Um caso de sucesso: Wiquadro e o projeto Empreender em Alagoas
A Educação Digital (ED) é considerada a educação do futuro e no caso da pedagogia, ocorre um fenômeno que coloca a tecnologia como um meio para aquisição de novos conhecimentos dentro do processo de ensino aprendizagem do aluno.
O uso da tecnologia pode ser expressado de várias maneiras, desde o uso de ferramentas básicas da informática até uso de aplicativos intencionados para passar os conhecimentos e gerar uma fórmula que o próprio estudante possa acompanhar a sua evolução perante as atividades concluídas.
As metodologias ativas juntas a ED servem como placas de aderência que possibilitam acoplar os conteúdos através da didática. Esses conteúdos são articulados com as tecnologias presentes nas plataformas educacionais. Cada metodologia de aprendizagem consegue adaptar os estudantes às tarefas disponíveis do curso com a utilização da plataforma.
A gamificação trabalha os conteúdos no formato de jogos e desafios e enquanto o aluno vai acertando os dispositivos presentes nos slides do curso, ele é direcionado para a próxima fase. Desta forma, há um acompanhamento real pelo discente sobre o seu desempenho no curso ou na disciplina.
A prática da educação digital no ensino ocorre dentro de cursos em Educação A Distância (EAD) que ficam hospedados em plataformas, o que torna o processo de aprendizagem mais atrativo e dinâmico. Por exemplo: em um recorte do slide de um determinado curso, no local do estudo há recursos de áudio vídeo, animações, ebooks, jogos entre outros. Existem diversas possibilidades de aprendizado, mas ainda assim a tecnologia não substituirá o papel do professor na educação.
Os componentes visuais chegam com intuito de prender a atenção do aluno que está sendo ensinado pela máquina, onde o discente estuda e o professor naquele tempo pedagógico se transforma em um tutor que pode esclarecer dúvidas sobre o tema da aula e o uso da ferramenta.
Antes da educação digital é interessante refletir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que foram precursoras em introduzir recursos tecnológicos como parte integrante do planejamento das aulas, no incentivo às discussões e ao contato mais aprofundado na perspectiva de que o aluno vai mais além do uso dos livros didáticos. Sendo assim, existem outros meios para compreender, refletir e assimilar o conhecimento.
Há uma certa dificuldade em incluir a tecnologia nas aulas, devido a falta de acessibilidade aos recursos de equipamentos e recursos financeiros para custear a internet mensalmente.
Em Alagoas, a educação profissional apresenta traços do tradicionalismo das aulas presenciais, acrescentadas com encontros ou atividades on-line, que são colocadas à disposição do aluno, sendo assim, as ferramentas tech terão como objetivo complementar as atividades do professor.
TIC e a Educação Digital
As tecnologias para comunicação não são recentes e foram sendo aprimoradas seguindo trilha da evolução tecnológica que ocorreu entre os anos 90, 00 e 10. À medida que os dispositivos são lançados ou aprimorados, a educação para as TIC criam um elo que torna um smartphone um instrumento para que conteúdos de aula sejam planejados e repassados. Este smartphone tem capacidade de instalar aplicativos para a comunicação instantânea, aplicativos educacionais, entre outras possibilidades. Exemplos comuns das TICs são Wi-Fi, Bluetooth, notebooks, computadores, smartphones, entre outros.
As TIC aplicadas à educação, partem de um meio didático que acontece dentro do planejamento e da ministração das aulas. O objetivo da pedagogia é trabalhar com elementos do ensino e aprendizagem que possibilitam ao estudante o conhecimento e assimilação da matéria.
O uso de ferramentas tecnológicas pode acontecer em casa com aplicativos e nos laboratórios de informática das escolas.
O professor pode usar ferramentas da TIC disponibilizando aos alunos um número maior de caminhos que levam os jovens a terem a oportunidade de conhecer, assimilar, compreender e aprender.
A Educação Digital é de fato um mecanismo para unir as aprendizagens somadas aos recursos disponíveis para que o professor tenha, através da formação pedagógica, subsídios para construir as atividades.
O aplicativo, a interface colorida, os botões, os desafios, os games, os slides torna o estudo um momento atrativo, inovador, instigante, moderno e dinâmico para os alunos.
Os livros didáticos não serão desprezados, pois são peças fundamentais para os estudos, a revisão da disciplina e são guias de orientação para o planejamento anual de atividades do professor.
As principais plataformas educacionais usadas no Brasil
As plataformas educacionais são uma espécie de sites que ficam guardados e disponibilizam cursos de diversas áreas que podem ser de cursos livres, de extensão, graduação em EAD ou híbrida, cursos de especialização, mestrado e doutorado.
Cada uma delas apresenta características próprias, recursos interativos que visam entreter o aluno de uma maneira mais dinâmica, com o propósito em facilitar a ministração e assimilação dos conteúdos por parte dos matriculados.
