[VÍDEO] DEV Talks #5 - Tech Lead, co-autora e premiada pela Microsoft. Vem conhecer a história da Kamila

[VÍDEO] DEV Talks #5 - Tech Lead, co-autora e premiada pela Microsoft. Vem conhecer a história da Kamila

Mais um episódio de DEV Talks foi ao ar e a convidada da vez foi a Kamila Santos, Tech Lead na Zup Innovation. A Kamila já sabia que queria seguir na área de tecnologia em 2014 e, no segundo ano do ensino médio, ela fez um curso de informática e aprendeu desde o básico com pacote office, até webmasters que contemplavam nuances de programação em HTML e CSS. Foi aí que ela teve mais contatos com os códigos!

Depois do curso, ela ingressou na faculdade de Ciência da Computação. No segundo ano, ela conseguiu o primeiro estágio na área tech, mas não como desenvolvedora ainda, foi na parte de governança. A primeira linguagem na faculdade que ela teve contato foi C#, mas depois, durante o curso, o JavaScript apareceu e conquistou o coração da Kamila.

Principais dificuldades na área

Como muitos devs, entender a lógica de programação é um grande desafio. Quando a Kamila aprendeu, outra matéria (orientação de objetos com Java) entrou e levou ela de volta aos estudos e horas assistindo aos canais do youtube que falavam sobre o tema.

Além disso, a barreira do mercado de trabalho chegou.

“Pensei: tiro boas notas na faculdade e consigo fazer os exercícios de Java, então estou pronta para o mercado. Não, não estava”, diz ela.

A Kamila sentiu que não bastava saber sobre os temas que eram abordados na faculdade, então começou a estudar sobre outros que o mercado pedia. Depois, veio a dificuldade em conciliar estudos da faculdade, estágio e buscar conhecimento na internet.

Foi aí que a Kamila começou a se aproximar mais das comunidades.

“É uma coisa que tem muito na nossa área: ser autodidata no sentido de saber o que você precisa aprender e correr atrás. A comunidade me ajudou muito.”

Porque back-end, Kamila?

No primeiro emprego como desenvolvedora, ela teve a oportunidade de rodar entre várias áreas tech. No primeiro projeto, a atuação era com back-end, mas como havia muita demanda de front-end, ela acabou ajudando o time com essa função. Como não era bem o que ela queria, a Kamila começou a estudar formas de ajudar atuando como back end e se sentia mais "recompensada" fazendo as lógicas das aplicações.

Desde fevereiro/2022 ela vem atuando como Tech Lead na Zup Innovation e vem sendo uma grande experiência.

“ Todos os meus conhecimentos foram se acumulando, misturado com o que fui aprendendo em comunidade e aprendendo produzindo conteúdo. Para ensinar, a gente tem que estudar 10x mais”

Prêmio MVP Microsoft

Desde janeiro de 2021, a Kamila está no programa Most Valuable Professional (MVP), que é um prêmio concedido pela Microsoft que reconhece os esforços dos profissionais para a comunidade de desenvolvimento.

No site da Microsoft, para ganhar um MVP é preciso ser um profissional que ofereça suporte às comunidades técnicas por meio de compartilhamento de conhecimentos exclusivos, inovadores e consistentes.

Cuidado com a Síndrome do Impostor

Para quem não conhece, a síndrome do impostor é caracterizada por pessoas que têm tendência à autossabotagem. Nesta síndrome, o indivíduo fica com a sensação constante de incapacidade e demérito. Para quem está começando no mercado de trabalho é ainda mais comum, já que nem todo mundo tem experiência e projetos para apresentar logo no início.

A comunidade dev ajudou a Kamila a perder esse medo e ela comenta que é um aprendizado e melhora constante, mas sempre podem vir gatilhos do tipo “será que eu mereço estar aqui?”. Kamila conta que viveu uma situação destas em 2020, quando aconteceu um evento internacional de Java e ela se inscreveu como palestrante. O maior desafio dela era o inglês e o medo de não conseguir passar a mensagem, mas durante a palestra ela recebeu vários elogios e a galera a compreendeu bem.

A Kamila dá algumas dicas, principalmente, para aqueles que estão começando agora na área tech, mas que também se aplicam a todos os devs - independentemente da fase de carreira.

Confie em você

“Não tenho todos os requisitos da vaga. E agora?” Não precisa ter medo. Nem sempre você vai ter 100% das skills, mas isso não significa que você não esteja apto àquela vaga. Se candidate mesmo com esta incerteza. O importante é entrar no mercado tech.

Saiba filtrar críticas

Construtivas e negativas. Durante toda a sua vida profissional, você estará sujeito a receber todos os tipos de críticas pelo seu trabalho. Leve as positivas como forma de alavancar a carreira e, quanto as negativas, releve.

Mantenha o foco

Ter um único foco ajuda a manter a carreira em curso e crescer mais rápido no mercado.Escolha um objeto de estudo e seja especialista naquele assunto.


Engaje com a comunidade

Produza conteúdo para ajudar a comunidade. A Kamila conta que, desde o começo da carreira dela, a comunidade dev a ajudou bastante. Ela aprendeu, se aperfeiçoou em vários aspectos, ajudou pessoas e tirou vários insights legais sobre o mercado que a ajudaram com a profissão.

Como se manter atualizado na área?

Um dos maiores desafios da tecnologia é se manter atualizado já que todos os dias - praticamente - algo novo acontece no mundo. A Kamila comenta que o ideal é não querer aprender tudo de uma vez. Tente priorizar assuntos para estudar primeiro e foque nos principais tópicos que tem a ver com o seu trabalho.  Ela se atualiza lendo livros e artigos no Medium e no Dev.to, além de estar sempre acompanhando eventos e fóruns.

Jornada Java

Em 2019, a Kamila foi co-autora do livro Jornada Java junto com vários desenvolvedores.

Foi uma experiência muito gratificante porque, além de compartilhar conhecimentos que ela adquiriu, ela aprendeu bastante com os outros co-autores que estavam ali, um apoiando o outro no projeto, ajudando a gerenciar entregas dos capítulos e com feedbacks de escrita.

Em tempo, ela indica alguns livros:

  • “14 Hábitos de Desenvolvedores Altamente Produtivos” por Zeno Rocha.
  • “Microsserviços prontos para a produção: Construindo sistemas padronizados em uma organização de engenharia de software’ de Susan Fowler.

Confira a entrevista completa com a Kamila no vídeo abaixo, a 5ª edição do DEV Talks, publicado no canal da Revelo Community no Youtube.