Você conhece todos os princípios da Cultura DevOps?

Você conhece todos os princípios da Cultura DevOps?

Já ouviu falar sobre DevOps? A palavra surgiu entre uma combinação entre  “Development” (Desenvolvimento) e “Operations” (Operações). Trata-se de um conjunto de práticas e processos que prometem tornar processos de desenvolvimentos, testes e lançamento de produtos mais céleres e consistentes. Equipes de tecnologia vêm adotando a Cultura DevOps para melhorar o desempenho do time, integrar o trabalho com as outras equipes da empresa e assegurar maior qualidade no produto final.

Essa cultura procura tornar todas as equipes uma só quando estão trabalhando em determinado projeto, já que estimula o compartilhamento de informações, ferramentas e proporciona um espaço seguro para tirar dúvidas e debater possíveis soluções para o projeto. Desta forma, todos estarão trabalhando juntos para alcançar os objetivos organizacionais.

Existem alguns pilares que compõem a cultura DevOps. Conversamos com o Head of SRE da Revelo, Luiz Sgarbi, para contar um pouco sobre eles neste artigo.

Automação

Basicamente significa ganho de tempo. A ideia de implementar automações é possibilitar a otimização de tempo para a equipe e tornar todos os processo mais ágeis, já que serão feitos com poucos cliques. Quando se tem uma esteira consolidada para uma aplicação, é possível criar padrões para futuros processos, reaproveitando o código e a estrutura.

Quanto menos atividades manuais forem realizadas, maior é o foco em outras coisas que acontecem no dia a dia de um profissional de DevOps.

Interação

Não adianta desenvolver algo que não será utilizado ou não será eficiente. Muitas vezes a resposta sobre o problema do usuário não virá de imediato durante o desenvolvimento, então a visão de alguém de fora é super bem vinda. É preciso de constantes feedbacks para saber se o time está indo no caminho certo - ainda mais se for um time pequeno - e se está sendo criado algo pensando em quem irá de fato utilizar.

Auto atendimento

Puxando um gancho do princípio de “Automação”, a ideia aqui também é executar menos atividades manuais e focar em outras, mas de forma autônoma. Cabe ao gestor proporcionar ao time um espaço seguro para que todos tenham liberdade para conduzir seus projetos, tenham ferramentas adequadas e estejam em conformidade com todos os controles de segurança exigidos pela empresa.

O desenvolvedor não precisa depender de algum superior para executar uma feature ou construir algum processo, ele deve ter autonomia para fazer isso por conta própria.

Melhoria contínua

Tudo comentado até aqui está relacionado. O princípio de Melhoria Contínua está ligado a uma linha de pensamento necessária que tem como objetivo melhorar o trabalho do time. É constantemente estar se perguntando  “Existe uma forma melhor para fazer isso?” ou “Estou usando os recursos alocados de forma eficiente?”

Testes contínuos

Os testes são super importantes durante todo o processo de desenvolvimento de uma aplicação já que, neste momento, é a melhor “garantia” que você terá sobre algo estar funcionando bem ou não. É recomendável testar a aplicação em cada fase, em cada etapa do projeto, isolando os problemas encontrados para corrigi-los imediatamente.

Isso proporciona um acompanhamento melhor e evita entregar a aplicação com problemas ao cliente.

Colaboração

Palavra-chave. A colaboração entre o time de desenvolvimento com outros times da empresa é fundamental, especialmente àqueles times que lidam diariamente com decisões estratégicas para o negócio. É preciso ter na equipe alguém que desenvolva softwares, mas também esteja sempre pensando constantemente em como agregar valor para a empresa por meio das suas decisões.

Este princípio deve estar bem enraizado ao profissional para que ele entenda o impacto do seu trabalho para a empresa e esteja sempre colaborando com outros times.

Benefícios da Cultura DevOps

É muito comum encontrar nas empresas barreiras e rivalidades entre departamentos. Isso, além de causar um grande desconforto para os envolvidos, pode atrapalhar a produtividade dos times. A cultura DevOps pode ser implementada para reestruturar os times de forma que exista mais transparência e coparticipação entre as tomadas de decisões. Além disso, o foco será na colaboração entre os membros das equipes, de forma que um possa aprender com o outro.

Além disso, a cultura DevOps traz vários benefícios ao time de desenvolvimento no dia a dia. Citamos neste artigo 3 deles:

Ganho de tempo

Com a automação, por exemplo, o time já consegue ter mais tempo para realizar outras tarefas importantes do projeto uma vez que estarão utilizando de recursos tecnológicos para realizar atividades mais simples e identificando falhas por meio do sistema.

Estar em dia com o mercado

Com o mercado de TI em ascensão, é preciso estar sempre se atualizando com as mais variadas tecnologias e técnicas. Quando seu time está em sincronia com estas mudanças, há muito mais agilidade no desenvolvimento e manutenção de softwares, sites, aplicativos, etc.

Segurança

Uma coisa é primordial quando se fala em tecnologia: segurança. Na cultura DevOps, uma das prioridades é garantir a segurança digital da empresa. E como é feito isso? Garantindo a conformidade dos códigos por meio de testes frequentes, liberando acessos às ferramentas apenas para os que precisam e implementando scanners de vulnerabilidade em nuvem, por exemplo.

Uma coisa é primordial quando se fala em tecnologia: segurança. Na cultura DevOps, uma das prioridades é garantir a segurança digital da empresa. E como é feito isso? Garantindo a conformidade dos códigos por meio de testes frequentes, liberando acessos às ferramentas apenas para os que precisam e implementando scanners de vulnerabilidade em nuvem, por exemplo.

Conteúdo escrito em parceria com Luiz Sgarbi, Head of SRE da Revelo.