SpringCloud e AWS no Desenvolvimento de Microsserviços

SpringCloud e AWS no Desenvolvimento de Microsserviços

Introdução

O desenvolvimento da arquitetura dos microsserviços tem sido bem frequente por oferecer maior escalabilidade, modularidade e flexibilidade em comparação a arquitetura monolítica que é bem tradicional. Mesmo com a complexidade que existe dentro da lógica de desenvolvimento dos Microsserviços, que pode gerar um  desafio significativo relacionado à comunicação, gerenciamento, segurança e outras preocupações, então surge o Spring Cloud que fornece uma solução ampla para desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas distribuídos baseados em microsserviços.

E porque não usar também a AWS?

A combinação do Spring Cloud com a AWS oferece uma plataforma altamente preparada em relação a performance e flexibilidade para o desenvolvimento de aplicativos distribuídos em nuvem. O desenvolvedor terá escalabilidade, gerenciamento simplificado de configurações, segurança aprimorada, tratamento de falhas eficiente e ferramentas avançadas de análise e monitoramento, à sua disposição para construir aplicações modernas e altamente confiáveis.

E o que é o Spring Cloud?

O Spring Cloud é uma plataforma que pertence a estrutura SpringFramework que é bem famosa em oferecer suporte ao desenvolvimento de microsserviços, porque fornece uma coleção de ferramentas e bibliotecas que facilitam a criação de sistemas distribuídos robustos, escaláveis e altamente disponíveis, e já que ele foi construído sobre o Spring Boot, o Spring Cloud simplifica muitas tarefas complexas associadas ao desenvolvimento de microsserviços, permitindo que os desenvolvedores se concentrem especificações estabelecidas no projeto em questão.

Principais Componentes do Spring Cloud:

  • Spring Cloud Config: Permitindo gerenciar de forma centralizada as configurações dos microsserviços,  ele funciona com arquivos de propriedades ou YAML em um repositório Git ou qualquer outro backend configurável, com isso, cada microsserviço pode buscar suas configurações no servidor de configuração assim que a inicialização acontece.
  • Spring Cloud Eureka: É responsável por possibilitar que o desenvolvedor descubra serviços em uma arquitetura de microsserviços e cada serviço descoberto se registra no servidor Eureka e pode localizar outros serviços registrados para se comunicar.
  • Ribbon: É um balanceador de carga do lado do cliente, porque ele distribui as solicitações entre várias instâncias do mesmo serviço, garantindo uma utilização equilibrada dos recursos disponíveis.
  • Hystrix: É um mecanismo de tratamento de falhas que ajuda a prevenir as falhas em cascata entre os microsserviços, a função dele é isolar chamadas de serviço, em caso de falha, ele permite que um comportamento alternativo seja executado ou uma resposta de erro adequada seja retornada.

AWS

A AWS (Amazon Web Services) é uma plataforma de serviços em nuvem oferecida pela Amazon, fornecendo muitos  serviços de computação em nuvem que permitem às empresas, organizações e desenvolvedores executar aplicativos e armazenar dados de forma escalável, confiável e econômica.

Alguns dos principais serviços e recursos da AWS:

  • Elastic Compute Cloud: Computação escalável na nuvem, permitindo a criação e gerenciamento de instâncias de servidores virtuais para executar aplicativos.
  • Elastic Beanstalk: Permite o deploy e a escalabilidade de aplicativos e serviços web de forma rápida, e facilidando o gerenciamento dos recursos, que se torna automático.
  • Simple Storage Service (S3): É um serviço de armazenamento  com uma duração maior e uma alta capacidade de armazenamento,além de recuperar qualquer quantidade de dados em qualquer momento pela internet.
  • Amazon RDS (Relational Database Service): Fornece bancos de dados relacionais gerenciados, permitindo que os usuários possam configurar, operar e escalar facilmente bancos de dados como MySQL, PostgreSQL, SQL Server entre outros.
  • Amazon CloudFront: É uma CDN (Content Delivery Network) que distribui conteúdo e dados de forma eficiente, garantindo uma alta velocidade de resposta para e baixa latência para os usuários finais.
  • Amazon VPC (Virtual Private Cloud): Permite a criação de redes logicamente isoladas dentro da nuvem AWS, dando um controle maior  sobre a segurança e a configuração de rede.
  • Lambda: É um serviço de computação sem servidor que permite executar código em resposta a eventos, sem a necessidade de provisionar servidores explicitamente, com uma escrita de código fácil e direta.

Os modelos de implantação flexíveis, infraestrutura distribuída, modelo de pagamento pay-as-you-go e foco intenso em segurança da AWS, são recursos oferecidos que mais se tornam escolha popular para empresas de todos os tamanhos que desejam aproveitar os benefícios da computação em nuvem, esses três modelos de implantação atendem a diversas necessidades, como: a Nuvem Pública, Nuvem Privada e a Nuvem Híbrida.

