Wireframes, Mockups e Protótipos: o que são e como usar
Muitas vezes, um desenvolvedor de software não sabe por onde começar quando se trata de estruturar um site ou aplicativo móvel. E é que, geralmente, começamos a aprender a desenvolver lógica de programação e otimização de recursos, focando no aprendizado de uma linguagem com a qual nos sentimos confortáveis.
Como resultado, não conseguimos imaginar como será nosso produto acabado, então improvisamos à medida que avançamos, sem considerar como nosso produto acabado será aceito. Neste ponto entra o estudo da Interface (UI) e da Experiência do Usuário (UX), juntamente com a criação de wireframes, mockups e protótipos.
Wireframes são o esqueleto de qualquer programa ou site e representam o primeiro passo na análise a ser desenvolvida. Neste ponto, buscamos criar um modelo de fácil utilização para os usuários que irão interagir com o site, definimos onde os elementos estarão localizados e a forma como irão funcionar, garantindo uma boa experiência do usuário.
Da mesma forma, os wireframes previamente aprovados pelo cliente e pela equipe de análise podem servir de base para iniciar o desenvolvimento do Backend do site com base na estrutura de navegação que o mesmo terá. Ele pode ser usado como um esquema para desenvolvedores ao explicar como o aplicativo funciona.
Uma vez criados os wireframes, passamos a criar os mockups, que nada mais é do que dar design, estilo e vida ao nosso aplicativo (em resumo, estabelecer a interface do usuário). Nesse momento, o design começa a se parecer com o nosso produto final, onde elementos como ícones, imagens, paleta de cores, estilos de fonte e tudo relacionado à sua aparência são combinados e desempenham um papel muito importante.
As mockups geralmente são usadas para mostrar ao cliente, investidor ou cliente em potencial como nosso site pode ser. Da mesma forma, as imagens criadas podem ser utilizadas para criar os primeiros modelos publicitários considerados, sejam eles brochuras, apresentações ou comerciais.
Por fim, chegamos à adequação do protótipo. Aqui ligamos os ecrãs criados como mockups com uma sequência lógica e funcional, sendo este o esboço final e navegável do nosso site onde se integram os dois elementos anteriores e que apresenta uma simulação realista e interativa da aplicação.
Geralmente, neste ponto, validamos se a ideia funciona. Para isso, utilizamos os protótipos para avaliar a usabilidade e detectar possíveis problemas. Da mesma forma, recebemos feedback dos usuários sobre a interatividade com o site, bem como detalhes que devem ser revistos (por exemplo, se o estilo dos botões não é intuitivo ou se a fonte é muito pequena em alguns lugares).
Se você está apenas começando no desenvolvimento de software ou design de interface do usuário ou UX, recomendo que você siga o processo acima. Desta forma, na hora de pôr mãos à obra terá uma ideia mais clara do que pretende criar e uma validação da sua análise.
Existem muitas ferramentas gratuitas para criar esses elementos, por isso convido você a explorá-las e descobrir qual delas se adapta melhor às suas necessidades. Pessoalmente, recomendo o seguinte:
No desenvolvimento de software existem diversos modelos do seu ciclo de vida, um deles é o modelo por protótipos, que consiste em fazer a base ou protótipo completo do site que iremos criar.
Uma das maiores vantagens deste modelo é que nos permite a utilização eficiente de recursos como mão-de-obra, materiais e tempo. Uma vez aprovado o protótipo, o desenvolvimento do Frontend pode prosseguir com o mínimo de correções.
Normalmente as pessoas confundem os termos wireframe, mockup e protótipo. Isso ocorre porque todos os três são representações do mesmo produto, mas em fases diferentes.
Uma forma de distingui-los é lembrar que o wireframe é mais como o esboço no papel que criamos, a maquete é a estrutura visual que esperamos ver no futuro e o protótipo é semelhante a uma demonstração, mas sem funcionalidade, um exemplo seria visualizar um aplicativo móvel do nosso celular e navegar nele sem inserir informações.
Espero que essas informações tenham esclarecido suas dúvidas. Sucesso em seus projetos!
Referências
- Balsamiq. (2023). Balsamiq. Obtenido de Balsamiq: https://balsamiq.com/wireframes/
- Figma. (2023). Prototyping Features. Obtenido de Figma: https://www.figma.com/prototyping/
- Freepik. (2023). Freepik. Obtenido de Freepik: https://www.freepik.es/vector-gratis/interfaz-aplicacion-bancaria_9158980.htm#query=wireframe&position=17&from_view=search&track=sph
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