Tipos de devs

Tipos de devs

O grande psicólogo Carl Gustav Jung disse uma vez: “Eu não sou o que aconteceu comigo. Eu sou o que escolhi ser".

Fazer parte de um grupo de desenvolvedores é desafiador porque a maioria das empresas deseja construir equipes de desenvolvimento bem equilibradas, com personalidades que tragam diferentes perspectivas, habilidades e abordagens para os problemas.

Sem querer ou não, a sua forma de ser e trabalhar pode seguir um padrão mais ou menos semelhante ao dos outros. Assim, este post oferece uma olhada sobre os arquétipos ou "padrões de comportamento, que, configurando modos específicos de ser, estão relacionados a símbolos e imagens culturais que fazem parte do inconsciente coletivo", como diz sua definição.

E você, com qual arquétipo dev se identifica?


A seguir, mostrarei os 10 arquétipos de devs mais frequentes, com os quais você certamente se identificará em maior ou menor grau. Se for esse o caso, lembre-se de que ninguém atende 100% aos requisitos desses estereótipos. Só temos traços ou pinceladas que fazem parte da nossa forma de pensar, fazer e trabalhar.

A ideia desse exercício é que você aprenda com esses perfis para acentuar pontos fortes ou eliminar pontos fracos.

Tire o melhor de cada um para que suas habilidades brilhem e não sejam comprometidas por nenhuma atitude ou metodologia. Vamos?

1) O mediano 🙂

É o arquétipo mais comum e o mais fácil de conseguir no mercado. Eventualmente, uma empresa contratará alguns desenvolvedores medianos em sua equipe.

O desenvolvedor médio pode se vender de várias maneiras, mas tende a manter os padrões regulares em tudo o que faz, com exceção dos jogos.

Além disso, sua ambição é moderada: ele/ela quer um fluxo de trabalho previsível em seu dia para entregar sem problemas e não está muito preocupado/a em corrigir bugs porque, do ponto de vista dele, isso significa retroceder em suas tarefas.

Meu conselho, se você se identificou com o perfil: Saia da zona de conforto, vá atrás de objetivos mais exigentes e tome cuidado com os erros... e com muitos videogames.

2) O lobo 🐺


Uma empresa deveria contratar todos os lobos que encontrar, mas infelizmente não são muitos. Ao contrário de 80% dos desenvolvedores, esse arquétipo entende as prioridades de produtos e negócios.

Ele/ela tentará ajudar o máximo possível para que a equipe se una e alcance seus objetivos. Apenas um em mil desenvolvedores provavelmente é um lobo.

O lobo é um desenvolvedor de sonhos, eternamente otimista. Ele é hiperprodutivo, codifica muito rápido e nunca entregará menos do que um código sólido.

Tome grandes decisões de arquitetura. Ele/ela está sempre atualizado/a sobre as melhores práticas e novas tecnologias. Não só isso, também testou e comparou diferentes decisões arquitetônicas, antes de apresentar a solução a adotar.

Fala quando necessário e compreende e respeita as decisões de negócios e produtos. Você nunca ficará preocupado quando um lobo estiver por perto porque as coisas vão dar certo.

Esses desenvolvedores também têm a rara capacidade de ler sua mente e prever suas necessidades, o que é um pouco estranho, mas útil.

Meu conselho se você se identificou com o perfil: Desenvolva sua capacidade de comunicação para que a expressão de suas ideias seja sempre eficaz na hora de propor soluções. Lembre-se de assertividade, negociação e persuasão.

3) O narciso 🥰


Esse tipo de desenvolvedor é muito semelhante aos lobos. No entanto, ele/ela vem com diferenças significativas que podem ter um grande impacto. Embora a maioria dos desenvolvedores seja altamente competitiva, o narciso aumenta o nível. Ele/ela quer ser reconhecido/a como um gênio, a ponto de exagerar em detalhes simples para criar os "sistemas perfeitos". Não gosta de ser ofuscado/a.

Um elemento muito positivo do narciso surge quando ele/ela recebe um desafio muito específico para discutir a solução em detalhes. Assim como o lobo, ele/ela encontrará a melhor solução, dentro do orçamento e dentro de um prazo bastante razoável. Ele/ela é um cara legal e tende a ser fluido/a com seus colegas desenvolvedores, embora sempre tente se lembrar de quem está no comando.