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) mais conhecidos são: a Plataforma CANVAS LMS, as plataformas criadas pelas próprias instituições (no caso das EADs privadas no Brasil), EAD Plataforma, Blackboard LMS, Plataforma da Hotmart Club (incubadoras de cursos de diversos segmentos), Google Classroom, Moodle, Plataforma LMS Commercial, etc.
O Uso da Tecnologia para a Educação profissional em Alagoas: Case de sucesso
O projeto Empreender-AL tem como finalidade oferecer um curso de empreendedorismo gratuito para jovens de todo o Estado que tem ou pretende montar o próprio negócio.
A plataforma Wiquadro oferece um ambiente de aprendizagem, viabilizando o acesso ao curso, cada módulo apresenta temática que aborda desde inclusão digital com o ensino de recursos básicos de informática até construção do plano de negócios.
O projeto Empreender foca em investir na formação de jovens empreendedores que buscam uma oportunidade de transformarem seus talentos em bons negócios. É interessante para quem quer ser o dono do seu comércio fazer uma capacitação que ensina os conhecimentos básicos sobre o que é ser empreendedor, além de contribuir com o planejamento, ação e as estratégias para tornar os sonhos realidade.
Para o governo, existe uma iniciativa de formação profissional que visa a abertura de postos de trabalho e aumento de vagas de trabalho no Estado.
Os órgãos responsáveis pela construção do projeto Empreender-AL são a secretária de desenvolvimento de turismo em parceria com a empresa que trabalha com terceiro setor a Wiquadro.
A seguir, disponibilizarei trechos da entrevista com a Mariza Soares, a consultora em Gestão de Projetos da Wiquadro e do Projeto Empreender em Alagoas.
Abaixo segue um pouco do bate papo com a gestora educacional:
-O que é o Projeto em Empreender?
-Mariza: Por favor, você terá mais nos sites: www.empreendealagoas.com.br e www.wiquadro.com.br.
-Qual a maior contribuição que a tecnologia pode trazer para educação a distância?
-Mariza: A tecnologia é indispensável para a educação a distância e sua maior contribuição é possibilitar a inclusão das pessoas de forma mais justa e acessível.
Ainda não é global, porque vivemos em um país com muitas desigualdades sociais e muitas pessoas ainda não têm acesso à internet, condição fundamental para a expansão da educação à distância. E mesmo com as dificuldades que sabemos existir, já é possível ver o aumento no número de pessoas que conseguiram alcançar algum nível de qualificação por terem tido a oportunidade de fazer uma formação on-line, outros, como é o caso dos alunos do Empreender Alagoas, têm acesso a um conhecimento rico e de extrema importância para aqueles que querem iniciar ou melhorar seu empreendimento.
-Pergunta: Pra você o que é a educação digital?
-Mariza: Educação digital, que talvez possamos chamar de educação tecnológica, é o processo que permite ou que facilita que as pessoas aprendam como utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis. Desde as ferramentas básicas de comunicação, passando pelas redes sociais até ferramentas e softwares mais complexos de programação ou de inteligência artificial.
-Pergunta: Qual a maior dificuldade em incluir a tecnologia na educação profissional?
-Mariza: Se estivermos falando da educação profissional à distância, a principal dificuldade é o acesso à internet de qualidade. Na educação profissional presencial, é preciso entender de que tipo de tecnologia cada curso necessita e, investir cada vez mais em oferecer ao aluno tecnologias atuais e inovadoras para que possa garantir a sua empregabilidade.
-Pergunta: Qual a linguagem que Wiquadro desenvolve nos cursos?
-Mariza: A linguagem do Curso em si é HTML5, mas a linguagem da plataforma é PHP.
-Pergunta: Como é trabalhar com educação alagoana? Qual secretaria está envolvida diretamente como a Wiquadro?
-Mariza: O trabalho é realizado em parceria com a SEDICS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços) e é gratificante poder contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado, por meio da qualificação empreendedora.
Encerrando os trabalhos
A Educação Digital é algo que faz parte do cotidiano na vida de todos que buscam a formação educacional. O caráter da evolução ED está no aperfeiçoamento de programas e aplicativos, sites educativos e nos dos dispositivos tecnológicos.As TICs servem como base para as ações pedagógicas que são estruturadas pelos professores e demais corpo pedagógico da escola, como meio mais eficaz na inclusão da tecnologia, nos processos de didática e no ensino-aprendizagem dos estudantes.
A autonomia das empresas associadas ao uso das linguagens de programação promove o aumento no número de plataformas educacionais que ficam à disposição dos alunos.
A tecnologia da Wiquadro visa tornar simples e atrativo o ensino do empreendedorismo, o que simplifica as ideias do empreendedor, eleva a organização nas ideias, nos critérios e coloca em prática os sonhos da abertura do comércio. Além disso, o governo beneficia a população com uma criação maior de vagas de trabalho no estado de Alagoas.
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