móveis nativos reais, e o Vue.js tem suporte ao projeto Weex, que é uma estrutura que permite desenvolvimento de componentes de navegador, bem como aplicativos iOS e Android usando a mesma sintaxe.
Sobre a questão de Facilidade de aprendizado:
Aqui eles não se assemelham, sendo um fato que cada um dos frameworks citados possui sua própria curva de aprendizado. Contudo, existe uma diferença, que é o nível de cada um, sendo o Vue.js o mais fácil, o React o intermediário e o Angular o mais complexo.
Começando pelo Vue.js, ele pode ser considerado o que possui a maior facilidade de aprendizado, pois os recursos fundamentais podem ser implementados nas primeiras aplicações web e no menor tempo possível. Ele é ainda mais simples de entender do que os outros dois, pois é mais adaptável.
No caso do React, embora seja necessário o aprendizado de JSX primeiro, isso não é um problema, pois é bem simples. Passando essa etapa, você então precisa passar pelo aprendizado da biblioteca de roteamento (react-router) e depois pelas bibliotecas de gerenciamento de estado (Redux ou MobX), com isso já estará bem familiarizado com o framework.
Por último temos o Angular e não é sem motivos. Nele existem muito mais passos a serem dados e informações a serem aprendidas. Alguns termos básicos que podemos citar e que fazem parte da curva de aprendizado são: diretivas e módulos, componentes e serviços, entradas de dependência, pipes e templates.
Sobre a própria Sintaxe:
Aqui novamente eles não se assemelham, sendo um fato que cada um dos frameworks citados se encontra escrito em uma sintaxe específica.
O Angular é escrito em TypeScript, que é uma linguagem mais complexa, por consequência para conseguir trabalhar com esse framework leva um tempo. Já o React, conforme já mencionado, faz o uso de JSX, portanto desenvolvedores Javascript nativos estão familiarizados com ele. O Vue.js por sua vez usa uma sintaxe baseada em HTML (válida) que permite a vinculação do DOM exibido aos dados da instância do elemento base.
Sobre a possibilidade de Integração:
Se tratando da questão da integração, o Angular e o Vue.js tem a semelhança de ter uma estrutura completa e de não precisarem de bibliotecas adicionais, enquanto o React geralmente não é suficiente para criar um aplicativo da web completo sozinho, mas tem uma maior adaptabilidade e é mais simples de integrar em uma plataforma móvel.
Sobre a questão do desempenho:
Falando de uma forma geral, a maior semelhança é que o desempenho e a qualidade dos três frameworks é excelente. A diferença é a forma que cada framework trabalha com a visualização das alterações nos projetos.
O Angular cria um inspetor para cada vinculação que compara os novos valores com os valores antigos, gerando uma maior utilização do computador. O React por sua vez usa um DOM virtual (representação), que no momento que a visualização é modificada, o novo DOM o compara com o DOM virtual e muda de acordo com ele. O Vue.js tem melhor desempenho graças ao DOM virtual leve que mantem sua velocidade e versatilidade, permitindo alcançar um desempenho levemente melhor do que os concorrentes.
Sobre o Ecossistema em geral dos três:
Neste quesito, todos possuem apenas semelhanças. Os três frameworks tratados neste artigo são de código aberto e fornecem aos desenvolvedores várias ferramentas e bibliotecas, e, graças à comunidade global, existe ainda um grande número de extensões para Angular, React e Vue.js que podem ser usadas para facilitar a inicialização de um projeto, no desenvolvimento de aplicativos e ainda para melhorar questões de design.
Assim, chegamos a pergunta final: qual é o melhor?
A resposta que mais se aplica é a seguinte: depende do que você precisa, qual a finalidade do seu projeto e de qual você gosta de trabalhar.
O Angular com certeza absoluta oferece uma estrutura completa e cheia de recursos que permite que a equipe de desenvolvimento implemente o projeto rapidamente sem a necessidade de procurar bibliotecas adicionais. Ele simplesmente oferece tudo que você precisa, desde o desenvolvimento até o teste durante a criação de um aplicativo da web. Contudo, costuma ser muito pesado para pequenos projetos.
Sobre o React, podemos dizer que ele é considerado por muitos como o “rei da área visual”, sendo recomendado para projetos com resultados intensos de front-end. Ele tem ainda um suporte de renderização mais forte para o lado do servidor com uma biblioteca bem amigável. Sua principal problemática é que costuma precisar de um bom alinhamento entre as equipes de desenvolvimento por não ter estruturas claramente definidas.
Por último, mas não menos importante, consideramos que o Vue.js pode ser usado para uma ampla gama de aplicações, sendo o mais versátil dos três. Ele fornece uma boa solução para praticamente todos os tipos de projeto devido à sua compatibilidade com outras estruturas JavaScript e sua também com sua capacidade de incrementar lógica mais complicada à programas já existentes. Sua principal problemática é o fato dele ainda não possuir uma comunidade global compartilhando experiencias tão grande quanto os outros dois, o que pode dificultar pesquisas na internet ou impactar na resolução de problemas que aparecerem.