Meu conselho se você se identificou com o perfil: Cuidado com o seu ego. Aprimore suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe, pois você não conseguirá chegar longe com orgulho e sozinho. Não caia na armadilha de polir demais o seu trabalho, porque você será vítima dessa necessidade.


4) O idealista 🤩


Esses tipos de desenvolvedores estão sempre cientes das últimas tendências. Os idealistas conhecem todas as novidades das novas versões de todos os frameworks de última geração.

Com a estrutura certa ao seu redor, eles podem fazer toda a diferença, encontrando a melhor opção arquitetônica que ninguém pensou.

O idealista gosta de quebrar paradigmas, mas precisará moderar a velocidade de novas adoções. No entanto, quando eles questionarem suas ideias de mudança, ele argumentará sem parar para tentar provar que está certo. Se o idealista tiver espaço para brilhar, ele/ela será leal.

Meu conselho se você se identificou com o perfil: Escolha bem quando propor esse rompimento. Às vezes os projetos têm prazos curtos e não haverá tempo para mudanças drásticas, experimentais ou irreverentes. Pense bem na forma como defenderá suas decisões ou pontos de vista, para não ser rotulado/a como detrator ou alguém em conflito. Faça seus argumentos sem tanta paixão.

5) O tímido 😬

Se alguém contrata uma pessoa tímida, pode confiar que não vai atrapalhar a dinâmica da equipe, o fluxo de trabalho ou o do produto.

Esses desenvolvedores são introvertidos por natureza e sua comunicação exige mais fluidez para se fazerem entender. Com isso, muitas vezes o que entregam pode estar fora das especificações do projeto, pois evitam pedir para não "incomodar".

Com uma voz calma, ambição limitada e relutância em ser o centro das atenções, a pessoa tímida é o oposto de um narciso. Se possível, ele/ela trabalhará em casa. Se ele/ela chegar ao escritório, você o/a encontrará escondido/a em um lugar tranquilo que você nem sabia que existia. Ele/ela tentará evitar reuniões.

Embora seu trabalho seja diligente, o tímido precisa ganhar confiança para abrir e compartilhar todo o seu potencial criativo. O talento às vezes está escondido, por isso devemos fazer todo o possível para deixá-lo sair.

Meu conselho se você se identificou com o perfil: Nunca se sinta constrangido quando fizer parte de um projeto. Proponha ideias, comunique e notifique em tempo hábil se algo seu ou do trabalho não estiver indo bem. Sem medo! Expresse-se porque você tem o direito. Confie no seu talento e apresente-o ao mundo. Um pouco de ambição não faria mal.

6) O extintor de incêndio 👩🏼‍🚒


É sempre bom ter um extintor de incêndio a bordo, especialmente em equipes extensas. O melhor uso para eles é a solução de problemas de emergência e a prototipagem aproximada, onde atingirão seus objetivos muito mais rápido do que se pensava ser possível.

Há um problema: embora seu código funcione bem, às vezes é difícil entendê-lo ou alterá-lo. Além disso, ele/ela pode evitar sempre seguir os padrões ou a documentação para garantir o sucesso de algo. Raramente segue todas as instruções de controle de qualidade. Ele/ela é um/a solucionador/a de problemas rápido/a e natural e não acredita em detalhes como desenho em escala ou segurança de processos.

Apesar do exposto, os corta-fogo geralmente são leais por padrão, mas também gostam de experimentar projetos diferentes.

Da mesma forma, entrega na metade do tempo estimado e é possível que deixe alguns detalhes pela metade. Simples: você quer ver que tudo já funciona. Isso consumirá horas extras para entregar mais rápido do que o esperado.

Meu conselho se você se identificou com o perfil: Seu calcanhar de Aquiles está em seguir determinados padrões ou regras. Melhor se dar um tempo para cumpri-las porque existem projetos que exigem algumas normas específicas e trazem consequências caso não haja essa adesão. A redução nos prazos de entrega é boa, mas não afeta outra coisa. Você é um extintor de incêndio, não o gerador de um gerador de crise.

7) O eremita 🧙🏻‍♂️

Ele/ela tende a ser um/a desenvolvedor/a decente e sério/a, possui profundo conhecimento e é um/a trabalhador/a produtivo/a. A fraqueza que deve ser superada está em se integrar melhor com a equipe: aceitar que é faz parte de uma comunidade de pares.