A Nuvem Pública é acessível a qualquer pessoa ou empresa pela internet e é altamente escalável, o que beneficia as empresas que implantam seus aplicativos globalmente, atende a um público amplo, mas, a Nuvem Privada dedica seus recursos exclusivamente a uma única organização,para garantir um controle maior e mais segurança de dados, já que essa nuvem pode ser hospedada no local (on-premises) ou em data centers de terceiros. E a Nuvem Híbrida que combina um pouco das nuvens pública e privada, e permite que as empresas integrem seus recursos locais com a nuvem pública da AWS.

Para garantir alta disponibilidade e baixa latência, a AWS distribui sua infraestrutura no mundo todo, e em muitas regiões composta por várias Zonas de Disponibilidade. Essas zonas são data centers fisicamente separados, e ao mesmo tempo conectados, pois permitem que os serviços da AWS continuem funcionando mesmo em caso de falhas em uma região específica. O modelo de pagamento pay-as-you-go da AWS também pode oferecer aos clientes a flexibilidade de pagar apenas pelos recursos que realmente estão usando, então não é um investimento  em infraestrutura subutilizada, ainda existe a opção de Reserved Instances, que gera descontos significativos para quem se compromete a utilizar determinados recursos por um período específico de tempo.

A segurança é uma uma grande prioridade na AWS, então a plataforma oferece várias camadas de proteção para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e aplicações hospedados. O uso de firewalls, controle de acesso e criptografia são algumas das medidas utilizadas para proteger os recursos contra acessos não autorizados e garantir a segurança dos dados em trânsito e em repouso.

A AWS fornece certificações profissionais reconhecidas globalmente, disponíveis para os profissionais de TI validarem suas habilidades em nuvem e mostrarem seus níveis de competência na área de desenvolvimento da plataforma, além de serem uma vantagem significativa no mercado de trabalho, destacando os profissionais que possuem conhecimentos especializados em serviços e práticas da AWS.

Integrando o Spring Cloud e AWS

A escalabilidade é um dos principais pontos fortes da AWS e do Spring Cloud, ambos podem facilitar o desenvolvimento de microsserviços, podendo aproveitar as característica do  Spring Cloud, onde os desenvolvedores podem criar microsserviços independentes que podem ser dimensionados de acordo com a demanda, e isso permite que os aplicativos possam se adaptarem facilmente diante de um alto tráfego de dados ou mudanças nas necessidades dos usuários. Junto ao Spring Cloud Config que simplifica o gerenciamento das configurações para microsserviços e a AWS complementa essa funcionalidade permitindo  que as configurações sejam armazenadas em serviços como o AWS Systems Manager Parameter Store, isso permite que as configurações sejam atualizadas dinamicamente, sem a necessidade de modificar e reiniciar cada serviço individualmente.

A integração do Spring Cloud com o AWS Elastic Load Balancing e o Amazon Route 53 fornece recursos de Service Discovery e Balanceamento de Carga, permitindo que os microsserviços se registrem e se descubram automaticamente na nuvem AWS, facilitando a comunicação entre eles e distribuindo o tráfego de entrada de forma mais eficiente, garantindo alto desempenho e disponibilidade, tem conjunto de serviços para segurança e o AWS Identity and Access Management (IAM) permite gerenciar identidades, permissões e autenticação para acesso aos recursos da nuvem, fortalecendo a segurança dos microsserviços e garantindo que apenas as entidades autorizadas possam acessar os recursos, que pode ser aproveitado pelo Spring Cloud.

Existe também o Spring Cloud Hystrix que é uma biblioteca projetada para lidar com falhas em ambientes distribuídos e nesse contexto, a AWS oferece soluções, como a replicação de instâncias em diferentes Zonas de Disponibilidade  e serviços de failover, quando combinamos o Hystrix com a arquitetura de alta disponibilidade da AWS, é possível criar sistemas que continuam funcionando mesmo em situações de falha, e isso acaba garantindo uma experiência mais confiável para os usuários finais.

Tanto o Spring Cloud quanto a AWS oferecem recursos avançados para análise e monitoramento de aplicações distribuídas. O Spring Cloud integra-se com o Zipkin, permitindo rastrear solicitações entre serviços e identificação de gargalos de desempenho e a AWS oferece serviços como o Amazon CloudWatch e o AWS X-Ray, que podem monitorar e depurar aplicativos em execução na nuvem, fornecendo informações valiosas para otimização contínua e melhoria para o usuário. O Spring Cloud reduz muitas das complexidades envolvidas durante o desenvolvimento dos microsserviços, os desenvolvedores se concentram na lógica de negócios sem se preocupar com a infraestrutura e a AWS participa desses aspectos, oferecendo uma série de serviços gerenciados, fácil implementação e gerenciamento dos aplicativos em vários cenários.

Conclusão

Ao combinar o Spring Cloud com a AWS, as opções de soluções durante o desenvolvimento se tornam muitas tanto para o desenvolvedor quanto para o usuário que utiliza a aplicação, a implantação e o gerenciamento de aplicações distribuídas baseadas em microsserviços. Essa parceria entre a AWS e o Spring Cloud permite que as empresas criem soluções robustas, capazes de atender às demandas do mercado e proporcionar experiências excepcionais aos usuários finais.

💡
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.