[VÍDEO] DEV Talks #3 - Desenvolvedora Front-End e influenciadora tech: conheça a Laura Grassi
A nossa convidada nesta 3ª edição do DEV Talks é a Laura Grassi que, além de ser programadora em Front-End na upLexis, também se dedica a criar conteúdos sobre tecnologia para as redes sociais. Formada em Gestão de TI, a carreira como programadora veio ao acaso e começou com muitas incertezas.
Embora a carreira da Laura hoje seja como front-end, a primeira experiência foi com Banco de Dados (SQL). Laura conta que sua primeira dificuldade foi durante a faculdade com lógica de programação. Isso porque ela não se via como programadora nesta época e é um tipo de lógica que não é tão comentada na escola/faculdade. Foi praticando no estágio que ela aprendeu:
“Praticar é o que realmente me faz aprender. Tudo que eu coloco em prática eu aprendo com muito mais facilidade porque eu entendo exatamente o contexto de onde aquilo será usado”, diz ela.
Dicas para quem quer começar na área
Muitos desenvolvedores Juniors têm dificuldade em conseguir o primeiro emprego na área tech. A primeira oportunidade de emprego da Laura chegou às 2h da manhã. Isso mesmo. De madrugada! A Laura, ansiosa para trabalhar, enviou o currículo para várias empresas durante a madrugada e o mais curioso é que o dono da empresa estava on-line neste período e respondeu o e-mail da Laura com uma proposta de entrevista.
Ela compartilha com a gente algumas dicas para pessoas que desejam começar na área:
1- Tenha um portfolio
Um portfolio é mais que um currículo. Ele mostra na prática o que você sabe fazer e todo o seu desenvolvimento profissional. Para quem está começando é ainda mais importante, uma vez que ali você vai poder mostrar as suas técnicas, estratégias e organização. Existem muitos sites que ajudam com ideias para projetos que você pode ir acrescentando no seu portfolio no GitHub. Ideias não vão faltar!
Além disso, primeira impressão é a que - muitas vezes - fica. Então, a outra dica é manter os projetos mais profissionais na página principal e nas páginas restantes os seus outros trabalhos.
2- Não tenha medo da entrevista
A palavra "entrevista" apavora muita gente, mas calma que não precisa ser assim. O recruiter está procurando conhecer você e ver se há um fit com a empresa. Você não precisa saber de tudo e não é vergonha admitir isso para o entrevistador. O pulo do gato é: mostre-se interessado em aprender. Além disso, tome um bom café antes, respire fundo e se mostre animado durante a entrevista ;)
Depois de se graduar em gestão de TI, a Laura ainda tinha algumas incertezas sobre o que queria dentro da carreira em tech. E, após o final do estágio em SQL, ela voltou aos e-mails e conseguiu um novo emprego como manutenção e suporte técnico. Depois de perceber que essa área também não era o que ela queria, os olhos da Laura se voltaram para um conhecido que começou a mostrar um pouco sobre a área de front-end.
A importância de não pular etapas
Até se tornar uma desenvolvedora front-end pleno, muita coisa aconteceu na vida da Laura. Por mais que ela já tivesse algumas noções básicas sobre HTML e CSS dá época em que ela usava o tumblr (plataforma de blogging), a Laura viu a necessidade de estudar assuntos que ela havia “pulado” no passado (lógica de programação, java script, html…) e hoje ela não recomenda. Sair “atropelando” alguns assuntos ou estudando superficialmente prejudica a carreira de quem está começando. Estudar corretamente vai te ajudar a entender melhor como tudo funciona e enriquece o currículo.
Influenciadora tech
A Laura conta que começou a criar conteúdo sobre as suas gatinhas para publicar no instagram, depois o foco dos vídeos foi fazer dublagens de desenhos. Foi aí que ela percebeu que este nicho estava ficando saturado e pensou em produzir conteúdos que agregassem na carreira dela. Porquê não divulgar alguns de seus próprios projetos? No começo ela mostrava as artes que produzia, mas o projeto foi tomando forma e ela foi criando conteúdos mais abrangentes no ramo tech.
Quer saber os detalhes desta história? Confira a entrevista completa com a Laura no vídeo abaixo, a 3ª edição do DEV Talks, publicado no canal da Revelo Community no Youtube.