Ele/a vê opiniões divergentes como um desafio direto à sua própria mente brilhante. Portanto, é difícil cooperar quando as decisões não são suas.

Por sua natureza, os eremitas são voláteis e imprevisíveis.

Meu conselho se você se identificou com o perfil: experimente tarefas com objetivos compartilhados, onde você precisa de outros e vice-versa. Isso mostrará a força da contribuição, dedicação e recompensa que advém do respeito aos colegas. Cuidado com essa volatilidade. Só respira.

8) O burocrata 🧑🏻‍💼


Este desenvolvedor quer manter suas costas seguras - ele/a vive e respira autoproteção-. Gasta mais energia e tempo não sendo o/a único/a responsável caso algo dê errado.

Por natureza, fará a escolha errada do produto se isso significar que seu trabalho é mais seguro.

Ele/ela pode ser um/a bom/boa dev e esconder um grande talento, mas seu tipo de mentalidade injeta mais conformidade do que vontade de inovar. A diferença com o tímido é que este quer fazer parte do sucesso e contribuir para isso, mas o burocrata acaba sendo mais indiferente.

Meu conselho se você se identificou com o perfil: Reacenda aquela chama profissional. Saia do conformismo. Assuma pequenos projetos sob sua total responsabilidade, com metas curtas e objetivos modestos. Isso permitirá que você saboreie suas próprias conquistas.

9) O mal-humorado 🤬

Sim, existem desenvolvedores que acordam mal-humorados, ou que eles apenas tiveram um dia difícil. Esse perfil não é fixo, pois qualquer um pode se frustrar um dia, a ponto de alguém hesitar em te pedir algo por medo da sua reação. Isso pode afetar a eficiência da equipe, pois uma pessoa mal-humorada pode ser um gargalo no que é necessário para o sucesso do projeto, além de gerar situações desconfortáveis ​​entre os devs.

Meu conselho se você se identificou com o perfil: Como mencionei, isso acontece com todos nós. Chega um dia que não estamos bem ou falta café. A recomendação nessa situação é se retirar, se observar como se fosse um dos membros da equipe e analisar como você se sente e como acha que os outros se sentem com uma pessoa de mau humor. Se você tiver episódios assim, pense que sua mente reflete o mesmo no resultado do seu trabalho. Logo você verá que não combina com você nem com ninguém ali.

A tua gestão emocional e a tua mentalidade são o mais importante a curto, médio e longo prazo para criares, focares e deixares sair as melhores ideias, para libertares as emoções que te prendem.


10) O professor 👨🏿‍🏫


Não o confunda com o idealista. O professor é um mestre teórico, obcecado pelo rigor e pelas regras.

Ele/ela vem com a melhor das intenções, mas pode desviar um projeto dos trilhos com longas palestras sobre padrões e processos.

Suas dissertações aprofundadas em ambiente de ação não cabem 100% no livro. Ele/ela tem dificuldade em distinguir entre uma aula de faculdade e uma startup.

Assim como o narciso e o idealista, é recomendável incorporar um quando a equipe for grande. Com a estrutura certa, ele/ela poderia se tornar um/a jogador/a vital porque trabalharia em elementos-chave que exigem um nível profundo de conhecimento.

Meu conselho se você se identificou com o perfil: relaxe um pouco. É bom que você goste de disciplina e teoria, mas ser muito exigente pode trazer atritos ou atrasos significativos no projeto. Aprenda um pouco sobre o extintor de incêndio e pense em formas de reduzir os tempos de análise e execução. A teoria é boa, mas a prática é o que faz o professor.

Conclusão

Não importa se você é um recrutador de empresas de tecnologia ou um desenvolvedor, esta matriz de perfil vai te orientar para identificar qualidades ou detectar padrões para tomar melhores decisões de gestão ou em seu próprio treinamento e desempenho.

Depois de ler este artigo, com qual arquétipo você se identificou? ¿Dev-e trabalhar você em algum detalhe em particular?

⚠️
As opiniões e comentários expressos neste artigo são de propriedade exclusiva de seu autor e não representam necessariamente o ponto de vista da Revelo.

A Revelo Content Network acolhe todas as raças, etnias, nacionalidades, credos, gêneros, orientações, pontos de vista e ideologias, desde que promovam diversidade, equidade, inclusão e crescimento na carreira dos profissionais de tecnologia.